Bairro Centro Cívico

Dê sua opinião sobre este bairro e ajude as pessoas a decidirem onde morar. Dê sua opinião

Preço aproximado do m² no bairro Centro Cívico:

Venda R$ 7.300,00
Locação R$ 34,55

Visão Geral do Centro Cívico

O Centro Cívico, com área de 0,97 km² e população de 4.767 habitantes, sendo 49,40 hab/km², é um dos bairros com maior destaque em Curitiba. Além de estar localizado na região central de cidade, seu projeto de implantação e urbanização foi o primeiro no Brasil inspirado nos “civic centers” americanos. E não é à toa que seu nome significa Centro do Cidadão, podendo ser interpretado como centro onde se resolvem os assuntos relacionados ao cidadão.

Centro Civico

O urbanista francês Alfred Agache, dentro de suas propostas para o novo Plano Urbano de Curitiba e para a criação do Centro Cívico (1943), concebia a área como "uma praça de características especiais, de edifícios destinados aos altos órgãos da administração Estadual, que além da função de centro de comando, pudesse bem denominar-se como a "sala de visita da cidade", apresentando um conjunto de arquitetura especial em harmonia com o tratamento paisagístico da ampla praça central".
No entanto, a construção se deve muito à visão futurista do professor e então governador, Bento Munhoz da Rocha Neto, que destinou uma área da cidade para ser o centro administrativo do Estado e do Município. Projetado pelo arquiteto David Xavier Azambuja, foi inaugurado em 1953, ano em que o Paraná comemorou seu centenário de emancipação política.
O bairro tornou tema de discussões acirradas na imprensa, na classe política e entre a população, devido à tamanha repercussão do projeto. Tanto é que era comum a visita de estudantes de engenharia de diversas universidades do Brasil interessados em conhecer de perto as obras. Havia inclusive um livro de assinaturas no terreno das obras, onde visitantes ilustres podiam deixar depoimentos, a grande parte elogios – que depois eram divulgados na imprensa e comemorados pelo governo estadual.

Centro Civico

Embora o Centro Cívico de Curitiba não concentre todas as Secretarias de Estado estaduais, conforme idealizava o Plano original (secretarias como as de Fazenda, Saúde e Educação estão em outros bairros), a inauguração do Palácio das Araucárias em 2007 e a posterior reforma do Palácio Iguaçu revitalizaram o bairro como sede dos principais órgãos do Governo Estadual.

Centro Paranaense de Oftalmologia  Colegio Estadual do Parana Vista Area Centro Civico Praca Nossa Senhora da Salete Centro Civico Museu do Olho Nossa Fera Praca 19 de Dezembro Palacio do Governo Shopping Mueller Zapata Mexican Bar John Bull Hop'n Roll Beer Club

Transporte no Centro Cívico

O Centro Cívico é um bairro de fácil acesso seja com veículos particulares ou até mesmo utilizando o transporte público, afinal, são diversas linhas que abrangem a região através do RIT (Rede Integrada de Turismo) entre elas está o Ligeirinho Aeroporto, uma das linhas mais importante que liga a grande Curitiba ao Aeroporto Afonso Pena. Outras linhas de ônibus que passam pelo Centro Cívico são o Cabral / CIC, Centro Cívico / Palácio Iguaçu, Centro Cívico / Boqueirão, entre outros.
 
Estação Tubo Centro Cívico
Localizada na Avenida Cândico de Abreu, a estação tubo do Centro Cívico é um dos principais pontos de embarque no bairro e oferece a vantagem da integração urbana, dessa forma, os passageiros que desenbarcarem para embarcarem em um novo ônibus não precisam pagar outra passagem. As principais linhas que atendem essa estação são:  Inter 2 anti-horário, Aeroporto sentido Centro Cívico, Barreirinha / Guardalupe, Centro Cívico / Boqueirão. 

Cultura e Lazer no Centro Cívico

Nos últimos dias de agosto de 2011, o Centro Cívico foi tombado como conjunto urbano e arquitetônico da cidade. Desta forma, os edifícios do eixo central da Avenida Cândido de Abreu, incluindo a Praça 19 de Dezembro, o Colégio Estadual Tiradentes, os edifícios dos Tribunais de Justiça, de Contas e do Júri, o Palácio Iguaçu, o Museu Oscar Niemeyer e a Praça Nossa Senhora de Salette, passam a integrar a relação de bens considerados patrimônios históricos.
A Mateus Leme é uma das ruas mais representativas da cidade e está localizada no Centro Cívico. A rua já foi um dia o Caminho do Assungui, mas recebeu um novo nome em homenagem ao paulista que em 1668 foi nomeado capitão-povoador do então povoado de Nossa Senhora da Luz. Mateus Leme também foi o responsável pela elevação da cidade à categoria de vila, em 1693.
O Palácio Iguaçu é a principal construção do centro administrativo da cidade de Curitiba, bem como o centro administrativo do estado do Paraná, também localizado no Centro Cívico. Além destes, outros pontos turísticos que merecem ser destacados são:

MON - Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

O MON foi inaugurado em 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O Museu Oscar Niemeyer já realizou ao longo deste período mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 300 mil visitantes. No fim de dezembro de 2013, MON chegou à marca de 2 milhões de pessoas.
 
Praça Nossa Senhora da Salete

Praca Nossa Senhora da Salete


A Praça Nossa Senhora de Salete fica em frente ao Palácio Iguaçu, marco entre os poderes Executivo e Legislativo do Estado do Paraná. É ponto para eventos e shows em Curitiba. Tradicionalmente no dia do trabalhador acontecem comemorações que reúnem milhares de pessoas. O local também é palco para atos políticos e de protestos. Mas também de grandes eventos culturais, como o Musicletada, um evento em prol da bicicleta como modelo alternativo, que acontece sempre no mês de setembro na cidade.

Praça 19 de Dezembro

Praca 19 de Dezembro

A Praça 19 de Dezembro, também conhecida como Praça do Homem Nu, está localizada entre o Centro Cívico e o Centro de Curitiba, mais especificamente em frente ao Shopping Mueller.  A praça foi inaugurada em 19 de dezembro de 1953, na esteira do programa de obras públicas comemorativas do centenário da emancipação política do estado do Paraná, ocorrida em 19 de dezembro de 1853. A grande estátua em granito de um homem nu (daí o apelido popular da praça) é de autoria de escultores radicados no Brasil, Erbo Stenzel e Humberto Cozzo. A intenção dos escultores era de retratar o homem paranaense olhando em direção ao futuro.

Shopping Mueller

Shopping Mueller

Inaugurado em 1983, sua arquitetura une as características de um prédio histórico e a modernidade de um shopping center atualizado. São mais de 200 lojas de marcas de renome nacional e internacional, um moderno complexo de cinemas Cinemark, que conta com salas de exibição em 3D, além de restaurantes, atividades culturais e estacionamento próprio.

Gastronomia e Vida Noturna no Centro Cívico

Quando se trata de gastronomia e vida noturna, o Centro Cívico pode surpreender e agradar a todos os gostos, seja para curtir um barzinho com os amigos ou experimentar a culinária mexicana que faz um sucesso no Zapata. Confira algumas das opções para aproveitar!

Zapata Mexican Bar

Zapata Mexican Bar

O Zapata Bar leva o nome do revolucionário mexicano Emiliano Zapata. A decoração tem as cores da bandeira do México, cactos, artesanato regional e pinturas que retratam cenas cotidianas do povo mexicano. O cardápio serve pratos típicos da culinária mexicana, como chili, taco e burrito. Destaque para os “Nachos Viva Zapata!”, feitos com tortilhas coloridas, chili com carne e bacon e guacamole. No almoço a casa oferece uma sequência de seis pratos típicos: nachos, tacos, enchiladas, huevos, arroz mexicano e frijoles. A sequência acompanha guacamole, molho sauer cream, salsa mexicana e tortilhas. O Zapata também dispõe de 17 rótulos de tequilas. Na terça tem barra libre (sequência de pratos mexicanos). Quarta a sábado tem double drink com tacos e nachos com preços promocionais. Informações: (41) 3352-9097.

John Bull Pub

John Bull Pub

Inspirado nos pubs londrinos, o local conta com três ambientes: palco, jardim de inverno e porão, onde os fãs dos Beatles podem conferir uma coleção particular de objetos e escritos da banda. A decoração é rústica, com fotos e pôsteres de ícones do rock espalhados pelo local. No cardápio, estão porções variadas. Os destaques são para as bruschettas, focaccias e mignon gorgonzola no pão italiano. Para beber, destaque para o chope – sempre o mais pedido – e para o Bacardi Big Apple (rum de maçã). Serve os chopes Sol e Heineken e toda a linha das cervejas Spaipa, além de baldes da cerveja Heineken a preços promocionais. Informações: (41) 3252-0706.

