O melhor do bairro Bairro Alto em Curitiba

Dê sua opinião sobre este bairro e ajude as pessoas a decidirem onde morar. Dê sua opinião

Preço aproximado do m² no bairro Bairro Alto:

Venda R$ 3.400,00
Locação R$ 12,09

Visão Geral do Bairro Alto

O Bairro Alto possui área de 7,02 km², densidade de 59,89 habitantes por km² e população que passa de 40 mil habitantes. Vizinho do Atuba, Bacacheri, Jardim Social, Tarumã e Tingui. O bairro é cercado por rios e preserva boa parte de seus recursos naturais, além de ser dono de um dos terrenos mais altos da cidade em relação ao nível do mar. Suas ruas intercalam grandes ladeiras e subidas.




 
O Bairro Alto e o Atuba foram os primeiros a receber os desbravadores portugueses, que saíram de Paranaguá em busca de novas minas de ouro, em meados do século XVII. Alguns documentos registram a passagem do grupo pelo bairro, em uma pequena povoação chamada “Vilinha”. O grupo estabeleceu moradia às margens dos rios Atuba e Bacacheri, dividindo território com os índios e os campos de Pinheiro. No final do século, a escassez de ouro obrigou o grupo a se mudar, e a escolha foi a área onde futuramente seria criada a Praça Tiradentes.

Bairro Alto

Devido a mudança, a região ficou conhecida como Vila Velha, voltando a ter grande importância histórica na formação de Curitiba somente no século XIX. Nessa época, o Bairro Alto já era um dos 27 quarteirões de Curitiba – equivalente à divisão de bairros. No começo do século XX, o Bairro Alto ainda era coberto por regiões de campos, como na época da chegada os primeiros moradores, três séculos antes.
 
Foi somente em 1930, que a população da região começou a crescer, com destaque para a chegada da família de Paulo Friebe, que estabeleceu no bairro uma das primeiras chácaras e, dez anos depois, a região já era ocupada por muitos fazendeiros. Porém, apesar da grande ocupação territorial, o bairro ainda contava com poucos moradores. Os produtos gerados pelas chácaras eram comercializados entre os “vizinhos”, ou consumidos pelos próprios produtores. 

Estatua do Cacique Tindiquera Bosque Irma Clementina Bosque Irma Clementina Alecrim Dourado Colegio Madalena Sofia Resistencia Rock Bar Shopping Bairro Alto Terminal do Bairro Alto Bairro Alto

Transporte no Bairro Alto

Terminal do Bairro Alto

O terminal do Bairro Alto, localizado na Rua José De Oliveira Franco, esquina com a Rua Jorn. Alceu, além de atender diversas regiões, ainda conta com serviço de lanchonete e caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal. Confira as principais linhas (para consultar horários, acesse o site da URBS):
 
Linhas Interbairros
Interbairros III
 
Linhas Diretas
B.Alto/Sta.Felicidade
Detran/B.Alto
 
Linhas Alimentadoras
B.Alto/Sta.Cândida
Boa Vista
Paraíso
 
Linhas Troncais
Higienópolis
Tarumã
Alto Tarumã
Hugo Lange
Sagrado Coração
 
Linhas Madrugueiras
Mad.Penha/Fernando De Noronha (Parada Fora)
Mad.Tarumã/Augusta (Parada Fora)
 
Principais Vias    
Rua Alberico Flores Bueno
Avenida da Integração
Rua José Veríssimo
Rua Percy Feliciano de Castilho
Rua Alberico Flores Bueno
Cel. Domingos Soares
Rua José de Oliveira Franco
Rua Heitor Baggio Vidal
Rua Luiz Barreto Murat
Rodovia Régis Bittencourt
 
Pontos de referência   
Hospital Vita
Terminal do Bairro Alto
Praça da Liberdade
 

Cultura e Lazer no Bairro Alto

Além da visão privilegiada de Curitiba que alguns pontos do bairro oferecem, há também um bosque; sete praças; dez jardinetes; um lago e um Núcleo Ambiental. Os principais destaques do Bairro Alto são:

Bosque Irmã Clementina 
O bosque da Irmã Clementina, com 19 mil m², foi inaugurado em 2008, em homenagem a Clemence Bertha Van Hombeeck (Irmã Clementina), freira e pedagoga belga naturalizada brasileira (1927-2002) e diretora do vizinho Colégio Madalena Sofia. O projeto contempla uma grande praça de acesso, pisos com desenhos circulares em paralelepípedo, praça principal com detalhes em piso em petit-pavê, pórtico, pedestal e busto em homenagem a Irmã Clementina, bancos de praça, pergolado em madeira e paisagismo com espécies nativas.

Bosque Irma Clementina

Além da área de lazer com trilhas, lago, playground e área arborizada, a grande novidade do espaço é a Trilha do Conhecimento e a homenagem aos escritores paranaenses. Painéis colocados ao longo da pista de caminhada homenageiam 13 escritores paranaenses, com trechos de suas obras. São eles Adélia Maria Woellner, Airo Zamoner, Chloris Casagrande Justen, Eduardo Hoffmann, Heliana Grudzien, Horácio Ferreira Portella, Janske Niemann Schlenker, José Vanderlei Resende, Marilda Confortin, Marilda Menegazzo, Rubens Roberto Habitzreuter, Túlio Vargas (in memoriam) e Valério Hoerner Júnior.

