Bairro Boqueirão

Dê sua opinião sobre este bairro e ajude as pessoas a decidirem onde morar. Dê sua opinião

Preço aproximado do m² no bairro Boqueirão:

Venda R$ 3.440,00
Locação R$ 10,26

Visão Geral do Boqueirão

Com 14 km² de área, o Boqueirão pode não ser o maior bairro de Curitiba, mas certamente é um dos mais importantes. Com mais de 70 mil habitantes, é uma das regiões mais populosas da cidade, e conta com grande número de conjuntos habitacionais e condomínios, tornando-se uma boa opção para quem procura seu primeiro imóvel próprio. O Boqueirão também comporta um quartel do Exército e grande quantidade de indústrias metalúrgicas.

Marechal Floriano Peixoto Praca Menonita Sebas Rock Bar Rua Bley Zorning Terminal do Carmo

Transporte no Boqueirão

O bairro tem uma ampla infraestrutura de transporte público, contando com 2 grandes terminais de integração: Carmo, próximo à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e Boqueirão. Para automóveis, a região tem vias de alto tráfego como a Avenida Marechal Floriano Peixoto, que corta o bairro em duas sub-regiões, a R. Francisco Derosso, que faz a ligação do Xaxim e do Novo Mundo com o Alto Boqueirão, e a Rua dos Pioneiros, que conecta a Marechal Floriano com o Sítio Cercado e o Pinheirinho.

Cultura e Lazer no Boqueirão

O bairro, devido ao tamanho de sua população, tem diversas opções de lazer e entretenimento, entre praças, parques, times de futebol amador e profissional. Além disso, por ter uma rede de transporte público bastante desenvolvida, o bairro oferece facilidade de acesso às atividades disponíveis em outras regiões de Curitiba.

Centro de Esporte e Lazer Menonita

Praca Menonitas


Também conhecida como Praça Menonitas, o semi-círculo do Centro de Esporte e Lazer Menonita oferece aos residentes do Boqueirão uma ampla gama de atividades. Na praça se encontram canchas de futebol de areia e vôlei, uma sala de ginástica, quadra poliesportiva, e a pista para caminhada, frequentemente utilizada pelos moradores de mais idade para manter a saúde em dia. A Prefeitura Municipal mantém projetos de iniciação ao vôlei, ginástica para adultos e idosos, orientação para corredores de rua e para caminhada, no âmbito da manutenção da qualidade de vida do cidadão. O Centro de Esportes e Lazer Menonita fica na R. Paulo Setúbal, 0.

Bosque Reinhard Maack
Área de preservação de mata original de capão, o Bosque Reinhard Maack é resultado do esforço da família Hauer em manter parte do bairro em seu estado natural. No interior da mata, um conjunto de brinquedos chamado Trilha da Aventura garantem a diversão da garotada, acompanhada de técnicos da Secretaria de Educação Ambiental, reunindo diversão, educação e ecologia em uma atividade descontraída para os mais novos. A trilha está aberta nos fins de semana e feriados das 8h da manhã as 18h, no bosque situado na Rua Waldemar Kost, 0.
 
Casa da Leitura Wilson Martins
Dentro do programa municipal Curitiba Lê, as Casas de Leitura são espaços abertos para a apreciação da literatura em diversos gêneros, além de abrigar oficinas literárias, ciclos de leitura, troca de gibis, exposições, e exibição de vídeos. O nome da Casa de Leitura do Boqueirão homenageia um dos principais críticos literários brasileiros, falecido em 2010. Fica na Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430, anexa à Rua da Cidadania.

Gastronomia e Vida Noturna no Boqueirão

Os moradores costumam dizer que o Boqueirão é praticamente uma cidade em si mesmo e, portanto, necessita ter suas próprias opções de lazer e gastronomia. A vida noturna do Boqueirão é caracterizada por bares temáticos ou por lugares que foram “adotados” por determinadas tribos.

