O melhor do bairro Bigorrilho em Curitiba

Dê sua opinião sobre este bairro e ajude as pessoas a decidirem onde morar. Dê sua opinião

Preço aproximado do m² no bairro Bigorrilho:

Venda R$ 6.120,00
Locação R$ 19,00

Visão Geral do Bigorrilho



Frequentemente chamado de Champagnat (lê-se “Champanhá”), o Bigorrilho deve seu apelido a São Marcelino Champagnat, padre francês canonizado em 1999 pelo Papa João Paulo II. A origem do bairro se deve justamente à Ordem Marista, da qual São Marcelino foi fundador, que tinha uma chácara que se estendia desde o Bigorrilho até as Mercês. A região conta com muitas unidades residenciais, principalmente prédios de apartamentos nas principais vias e casas tradicionais em ruas secundárias, mas também dispõe de lojas de rua nos andares térreos de muitos edifícios.

Bairro Bigorrilho

Praca Espanha Parque Barigui Batel Soho Parque Barigui Park Shopping Barigui

Transporte no Bigorrilho

O trânsito do Bigorrilho é facilitado pelos binários implementados pela Prefeitura Municipal. Assim, muitas vias principais e secundárias no bairro contam com mão única, aumentando a velocidade do fluxo de veículos, com uma via paralela seguindo em sentido contrário.

Terminal de Integração Campina do Siqueira

Terminal Campina do Siqueira


O terminal de integração Campina do Siqueira é um dos mais movimentados de Curitiba, principalmente nos fins de semana, em virtude da proximidade com o Parque Barigui. Além disso, o terminal comporta pontos de importantes linhas de ônibus, como o ligeirinho Inter 2 e o expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido, que liga o extremo leste de Curitiba ao extremo oeste, e facilitam o acesso ao centro da cidade e a outros bairros mais distantes. Fica na R. Padre Anchieta, 0.
 

Cultura e Lazer no Bigorrilho

O bairro tem diversas opções de lazer para a população, e essas são aproveitadas por moradores de todos os bairros da cidade, graças ao fácil acesso - seja pelo transporte coletivo, seja por automóveis particulares.

Parque Barigui
Batizado com o nome do rio que o corta, e que forma o lago que ocupa boa parte da área do parque, o Barigui é um dos maiores e mais antigos parques da cidade. Implantado como medida de prevenção de enchentes na região mais baixa do Bigorrilho, o parque conta com pistas de caminhada/corrida e ciclovias que dão a volta no lago, equipamentos de academia ao ar livre, pistas de aeromodelismo, quiosques com churrasqueiras, e um heliporto de onde saem voos panorâmicos pela região. Também são encontradas estruturas como o Centro de Exposições de Curitiba e o Museu do Automóvel (situado na R. Cândido Hartmann). O parque dispõe de amplo estacionamento para receber moradores e turistas, além de servir de moradia para a fauna local - como as capivaras e diversas espécies de aves - que vivem livremente pela área. O Parque Barigui tem acesso liberado 24h por dia, e é encontrado entre a Av. Manoel Ribas e a BR-277, com entradas pela BR-277 e pela Av. Cândido Hartmann.

Parque Barigui

EcoEstádio
No vizinho Mossunguê, mas separado do Bigorrilho apenas pela BR-277, o Complexo Esportivo J. Malucelli Futebol - mais conhecido como EcoEstádio Janguito Malucelli, uma vez que foi construído sem a utilização de concreto - é a casa do J. Malucelli Futebol S.A. Fundado em 1998, o “Jotinha” - como é carinhosamente chamado por torcedores de todos os times da capital - é o primeiro clube-empresa do Brasil. Por 3 anos chamou-se Sport Club Corinthians Paranaense, mas a parceria com o time paulista durou pouco e o J. Malucelli voltou à ativa em 2012. Atualmente, o clube disputa a primeira divisão do Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil, e a Série D do Campeonato Brasileiro. O EcoEstádio tem acesso pela BR-277, em frente ao Parque Barigui.

Praça da Espanha
A Praça da Espanha também é um espaço de lazer muito conhecido pelos moradores do Bigorrilho. O lugar costuma atrair desde crianças, até jovens e adultos em busca de diversão e cultura. Todos os sábados o movimento é bem intenso no local onde acontece a famosa Feira de Antiguidades, além de exposição de carros e outras atividades como pintura para crianças e prática de yôga, mas o que realmente tem atraído a atenção de visitantes e moradores é o projeto Batel Soho. Inspirado nos bairros Soho de Nova York, o projeto foi desenvolvido por vários empresários da região da Praça da Espanha que juntos decidiram criar um circuito de compras, gastronomia e lazer que proporciona uma ótima experiência aos visitantes e também aos moradores dos bairros Batel, Bigorrilho e Centro que é onde o circuito está concentrado. 

Batel Soho
 

Gastronomia e Vida Noturna no Bigorrilho

O bairro, eminentemente residencial, conta com algumas opções bastante conhecidas de restaurantes e bares, além daqueles encontrados no Parque Barigui. Também tem destaque a baixa gastronomia, com seus cachorros-quentes e lanches rápidos.