Bosque Irma Clementina

Largo dos Colonizadores e Estátua do Cacique Tindiqüera
O Largo dos Colonizadores é um espaço que homenageia as famílias que ocuparam a região do Bairro Alto, desde seu surgimento, em 1939. Uma área de encontro e de lazer para toda a comunidade, localizado próximo ao terminal de transporte coletivo. Há também no local uma estátua de 2,60 metros do Cacique Tindiqüera, colocada sobre uma coluna de aço de seis metros de altura.

Estatua do Cacique Tindiquera

O cacique Tindiquera pertencia à tribo Tingui, e vivia na região onde hoje é o Bairro Alto. A sua estátua representa a história da colonização de Curitiba, pois, reza a lenda que os portugueses foram guiados pelo índio em direção ao centro de Curitiba, para estabelecer um núcleo definitivo da cidade. Este local era um antigo cemitério indígena e não alagava. Ali foi construída a famosa catedral de Curitiba e a Praça Tiradentes.

Praça Tiradentes

Gastronomia e Vida Noturna no Bairro Alto

Alecrim Dourado
O Restaurante Alecrim Dourado (localizado na Rua Percy Feliciano de Castilho, 970 – Bairro Alto) tem uma proposta diferente de todos os restaurantes da região. Oferece pratos elaborados, com ingredientes frescos e de qualidade por preços acessíveis. O cardápio é balanceado e toda semana há um prato diferente. O prato Brasileirinho é a melhor opção para o dia a dia: saladas, carboidratos e proteínas. A Dobradinha, Peixe na Telha, Feijoada e Barreado, também são algumas das opções. Informações: (41) 3367-3271.

Alecrim Dourado

Resistência Rock Bar
O Resistência Rock Bar é um bar gourmet, com cardápio variado de comidas e bebidas. De quarta a sábado tem música ao vivo, além de um telão com vídeos clássicos e inéditos de rock and roll. Acomoda cerca de 130 pessoas confortavelmente. O local ideal para você curtir o bom e velho rock and roll com sua família e amigos. Informações: (41) 3367- 5448.

Resistencia Rock Bar

Educação e Saúde no Bairro Alto

Colégio Madalena Sofia
Fundado na década de 50, com o nome de Colégio Sacré-Coeur, teve importante papel no desenvolvimento da região do Bairro Alto. Em um terreno de 8 alqueires, o Colégio Madalena Sofia é até hoje referência no ensino, instalado em uma imponente construção, inaugurada em 1959. Encontra-se entre os bairros Jardim Social, Bacacheri e Capão da Imbuia, estando à apenas 700 m da Linha Verde e atende todas as etapas de ensino, do berçário ao terceirão, com salas específicas para cada nível de ensino e professores capacitados. Informações: (41) 3281-1200.

Colegio Madalena Sofia

Unidade Municipal de Saúde – Bairro Alto
Realiza atendimentos de enfermagem, médico e odontológico, com as seguintes especialidades: clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia. Oferece serviços de curativo, retirada de pontos, aplicação de injeção, nebulização, imunização, pré-natal, coleta de material para exame laboratorial, coleta de citopatológico, vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis, encaminhamento para internamento e para consultas especializadas. Desenvolve atividades programadas para grupos específicos através do Programa Mãe Curitibana, Atenção à Saúde da Criança, Hipertensos, Diabéticos, Planejamento Familiar, Saúde Mental, Adolescente e outros, bem como, atividades de promoção à saúde e estímulo à prática de atividades físicas e hábitos saudáveis.
 
O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 22h. Informações: (41)3315-2291.

Comércio e Serviços no Bairro Alto

A região é considerada polo econômico de Curitiba fora do eixo central, com forte destaque para comércio e indústrias. Um bairro que certamente gera boas oportunidades de empregos, negócios e também de serviços para toda a comunidade. Nas ruas é comum encontrar salões de beleza, concessionárias de automóveis, entre outros estabelecimentos com lojas integradas. 

Shopping Bairro Alto

O bairro também conta com o Shopping Bairro Alto, inaugurado em 2011. Sua estrutura oferece um mix de lojas que atende a todos os estilos, estacionamento gratuito (coberto ou aberto), segurança e monitoramento, praça de alimentação, farmácia, serviço psicopedagógico, salão de beleza e estética, estúdio de tatuagem, academia completa, serviço Banco24Horas, e serviços de informática e acessórios.

Encontre ofertas de imóveis no Bairro Alto

Avaliação do bairro

  • Visão geral (1 opinião)
    2.3
  • Transporte 
    3
  • Cultura e Lazer 
    1
  • Gastronomia 
    2
  • Educação 
    3
  • Saúde 
    2
  • Comércio e serviços 
    3

Opinião dos moradores

Ântonio Rodriguês 14/10/2016

o meu bairro é bacana, tem muitas casas e poucos prédio, todo mundo se conhece aqui, não gostei do crescimento do bairro

PRÓS

Gosto dos meus vizinhos, moro aqui a 20 anos,

CONTRAS

o bairro cresceu demais