Sebas Rock Bar

Sebas Rock Bar


Bar frequentado por rockeiros e metaleiros, o Sebas abre espaço aos fins de semana para bandas cover e autorais, preenchendo a noite com o melhor do metal e do hard rock curitibano. Não é raro encontrar membros de bandas estrangeiras que estejam fazendo shows em outros estabelecimentos de Curitiba, taí a fama do Sebas dentro do meio metaleiro da cidade. O bar também tem promoções de “coma à vontade” em determinados dias da semana, com destaque para as quintas-feiras quando são servidos carne de onça e chili. O atendimento do bar é um dos melhores da região, e garante que o clima familiar - o Sebaldo, dono do bar, toca tudo com a ajudada esposa e dos filhos - do Sebas. Vale a menção de que iniciativas filantrópicas - que vão desde arrecadação de brinquedos para crianças carentes a campanhas de alimentos - são frequentes, além dos eventos especiais de divulgação das bandas locais em datas especiais. O bar fica na Rua Waldemar Loureiro Campos, 2632.

Petiscaria Rubiane
Desde 1979 servindo frutos do mar direto do pescador para a mesa de seus clientes, a Rubiane é uma das mais tradicionais petiscarias de Curitiba. Aberta diariamente para jantar e happy hour, a partir das 18h, a procura pelos pratos frescos da casa é tanta que, aos fins de semana, conseguir reserva não é fácil. O ambiente simples e despretensioso colabora para a experiência, dando um ar familiar e descontraído à Petiscaria, que fica na Rua Zonardy Ribas, 820

Educação e Saúde no Boqueirão

O Boqueirão conta com diversas escolas públicas e particulares, atendendo a todos os níveis de ensino, e oferecendo educação acessível e de qualidade à população do bairro.

Centro Estadual de Educação Profissional
Anteriormente chamado de Instituto Politécnico Estadual, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Curitiba oferece cursos técnicos de nível Médio Integrado (ao mesmo tempo em que o curso Médio normal) ou Médio Subsequente (para quem já concluiu o Ensino Médio) em Meio Ambiente, Edificações, Química Industrial, Eletrônica, e Eletromecânica. A sede do CEEP Curitiba fica na Rua Frederico Mauer, 3015.
Em termos de Saúde, o Boqueirão reúne diversas instalações públicas: 14 Unidades Municipais de Saúde, 1 Centro de Especialidades, 1 Centro de Atendimento Psicossocial, e 1 Unidade de Pronto Atendimento 24h. Além disso, clínicas e hospitais privados também tem unidades no bairro.

Hospital de Olhos do Paraná
Especializada em atendimento de emergências oftalmológicas, a unidade Carmo do Hospital de Olhos funciona como uma ponte entre o Boqueirão e as unidades principais da instituição. Ali são atendidos pacientes com diferentes condições oculares que, em caso de necessidade, são encaminhados para as sedes com possibilidades de atendimento de maior complexidade da rede. O hospital atende usuários dos principais planos de saúde e convênios na Rua Josepha D. Destefani, 198.
 

Comércio e Serviços no Boqueirão

A atividade comercial do Boqueirão é variada, com muitas lojas de rua espalhadas pelo bairro, e concentrações de determinadas especialidades em regiões específicas da região. Porém, ainda que seja um bairro importante, o Boqueirão não dispõe de um shopping center em sua área geográfica, ainda que o acesso a bairros próximos como o Centro, o Xaxim e o Guabirotuba garanta o acesso dos moradores a esse tipo de estabelecimento.

Rua Bley Zorning

Rua Bley Zorning

Conhecido destino para quem trabalha com moda ou outras atividades que envolvam tecidos, a Rua Bley Zorning é um dos centros de compra de tecidos e malhas em Curitiba. Ali se encontram desde produtos especiais para confecções de alto nível até tecidos comuns e retalhes para usos menos diferenciados. A maior concentração de lojas dessa natureza se encontra no trecho entre a Avenida Marechal Floriano e a Avenida Senador Salgado Filho, no bairro vizinho do Uberaba.

Encontre ofertas de imóveis no Boqueirão

Avaliação do bairro

  • Visão geral (1 opinião)
    3.9
  • Transporte 
    4
  • Cultura e Lazer 
    3
  • Gastronomia 
    3.5
  • Educação 
    4
  • Saúde 
    4
  • Comércio e serviços 
    5

Opinião dos moradores

Karla 23/05/2017

Um bairro bem desenvolvido, calmo. Preço do comercio acessivel

PRÓS

Fácil acesso ao centro, comercio desenvolvido, rua da cidadania

CONTRAS

Nenhum ponto negativo.