Bairro Alto da XV

Dê sua opinião sobre este bairro e ajude as pessoas a decidirem onde morar. Dê sua opinião

Preço aproximado do m² no bairro Alto da XV:

Venda R$ 6.130,00
Locação R$ 16,00

Visão Geral do Alto da XV

O bairro Alto da Rua XV (também chamado de Alto da XV) tem aproximadamente 8.683 habitantes e área de 1,50 km² – uma média de 58 habitantes por km². Reza a lenda, que o bairro recebeu este nome por volta de 1902, pois havia um morro alto na Rua XV de Novembro, onde se tinha uma bela vista panorâmica da cidade e, por isso, os moradores colocaram o nome de Alto da Rua XV.

Bairro Alto da XV



Grande parte da população do bairro Alto da XV é formada por descendentes de imigrantes europeus, onde desenvolviam diversas culturas agrícolas. Atividade, aliás, que supriu as necessidades da cidade durante muito tempo. Foi também no Alto da XV que surgiu o primeiro Buffet por quilo no Brasil – o famoso Gulliver, que continua em funcionamento e oferecendo um cardápio variado com o melhor da culinária Brasileira, Americana, Mexicana e outras deliciosas sobremesas.

Alto da XV

O bairro, que comporta muitos prédios residenciais, está localizado na parte centro-leste de Curitiba e, graças à sua altura acima dos demais, proporciona um maravilhoso mirante: a Praça das Nações, de onde se pode contemplar um dos mais belos panoramas da cidade. Aos redores estão situados os bairros Alto da Glória, Centro, Cristo Rei, Hugo Lange, Jardim Botânico, Jardim Social, Juvevê e Tarumã.
Uma curiosidade sobre o Alto da XV é que, antigamente, o bairro era constituído por terras banhadas que deixava o acesso à região limitado. Devido a esse fato, o local serviu de sede para a construção do Hospital de isolamento de Curitiba, que hoje é chamado de Hospital Oswaldo Cruz.

Hospital Oswaldo Cruz

O bairro Alto da XV está entre os bairros com menores índices de homicídios dolosos. Trata-se de um lugar calmo, onde dificilmente ocorrem assassinatos ou outros tipos de crimes. Os dados do Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, divulgado em 2014, exibe um ranking com os melhores e os piores bairros de Curitiba.
Em companhia de seus bairros vizinhos Cristo Rei e Jardim Botânico, o Alto da XV está em 7º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal apresentando 0,929 (IDHM) e expectativa de vida de 80 anos. Portanto, um bairro que oferece segurança e qualidade de vida à sua população.

Bairro Alto da XV Alto da XV Hospital Oswaldo Cruz Praca das Nacoes A Fabrika Conjunto Cosmos Bar Cana Benta Ambiental Bar Colegio Positivo Pollo Shop

Transporte no Alto da XV

O bairro conta com o Terminal – Sites, exclusivo para o Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial. Este sistema é operado com ônibus diferenciados e se destina a alunos com deficiência, matriculados em escolas especiais, desde que atendidos aos critérios estabelecidos. Está localizado na Rua Padre Germano Mayer. Informações: (41)3363-8037.
 
Linhas de ônibus
Jardim Social - Batel
Cabral - Portão
Capão da Imbúia - Parque Barigui
Detran - Vicente Machado
Alto Tarumã
Curitiba - Piraquara
Pinhais - Guadalupe
Sagrado Coração

Principais Vias    
Avenida Visconde de Guarapuava
Avenida Sete de Setembro
Avenida Senador Souza Naves
Avenida Nossa Senhora da Luz
Rua XV de Novembro
Rua Marechal Deodoro
Rua Fernando Amaro
Rua Professor Brandão
Rua José de Alencar
Rua Almirante Tamandaré
Rua Itupava
Rua Amintas de Barros
Rua Reinaldino S.de Quadros
Rua Padre Germano Mayer
 
Pontos de referência   
Praça das Nações
Polloshop
Jardim Ambiental Schiller

Cultura e Lazer no Alto da XV

Este bairro é muitas vezes usado como palco para vários artistas de rua ou pessoas que comercializam produtos de própria fabricação, principalmente peças de artesanato. É comum também, haver eventos sociais e culturais no local. Mas é o mirante da Praça das Nações que costuma receber diariamente visitantes e moradores interessados em apreciar uma das mais belas vistas da cidade. De lá, é possível ver o sol se pôr e, por estar em uma região elevada e sem prédios na frente, a vista da cidade e de alguns bairros adjacentes é bastante ampla.
 
Tempo de Visitação: 1 hora
Localização: Av. Nossa Senhora da Luz, Alto da Rua XV
Horário de Funcionamento: Diariamente
Preço: Gratuito
Transporte: Ônibus interbairros II, ligeirinho Inter II

Praca das Nacoes

O bairro Alto da XV também guarda um tesouro histórico, localizado na Rua Fernando Amaro, em um belíssimo trecho arborizado não muito distante do Estádio Couto Pereira: o complexo cultural A Fábrika, com mais de 30 anos de história. O espaço, onde funcionou a fábrica de fitas e bandeiras Venske até 1980, foi recuperado e seus pavilhões ocupados um a um por cursos de idiomas, academia de ginástica, escola de dança, a redação do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, entre outros empreendimentos com viés cultural. Sem dúvidas, uma belíssima obra arquitetônica.

