Os 7 melhores parques para passear com a família em Curitiba

    É área verde que não acaba mais! Com tantas opções, fica difícil eleger um dos parques para passear no fim de semana ensolarado.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 meses atrás

    Melhores parques para passear em Curitiba

    De acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba, a cidade conta com incríveis 17 milhões de metros quadrados de parques e praças. É área verde que não acaba mais! Com tantas opções, fica difícil eleger o preferido para um fim de semana ensolarado.

    Se preferir, você pode utilizar a Linha Turismo, uma linha especial de ônibus que passa por diversos pontos da cidade. Uma passagem permite um embarque e quatro reembarques sem a necessidade de comprar um novo ticket.

    Agora, para ajudar você a decidir o destino do próximo piquenique ou do próximo passeio de bike, confira agora os 7 melhores parques em Curitiba para passear com a família. Confira!

    1. Jardim Botânico

    O espaço de preservação é o mais visitado da cidade e parada obrigatória, tanto para turistas quanto para quem tem casa ou apartamento em Curitiba.

    Jardim Botânico

    O Jardim Botânico foi inaugurado em 1991 e chama a atenção pelos seus jardins em estilo francês, com muitas flores e espécies da fauna brasileira distribuídas em formas geométricas.

    A grande estufa, símbolo da cidade inspirado no Palácio de Cristal de Londres, abriga plantas da Floresta Atlântica e atrai pesquisadores do mundo inteiro. Todo acervo é identificado e documentado para informar aqueles que resolvem respirar o ar puro do Jardim Botânico.

    Jardim Botânico

    O parque abriga o Museu Botânico Municipal, um espaço de estudo e pesquisa que abriga 400 mil exemplares da fauna brasileira.

    Aproveite para se aventurar no Parque das Sensações. Lá, o visitante é convidado a desapegar da visão e identificar plantas pelo tato e olfato. Uma diversão e tanto para adultos e crianças!

    É importante lembrar que o Jardim Botânico foi pensado como um lugar que contribui para a preservação e educação ambiental, então o parque tem algumas regras de uso.

    Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n°. – Bairro Jardim Botânico.

    Telefone: (41) 3264-6994

    Horário de funcionamento: verão, das 6h às 20h. Inverno, das 6h às 19h30.

    2. Parque Barigui

    Parque Barigui

    Essa é a escolha preferida dos atletas, que optam pelo Parque Barigui por conta de sua grande área plana. Independentemente do dia da semana, é comum encontrarmos grupos praticando corrida, yôga, ciclismo e até patins.

    Parque Barigui

    O espaço é composto por 1,4 milhão de metros quadrados e é clique indispensável em um passeio pela cidade de Curitiba.

    O lago, sempre cercado pelas carismáticas capivaras, atrai visitantes que querem descansar à sombra de uma árvore ou montar um piquenique com as crianças.

    Parque Barigui

    Uma dica é estender sua toalha próxima ao playground, o espaço preferido dos pequenos.

    São muitas as opções de lazer no Parque Barigui. O grande bosque que o emoldura abriga diversas churrasqueiras, disputadas desde as primeiras horas da manhã por quem quer confraternizar com os amigos e a família.

    Parque Barigui

    Se você não abre mão de uma vista privilegiada, não deixe de contratar o passeio de helicóptero disponível por lá. São seis minutos de voo por cerca de dez pontos da cidade.

    Outra opção é visitar o Museu do Automóvel, que tem 150 carros antigos no seu acervo e é capaz de nos fazer viajar muitas décadas no tempo.

    Endereço: Avenida Cândito Hartmann, s/n°. – Bairro Bigorrilho.

    Telefone: (41) 3339-8975.

    Horário de funcionamento: 24 horas.

    3. Parque Tanguá

    Você sabia que o Parque Tanguá é considerado o melhor lugar para assistir ao pôr-do-sol em Curitiba?

    Parque Tanguá

    Essa característica, por si só, já seria suficiente para incluir o parque como passeio obrigatório no final de semana, não é mesmo?

    A boa notícia é que existem muitos outros motivos para não deixar de visitar um dos espaços mais bonitos de Curitiba.

    Parque Tanguá

    O Parque Tanguá foi inaugurado em 1996, em um espaço que seria inicialmente destinado à reciclagem de lixo industrial.

    Parque Tanguá

    É cenário frequente para ensaios fotográficos de casamentos e formaturas, que escolhem o local por conta de seus canteiros em estilo francês e sua cascata.

    Não deixe de conhecer o Jardim Poty Lazzarotto, que faz uma homenagem ao artista plástico que coloriu a cidade com seus murais em cerâmica.

    Nesse espaço, os visitantes podem subir em um mirante de 65 metros de altura para aproveitar a beleza dos jardins.

    Lá também foi feito um túnel entre as pedras, por onde turistas e moradores podem andar em uma passarela sobre o lago e registrar momentos de belas paisagens naturais.

