O melhor do bairro Cidade Industrial em Curitiba

Dê sua opinião sobre este bairro e ajude as pessoas a decidirem onde morar. Dê sua opinião

Preço aproximado do m² no bairro Cidade Industrial:

Venda R$ 3.580,00
Locação R$ 14,00

Visão Geral do Cidade Industrial

Como o próprio nome já indica, o maior bairro - em área, com mais de 43 km² - em Curitiba foi instalado para comportar e incentivar a crescente indústria local nos anos 1970. Também é o bairro mais populoso da capital paranaense, contando 10% de toda a população da cidade. A Cidade Industrial (CIC) é dividida em três regiões: A CIC Central, área mais residencial, e as CICs Norte e Sul, de foco industrial.

Vista Aerea CIC

O bairro - em qualquer uma de suas áreas - é interessante para o comprador de imóveis que visa alugar residências para os trabalhadores das empresas próximas, bem como apresenta opções de terrenos comerciais. 

Bairro CIC Bairro CIC Parque Passauna Parque Passauna Parque dos Tropeiros Havan Juscelino Kubitschek

Transporte na Cidade Industrial

Ainda que tradicionalmente considerada distante do Centro da cidade, a CIC conta com muitas facilidades na hora de se locomover, seja no transporte público, seja por automóvel. Além da grande quantidade de linhas de ônibus que atendem ao bairro, várias vias principais e de grande fluxo cortam a CIC.

Terminais de Integração
O principal terminal de ônibus da região é o Terminal CIC, porém o bairro também é atendido pelos terminais do Caiuá e Campo Comprido, situados no território geográfico da CIC, e dos terminais de bairros próximos como o Portão, Fazendinha, e Capão Raso. Destes terminais é possível tomar transporte por meio de linhas Convencionais, Ligeirinhos, Interbairros, e Biarticulados levando para todos os cantos de Curitiba. O terminal CIC se localiza na Rua Pedro Gusso, 0; enquanto o terminal Caiuá está na Raul Pompéia, 0.

Contorno Sul

Contorno Sul


O trecho urbano da BR-376 - que liga o Mato Grosso do Sul à Santa Catarina - encontrado em Curitiba recebe localmente o nome de Contorno Sul, e faz parte do projeto Linha Verde da Prefeitura Municipal. Com pistas exclusivas para ônibus biarticulados e várias pistas de rolagem para automóveis e caminhões (estes, com horários específicos de trânsito para evitar engarrafamentos), o Contorno Sul liga a CIC Sul ao resto da cidade com agilidade e segurança.

Cultura e Lazer na Cidade Industrial

Como a natureza da CIC é basicamente industrial, é fácil acreditar que não existam opções de lazer e cultura no bairro, o que não é exatamente verdade. Ainda que a maior parte do lazer dos moradores seja realizado em outros bairros, devido à facilidade de transporte, é possível encontrar parques e praças com várias opções de entretenimento na CIC.

Parque dos Tropeiros
Dotado de vasta área verde e diversos equipamentos de lazer - desde cancha de rodeio até churrasqueiras -, o Parque dos Tropeiros homenageia a memória dos condutores de gado que passavam pela região nos séculos XVIII e XIX e que foram muito importantes para o desenvolvimento de toda a região sul do Brasil. Dentro do parque há, ainda, um museu destinado a contar a história da atividade tropeira. O acesso ao Parque dos Tropeiros é feito pela Rua Raul Pompéia, próximo à Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira.

Parque dos Tropeiros

Parque Diadema
Batizado com o nome do conjunto residencial próximo, o Parque Diadema tem uma área total de 112 mil m² destinados ao esporte, à recreação infantil, à preservação de áreas verdes, e ao controle de drenagem nas regiões próximas ao parque. Ao todo são 3 canchas de futebol de areia, 6 quadras de vôlei de praia, 2 parquinhos infantis e mais de 1600 metros de calçadas para a prática de caminhadas e corridas leves. O parque tem acesso pela Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira.

Parque Passaúna
Inaugurado em 1991, o Parque Passaúna é conhecido como um centro de lazer e preservação em Curitiba. Localizado no CIC com vista para o Município vizinho, Campo Largo, o parque foi construído com o propósito de preservar a água da represa do Rio Passaúna. Atualmente, a principal atração turística do local  é o mirante de 12 metros de altura que acaba atraindo moradores e visitantes de toda a região, mas o parque também possui uma trilha ecológica de 3.5 km de extensão e um lago no meio do bosque com caminhos de pontes de madeira, além de recantos com churrasqueiras. É uma ótima opção para curtir um domingo em família.

Parque Passauna
 
Parque Mané Garrincha 

Inaugurado em 2014, o Parque Mané Garrincha  é uma ótima opção para lazer e convívio familiar. O espaço de preservação ambiental  é muito bem frequentado e conta com canchas de vôlei e futebol, além de parquinhos, academia ao ar livre e até pista de skate. Ao todo, são 120 mil metros quadrados de natureza, vegetação e diversão para toda a família ao redor do Rio Barigui. 

