O melhor do Santo Inácio e o que tem para fazer

    O melhor do Santo Inácio em Curitiba e o que tem para fazer de cultura e lazer, educação e saúde, comércio e serviços, opinião dos moradores e muito mais!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão7 meses atrás

    Lar do Parque mais famoso da cidade de Curitiba, o Parque Barigui, o bairro Santo Inácio faz parte da regional administrativa de Santa Felicidade e é uma das regiões com maior concentração de imigrantes europeus do Paraná.

    Está localizado a 5,5km da Praça Tiradentes e é delimitado por duas importantes vias: BR-277 (sul) e Avenida Cândido Hartmann (norte).

    É um bairro altamente residencial e calmo, com presença ampla de famílias e casais mais velhos. Confira!

    Dados gerais

    De acordo com documento do Instituo de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o bairro Santo Inácio é um bairro de média extensão de Curitiba, com 3,36km² de extensão, o que representa 0,77% da área total de Curitiba, que é de 436,67m².

    Possui cerca de 6.494 habitantes, 2.266 domicílios e sua economia é gerida, principalmente, pelo setor de serviços (41,45%).

    A média de idade dos moradores do local é de 35 anos, o que indica o perfil mais tranquilo dos habitantes do bairro, composto, na sua maioria, por famílias e casais mais velhos.

    Para completar, comporta 1,09 milhão m² de áreas verdes (um dos maiores números para a cidade), o que representa 40,41% de todo o espaço ocupado pelo bairro e 1,08% do total dos espaços ecológicos de Curitiba.

    O Santo Inácio faz divisa com os bairros Bigorrilho, Cascatinha, Campina do Siqueira, Orleans, Mossunguê, Santa Felicidade e São Bráz.

    História

    A história do bairro Santo Inácio teve início com a Colônia Santo Inácio, originada em 1876 e que fazia parte da política provincial do Dr. Adolfo Lamenha Lins, que também foi responsável por criar outras colônias em Curitiba.

    Antigamente, a colônia apresentava 70 lotes, o que totalizava uma área de 357,8 hectares e cerca de 5,1 hectares por lote.

    Bem como muitas de suas colônias vizinhas, foi emancipada em 1878, quando sua população era de apenas 386 habitantes que, em sua maioria, eram imigrantes poloneses, prussianos e silesianos.

    Na época, os colonos desenvolviam a região por meio de produções agrícolas, especialmente de milho, feijão, centeio, batata, aveia, ervilha, cevada e trigo.

    Além disso, dedicavam-se ao corte de lenha para venda, já que a região apresentava muitos recursos.

    Juntamente com outras colônias polonesas da região de Curitiba, formou em 1892 o Distrito Municipal de Nova Polônia.

    Atualmente, o bairro também é conhecido pelo de “Barigui” devido ao emblemático parque de mesmo nome, presente na região.             

    Transporte

    O bairro Santo Inácio apresenta opções fáceis e rápidas para quem utiliza o transporte público ou transporte particular e precisa se deslocar até a região.

    O local está, inclusive, próximo ao Terminal Campina do Siqueira. Confira algumas das estações de ônibus mais próximas do local:

    – Avenida Cândido Hartmann, 2160-2820. Está a 721m de distância do bairro – 10min de caminhada do centro do bairro.

    Os ônibus mais fáceis para chegar até o bairro Santo Inácio são:

     393 CAPÃO DA IMBUIA / PQ. BARIGUI 
    875 BIGORRILHO
    876 SAVÓIA

    Para quem usa transporte particular, o bairro apresente algumas vias de acesso principais bem conhecidas em Curitiba, como a BR-277 e a Avenida Cândido Hartmann.

    Ou seja, liga-se diretamente também ao centro e outras lugares importantes da cidade.

    Cultura e lazer

    O mais conhecido cartão postal do bairro Santo Inácio é o Parque Barigui, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Curitiba.

    Fundado em 1972, o local é repleto de áreas livres e verdes para práticas físicas e de lazer.

    Possui 1.400.000 m², que abrigam um pavilhão de eventos e exposições, o Museu do Automóvel, o Restaurante Maggiore, a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, canchas, pista de corrida, ciclovia, entre outras atrações.

    A entrada para o parque é gratuita e ele fica aberto todos os dias, o tempo todo.

    Gastronomia e vida noturna

    A região do Santo Inácio, somada aos bairros vizinhos, é bem servida de opções gastronômicas, com um leque que abrange desde churrascarias até restaurantes fast food e comidas caseiras.

    O Subway (fast food de sanduíches), o Estância Gaúcha Grill (churrascaria) e o Caipira Restaurante Mineiro (comida caseira) são alguns dos nomes mais fortes do local.

    Para quem deseja pratos mais rebuscados, uma alternativa é o Park Shopping Barigui, que está há cerca de 1km do Santo Inácio, e apresenta opções variadas como o Outback (steak house) e o Soto Asian Cusine (comida japonesa).

    Quando o assunto é vida noturna, o bairro apresenta mais opções de bares do que de baladas (que podem ser exploradas mais em bairros vizinhos).

    Se você procura lugares para petiscar, beber e conversar de forma mais calma, algumas boas pedidas são o Curitiba’s Beer, o Bruxos Bar e o Bar do Catarina.

    Educação e saúde

    Na área de saúde, o bairro Santo Inácio não soma opções, todavia, é possível encontrar unidades de saúde e hospitais nas regiões próximas.

    Há, por exemplo, o Hospital Evangélico de Curitiba (Bigorrilho – 1,1km de distância do bairro), a Clínica Bonilha (Ambulatório – Bigorrilho – 1,2km de distância do bairro) e o Hospital Barigui de Oftamologia (Bigorrilho – 1,1km de distância).

    Quando o assunto é educação, o bairro apresenta duas fortes opções de ensino superior, que são o campus principal da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e o campus das Faculdades Integradas Espíritas.

    Porém, não detém opções para ensinos médio e fundamental.

    Neste caso, é preciso olhar para os bairros vizinhos, que oferecem alternativas como o CE Manoel Alencar Guimarães (Mercês) e a Escola Santo Anjo (Campina do Siqueira).

    Comércio e serviços

    Por abrigar um número considerável de residências e habitantes, o bairro Santo Inácio possui uma economia muito ativa por meio, principalmente, da indústria (20,18%), do comércio (36,55%) e do setor de serviços (41,45%).

    Também dispõe de pontos essenciais para o dia a dia, como mercados, mercearias e postos de combustíveis, por exemplo.

    O bairro, finalmente, tem um teor mais residencial que se encaixa bem no perfil de quem procura tranquilidade e diferentes opções de comércios e serviços.

    É ideal para famílias e casais que buscam sossego e boa localização.

    Porém, devido a todas essas vantagens, os preços para moradias no Santo Inácio podem variar um pouco.

    Pesquise com bastante antecedência antes de realizar a sua escolha.

    O Chaves na Mão possui diversas opções de casas e apartamentos para alugar ou vender no bairro. Confira!

    Relacionadas

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.