Hop'n Roll Beer Club

HopnRoll


O primeiro bar de Curitiba que serve 12 cervejas artesanais brasileiras. A bebida é servida fresca e sem nenhum conservante, o que realça o sabor dos ingredientes naturais. Além disso, o estabelecimento é o primeiro do país a oferecer a possibilidade do cliente fazer a própria cerveja com instruções de profissionais treinados. Basta agendar um horário para ter à sua disposição equipamentos semiprofissionais e ingredientes. Depois de duas semanas, necessárias para fermentação, o cliente pode buscar sua bebida personalizada e ainda criar um rótulo para ela. Para acompanhar, os destaques do Hop'n Roll são a Pirâmide de Fritas (batatas fritas gratinadas com cheddar e catupiry), a Tábua Alemã (salsicha alemã com chucrute e pepino) e a Tábua Mista. Também serve outras diversas porções. Informações: (41) 3408-4486.

Educação e Saúde no Centro Cívico

O Centro Cívico dispõe de diversas opções para Educação Infantil e Ensino Médio - tanto públicas quanto particulares. Além de contar com opções de clínicas e centros de saúde. Confira alguns exemplos!

Colégio Estadual do Paraná

Colegio Estadual do Parana

O Colégio Estadual do Paraná merece destaque, ele fica muito próximo ao bairro, mais precisamente ao lado do passeio público. A vantagem de se deslocar por alguns minutos vale a pena: o colégio é referência no ensino paranaense e possui anos tradição.

Universidade Federal do Paraná
Localizada a poucos minutos de distância do Centro Cívico, na região central da cidade, próxima a rua XV de Novembro. A UFPR é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade do Brasil, o que atrai muitos estudantes de todos os cantos do país para realizar o sonho da graduação.

Centro Paranaense de Oftalmologia 

Centro Paranaense de Oftalmologia

Reconhecido como um dos mais completos centros de oftalmologia de Curitiba, o CPO (Centro Paranaense de Oftalmologia) possui uma ampla infraestrutura e equipamentos de tecnologia avançada unido a uma equipe multidisciplinar que oferece atendimento clínico e cirúrgico aos seus pacientes. Localizado na Rua Prof. Benedito Nicolau dos Santos, 521 Centro Cívico, o CPO realiza atendimentos em diferentes áreas como cirurgia a laser, lentes de contato, plástica ocular, retina e vítreo, entre outros procedimentos da saúde ocular.
 
Instituto de Oncologia do Paraná
O Instituto de Oncologia do Paraná, atualmente é conhecido como referência no diagnóstico e tratamento do câncer. Além de oferecer um atendimento com as principais tecnologias e métodos avanços da área, o IOP é reconhecido por humanizar o tratamento com uma equipe multidisciplinar que atende todas as necessidades individuais de cada paciente.  São 4 unidades espalhadas por Curitiba, duas delas estão localizadas no Centro Cívico, por ser um bairro de fácil acesso seja para carros particulares ou transporte público.

Comércio e Serviços no Centro Cívico

Palacio Iguacu

Atualmente, ao redor da Praça Nossa Senhora de Salette, no coração do Centro Cívico, localizam-se:
• Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo Estadual;
• Assembleia Legislativa do Paraná, sede do Poder Legislativo Estadual;
• Tribunal de Justiça do Paraná, sede do Poder Judiciário Estadual;
• Tribunal de Contas do Estado do Paraná, órgão vinculado à Assembleia Legislativa;
• Palácio das Araucárias, sede das Secretarias Estaduais de Administração, Planejamento, Justiça e Casa Civil;
• Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura Municipal de Curitiba, capital do Estado do Paraná.
 
Nossa Feira

Nossa Feira

Para quem aprecia as tradicionais feiras de frutas e verduras, pode visitar o mais novo ponto do programa Nossa Feira, da Prefeitura de Curitiba. A feira, que acontece na Praça 19 de Dezembro, tem produtos ao preço fixo de R$ 1,99 o quilo. Funciona todas as segundas-feiras, na esquina da praça com a Rua Paula Gomes, das 17 às 21 horas. O preço da produção de frutas, verduras e hortaliças é regulado pela Secretaria Municipal do Abastecimento.

Encontre ofertas de imóveis no Centro Cívico

Avaliação do bairro

  • Visão geral (1 opinião)
    3.8
  • Transporte 
    3
  • Cultura e Lazer 
    5
  • Gastronomia 
    3
  • Educação 
    4
  • Saúde 
    4
  • Comércio e serviços 
    4

Opinião dos moradores

Simone Salmão 19/11/2016

Gosto de morar aqui, moro perto do museu Oscar Niemeyer, fica próximo ao centro e vou a pé.

PRÓS

Bairro muito tranquilo e fica perto do centro.

CONTRAS

Não tem muito comercio.