Parque Mane Garrincha

Gastronomia e Vida Noturna na Cidade Industrial

A gastronomia da CIC é bastante focada na chamada baixa gastronomia, com grande número de estabelecimentos dedicados a servir hambúrgueres, sanduíches e demais lanches rápidos.

Batha Bhaya
Emprestando o conceito de food court de alguns restaurantes europeus, o Batha Bhaya reúne a estrutura de uma praça de alimentação de shopping sem o centro comercial normalmente associado a esse tipo de estabelecimento. Ali é possível saborear pratos de culinárias como a japonesa, a mexicana, entre outras. Pratos comuns de praças de alimentação como sanduíches, pizzas e porções diversas também podem ser encontrados. O Batha Bhaya fica na Rua Pedro Gusso, 4017.

Educação e Saúde na Cidade Industrial

Em termos de educação, a CIC é servida por uma rede de escolas públicas e particulares, com destaque para o Colégio Estadual Ivo Leão, sede do setor CIC da Secretaria Estadual de Educação, além de um conjunto de faculdades particulares que oferecem cursos em várias áreas.

Colégio Estadual Ivo Leão
Escola pública referencial de Ensino Fundamental e Médio na CIC, o Colégio Estadual Ivo Leão. Batizado como homenagem a um dos executivos da Mate Leão Jr., empresa paranaense que popularizou o consumo de erva-mate para além do chimarrão gaúcho, o colégio foi fundado em 1977 como escola de Ensino Fundamental - então chamado 1º grau -, passando a contar com Ensino Médio (o 2º grau) a partir de 1990. Fica na Rua Nossa Senhora da Cabeça, 1183.

Faculdade Anchieta (FAESP)
A Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná dispõe de sede própria com três blocos na CIC, e oferece cursos de graduação em nível Tecnológico, Bacharelado, e Licenciatura envolvendo cursos das áreas de Direito, Pedagogia, Administração, Contabilidade, Comunicação, e Informática. Dispõe de laboratórios, anfiteatros, quadras poliesportivas e mais de 30 salas de aula. O campus está localizado na Rua Pedro Gusso, 4150.
 
A saúde no CIC é garantida por unidades de saúde públicas e hospitais privados.

Unidade Municipal de Saúde Oswaldo Cruz
Compreendendo serviços de atendimento médico, odontológico, e de enfermagem, a UMS Oswaldo Cruz serve de primeiro contato do cidadão com o serviço médico municipal, devido ao seu corpo funcional generalista. É a partir do atendimento na Oswaldo Cruz que a pessoa será encaminhada para tratamentos especializados em outras unidades da rede de saúde de Curitiba. A UMS Oswaldo Cruz se encontra na Rua Pedro Gusso, 3497.

Comércio e Serviços na Cidade Industrial

Devido ao tamanho da CIC, uma característica interessante do bairro é a relativa independência do Centro de Curitiba acerca das possibilidades de consumo na região. Além de um grande número de salões de beleza, o bairro conta com lojas de rua e estabelecimentos de todo tipo, espalhados por toda a área geográfica que ocupa.

Rua da Cidadania CIC
Ainda que seja fácil chegar da CIC ao Centro de Curitiba, a Rua da Cidadania do bairro, assim como suas contrapartes em outras regiões, oferece mais facilidade e rapidez ao cidadão em relação às suas necessidades para com o município. Dentre os serviços prestados estão postos da COHAB-CT (Cabitação), FAS (Assistência Social), FCC (Cultura), SETRAN (Trânsito), e da Guarda Municipal, além de agências da COPEL (eletricidade) e SANEPAR (Água e Esgoto) na Administração Regional, anexa à Rua da Cidadania, que fica na Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460. 

Rua da Cidadania CIC

Encontre ofertas de imóveis na Cidade Industrial

Avaliação do bairro

  • Visão geral (1 opinião)
    3.6
  • Transporte 
    4.5
  • Cultura e Lazer 
    2.5
  • Gastronomia 
    2.5
  • Educação 
    3
  • Saúde 
    4
  • Comércio e serviços 
    5

Opinião dos moradores

Abel Bittencourt 26/10/2016

CIC é um bairro bem conhecido nos jornais policiais e conhecido nas rodas de piadas como um bairro muito violento. Realmente, em algumas partes o índice de violência é grande. Mas não é em todo o CIC. A Cidade Industrial é muito grande, então não se pode pegar um local isolado para generalizar o todo. Eu moro a 16 anos próximo a TECPAR e não tenho o que reclamar, além de ter tudo perto de mim, como escolas, comércios, empresas.

PRÓS

Localização

CONTRAS

Segurança

Quantidade max. atingida!03

Favorite mais anúncio e salve para ver quando quiser entrando em sua conta!

Entrar na conta Cadastrar