A Fabrika

No pátio interno da Fábrika tem algumas vitrines com amostras dos produtos produzidos pela antiga empresa e alguns dos equipamentos que ela utilizava, além de registros da época, como fotografias e outras informações. Trata-se também de uma Unidade de Interesse de Preservação. Para quem deseja visitar, ela está localizada na esquina das ruas Ubaldino do Amaral e Reinaldino Schaffemberg de Quadros, no Alto da Rua XV, em frente à Praça do Expedicionário.

Conjunto Cosmos

Outros dois imóveis que podem ser considerados duas grandes arquiteturas históricas do bairro, é o Conjunto Independência e o Conjunto Cosmos, ambos localizados na Av. Senador Souza Naves. São obras de 1968 da Construtora Independência e projeto do engenheiro e arquiteto modernista Jaime Wasserman. O Independência tem 128 apartamentos, em diversos blocos de quatro andares. Já o Cosmos, que fica em frente do Independência, possui quatro grandes torres com 26 andares cada. Os dois conjuntos apresentam uma linha modernista à Le Corbusier.

Gastronomia e Vida Noturna no Alto da XV

Para quem não dispensa uma vida noturna agitada e, principalmente, um bom restaurante, tem a opção de frequentar a Rua Itupava, que abriga diversos bares, casas noturnas e restaurantes de qualidade que atendem a todos os tipos de público. A única questão ruim é que alguns estabelecimentos fecham cedo, mas isso não impede de ter uma noite em um lugar agradável, movimentado.

Cana Benta
Um misto de cantina e boteco, o Cana Benta oferece cachaças com ervas, petiscos e quitutes nordestinos. Durante o dia, também é servido um almoço executivo com frango, peixe e bife. Há ainda outras opções à la carte, como o baião-de-dois (feito com carne-seca, arroz, feijão de corda e queijo coalho). Todos os sábados, a casa oferece feijoada no almoço. Serve as cervejas Bavaria, Bohemia e Serra Malte. Serve chopes Brahma de 300ml e 500ml, além do Brahma Black. Não tem promoção de bebida ou petiscos no happy hour.  Informações: (41) 3019-6898.

Bar Cana Benta  

Menina Zen
O Menina Zen está instalado em um casarão de esquina, arejado, que conta com área verde, jardim com redes, mezanino e um deck aquecido de 60 m². Itens de demolição como: barras de ferro e madeira pesada, fazem parte da decoração rústica do local. Informações: (41) 3018-5178.

Ambiental Bar
Em atividade desde 2006, o Ambiental Bar está instalado em uma casa de decoração simples e rústica, onde a música ao vivo sempre acontece. A casa oferece cervejas, destilados e petiscos. O som é voltado para vários estilos, dependendo da atração. Porém, o estilo surf music prevalece na casa. Informações: (41) 3023-0903.

Ambiental Bar

Educação e Saúde no Alto da XV

O Colégio Positivo - Jardim Ambiental, referência na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, é uma das melhores opções de ensino na região (informações: (41) 3335-3535). Também no Alto da Rua XV, está localizado o Campus II da UFPR, que compreende o setor de Ciências da Saúde e o Hospital de Clínicas (Alto da XV). Endereço: R. Quinze de Novembro, 1299.
 
O bairro, no quesito saúde, não deixa a desejar. Além das clínicas e centros médicos particulares, o Alto da Rua XV também oferece algumas opções de hospitais públicos como o Hospital Oswaldo Cruz, Centro Psiquiátrico Metropolitano e Hospital das Nações.

Colegio Positivo

Comércio e Serviços no Alto da XV

No Alto da XV existem muitos comércios, como grandes supermercados, restaurantes, hospitais, pontos de ônibus e tubos de ligeirinhos, que transportam a população para vários pontos da cidade. O Polloshop Alto da XV também está localizado nessa região, uma ótima opção para compras, com 240 lojas que oferecem produtos de qualidade com um preço agradável. 

Pollo Shop

 
Na praça de alimentação estão mais 11 opções de restaurantes e lanchonetes, que incluem sorveterias, cafés e empórios. Há ainda um salão de beleza e estética, serviço de achados e perdidos, acesso facilitado para deficientes e banheiros família.  A única questão é que não possui estacionamento próprio. Porém, tem estacionamento gratuito na rua com aproximadamente 143 vagas, das quais três são destinadas aos portadores de deficiência e sete para idosos. 

Encontre ofertas de imóveis à venda no Alto da XV.

Avaliação do bairro

  • Visão geral (1 opinião)
    3.8
  • Transporte 
    4.5
  • Cultura e Lazer 
    5
  • Gastronomia 
    5
  • Educação 
    2.5
  • Saúde 
    3
  • Comércio e serviços 
    3

Opinião dos moradores

Pedro Augusto 14/10/2016

O Alto da XV é um bairro calmo, tem a rua Itupava que existe muitos barzinhos com agitação garantida a noite, pena que não tem muitas opções de comercio, só o Pollo Shopping salva quando esta aberto.

PRÓS

Bairro calmo, de fácil acesso, por ficar na região alta da cidade é só descer a ladeira que já esta no centro.

CONTRAS

Pouco comercio, a noite em algumas regiões do bairro não tem nada