    Aproveite o passeio e garanta lembrancinhas da cidade na loja Leve Curitiba, que oferece uma grande variedade de produtos feitos por artistas da capital.

    Endereço: Rua Oswaldo Maciel, s/n°. – Bairro Pilarzinho.

    Telefone: (41) 3339-8975.

    Horário de funcionamento: das 8h às 19h.

    4. Parque Bacacheri

    Parque Bacacheri

    O portal de entrada no parque simula a entrada no paraíso, com pirâmides e arcos coloridos que atraem boas energias.

    E é isso mesmo o que acontece: visitar o Parque Bacacheri é capaz de tirar qualquer peso dos ombros.

    Parque Bacacheri

    Se você quer garantir uma churrasqueira localizada no Parque Bacacheri, é bom chegar cedo.

    Mesmo assim, se não conseguir reservar um espaço para almoçar com a família, aproveite para estender uma toalha sob uma das inúmeras árvores presentes no local.

    O Parque Bacacheri é uma área verde de 152 mil metros quadrados e atrai famílias todos os dias da semana.

    É ideal para quem vai com as crianças, que marcam presença no playground e ficam atiçadas para empinar pipas entre as áreas livres de árvores e fios de luz.

    Aproveite para colocar a saúde em dia na pista para corrida e bicicleta ou nas quadras de vôlei. Se a intenção for descansar, sente à beira do lago e observe os animais da fauna brasileira, como a garça, a saracura e a jaçanã.

    Endereço: Rua Rodrigo de Freitas, 277. – Bairro Bacacheri.

    Telefone: (41) 3350-8484.

    Horário de funcionamento: das 6h às 22h.

    5. Passeio Público

    Se você nunca imaginou ver uma paca no centro de uma capital, não deixe de visitar o Passeio Público de Curitiba.

    O local é o primeiro zoológico da cidade, que ficou somente com alguns “moradores” após a implantação do atual espaço destinado a eles.

    Zoológico Passeio Público

    Inaugurado em 1886, o Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba. Por ser localizado em área central, muitas pessoas cortam caminho pelo espaço e resolvem dar um tempo do trânsito e da poluição em meio à área verde do local.

    Passeio Público interior

    Aos finais de semana, é comum encontrarmos aposentados e demais entusiastas do xadrez em volta dos tabuleiros disponíveis pelo parque.

    Passeio Público vista aérea

    Não deixe de fazer uma caminhada em volta do lago e de visitar o Terrário, um espaço que abriga mais de 400 espécies de cobras, serpentes e lagartos exóticos.

    Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n°. – Bairro Centro.

    Telefone: (41) 3350-9940.

    Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 6h às 20h.

    6. Parque São Lourenço

    Parque São Lourenço

    Fundado em volta do Rio Belém, o Parque São Lourenço tem mais de 200 mil metros quadrados de área.

    Seu espaço oferece aos visitantes um pouquinho da floresta nativa e vários exemplares de araucária, árvore típica do Paraná.

    Parque São Lourenço

    Para divertir crianças, jovens e adultos, o Parque São Lourenço oferece pistas de rolimã, playground, pista de corrida, churrasqueira, teatro e uma ciclovia interligada à cidade.

    Dentro do parque também existe o Centro de Criatividade de Curitiba, um espaço que oferece diversas oficinas ao longo do ano.

    É um dos parques mais completos de Curitiba!

    Endereço: Rua Mateus Leme, s/n°. – Bairro São Lourenço.

    Telefone: (41) 3350-9630.

    Horário de funcionamento: das 6h às 20h.

    7. Parque Tingui

    Parque Tingui

    Se você quer respirar ar puro em meio a diversas curiosidades culturais, visite o Parque Tingui.

    Logo na entrada os visitantes são recebidos por uma estátua de bronze do Cacique Tindiqüera, da tribo tingüi, que dá nome ao parque e que habitava a região.

    Parque Tingui

    Aproveite o gramado para esticar uma canga e fazer um piquenique com a família ou ter momentos românticos à margem do Rio Barigui.

    Além das belezas naturais, o Parque Tingui também oferece parquinho para as crianças, churrasqueiras, ciclovia e pistas de corrida.

    Não deixe de conferir o Memorial Ucraniano que fica dentro do parque. A construção típica homenageia o centenário da chegada desses imigrantes a Curitiba e abriga uma loja de produtos artesanais.

    Endereço: Avenida Fredilin Wolf, s/n°. – Bairro São João.

    Telefone: (41) 3350-9630.

    Horário de funcionamento: ininterrupto.

    Agora que você já sabe os melhores parques para passear com a família em Curitiba, não deixe de incluí-los nos seus programas de final de semana.

    Não se esqueça de cuidar do espaço público e levar sua sacolinha para guardar o lixo, se for necessário.

    Você já visitou esses parques da cidade? Tem alguma outra dica de passeio? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências!

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.