Praça da Ucrânia
Toda sexta-feira, a partir das 17h aproximadamente, os mais de 3 mil m² da praça no alto do Bigorrilho se enche de gente em busca do que há de melhor na comida de rua em Curitiba. Tão tradicional quanto as feiras da Praça Osório, a Feira Gastronômica da Praça Ucrânia reúne 26 barracas de comidas típicas da culinária de diversas regiões brasileiras e de outros países (como própria Ucrânia, Alemanha, Japão, etc). Ao mesmo tempo, para quem prefere cozinhar em casa, ocorre a Feira de Orgânicos, com 9 barracas oferecendo frutas, verduras, legumes, sucos e geléias especiais. A Praça da Ucrânia se situa na R. Cândido Hartmann, 0 entre as ruas Padre Anchieta e Capitão Souza Franco.

Feirinha Praça da Ucrânia

Madero Sports Bar
O primeiro restaurante temático da franquia Madero é ponto de encontro de fãs do esporte das mais diversas categorias. Jogos de futebol, vôlei, basquete, futebol americano, além de competições de artes marciais e esportes radicais são frequentemente transmitidos nas várias telas disponíveis no bar, sempre em 6 canais diferentes, e para quem faz questão de acompanhar cada detalhe das transmissões, o bar oferece a utilização de headphones para que o áudio faça parte da experiência. No cardápio, além dos sanduíches clássicos, o destaque fica para as sobremesas especialmente desenvolvidas para o ambiente, e que incluem um Sundae gigante para ser compartilhado por quem divide a mesma mesa. O endereço do Madero Sports Bar é na R. Coronel Dulcídio, 95, em frente à Praça Espanha.

Madero Sports Bar

Educação e Saúde no Bigorrilho

O Bigorrilho não conta com tantas escolas de Ensino Médio quanto outros bairros, mas é endereço de duas das principais instituições de Ensino Superior de Curitiba: A Universidade Tuiuti do Paraná e a Faculdade Evangélica. A região também tem uma estrutura de atendimento à saúde bastante diversa, com hospitais de porte e importância na sua área geográfica.

Universidade Tuiuti do Paraná
Tradicional universidade particular, a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) oferece cursos de graduação e pós-graduação - especialização, mestrado, e doutorado - em diversas áreas do conhecimento. Um de seus principais Campus - o Campus Barigui - está no Bigorrilho, com vistas para o parque a partir de um mirante próximo ao estacionamento, e tem acesso pela R. Sydnei A. Rangel, 238.

Universidade Tuiuti do Paraná
 
Hospital Universitário Evangélico do Paraná
Vinculado ao curso de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná, o Hospital Universitário Evangélico do Paraná foi fundado na década de 1950 por iniciativa de várias denominações evangélicas de Curitiba, visando atender à crescente demanda por atendimento especializado na época. Atualmente é o maior complexo hospitalar privado do estado, com 548 leitos - sendo 452 desses leitos para atendimento exclusivo ao SUS - e 530 médicos credenciados em 36 especialidades distintas. Também possui UTI neonatal e um Banco de Leite Humano para atendimento de recém-nascidos, além do primeiro Banco de Pele Humana do Paraná. Fica na Alameda Augusto Stellfeld, 1908.

Hospital Evangelico
 

Comércio e Serviços no Bigorrilho

A atividade comercial do Bigorrilho é intensa, desde as lojas de rua na Av. Padre Anchieta até os vários shopping centers instalados na região.

Park Shopping Barigui
Um dos maiores shoppings de Curitiba, o Park Shopping Barigui comporta 314 lojas que oferecem todo tipo de produto. Livrarias, lojas de eletrônicos, utilidades domésticas e decoração, moda (masculina, feminina, e infantil), brinquedos, adegas, e chocolaterias fazem parte do catálogo instalado. Além disso, o shopping conta com cinemas gerenciados pela rede Cinemark, central de jogos Hot Zone, praça de alimentação com 30 estabelecimentos e o Park Gourmet, um setor de gastronomia com 7 restaurantes referenciais. O acesso pode ser feito pela BR-277, pela Av. Mário Tourinho, ou pra R. Padre Agostinho. 

Park Shopping Barigui


Encontre milhares de ofertas de imóveis no Bigorrilho

Avaliação do bairro

  • Visão geral (2 opiniões)
    4.9
  • Transporte 
    5
  • Cultura e Lazer 
    5
  • Gastronomia 
    5
  • Educação 
    4.8
  • Saúde 
    4.8
  • Comércio e serviços 
    5

Opinião dos moradores

Haline Batista de Meira 22/04/2018

Melhor bairro de Curitiba para morar! A única opção que se equipara à ele é a Barra Sul em Balneário Camboriú.

PRÓS

Nenhum ponto positivo.

CONTRAS

Nenhum ponto negativo.

Jose Manuel Diogo 02/09/2016

Um bairro autossuficiente, não há necessidade de ir ao centro da cidade para se resolver as coisas do dia a dia. Moro há mais de 20 anos aqui e considero o melhor bairro de Curitiba.

PRÓS

Nenhum ponto positivo.

CONTRAS

Nenhum ponto negativo.

Quantidade max. atingida!03

Favorite mais anúncio e salve para ver quando quiser entrando em sua conta!

Entrar na conta Cadastrar