O melhor do bairro Água Verde em Curitiba

Dê sua opinião sobre este bairro e ajude as pessoas a decidirem onde morar. Dê sua opinião

Preço aproximado do m² no bairro Água Verde:

Venda R$ 6.200,00
Locação R$ 17,00

Visão Geral do Água Verde

Tradicional bairro de Curitiba, o Água Verde, recebeu o nome do rio que corta a região. O bairro que possui cerca de 5km² está dentro da regional do Portão, e no Zoneamento Residência tem regiões que pertencem a ZR 3 e a ZR 4. É um dos bairros em que os imóveis mais se valorizaram nos últimos anos, sendo o mais procurando entre os que querem comprar imóveis já construídos ou alugar. O bairro faz limite com o Batel, Centro, Portão, Rebouças, Seminário e Vila Izabel.



O Água Verde mescla sua área residencial, nas quais é possível encontrar casas, sobrados e edifícios com apartamentos com uma rica área comercial, com muitos prédios corporativos com salas e escritórios. Apesar de fazer parte da regional do Portão, o bairro é vizinho do Centro uma localização geográfica privilegiada, o que torna o bairro próximo de qualquer lugar em Curitiba.
O comércio local é rico, com destaque para lojas de móveis e decoração, principalmente localizados nas Rua Iguaçu e na Avenida Getúlio Vargas e também no trecho da República Argentina que corta o bairro.
Possui grandes áreas de lazer, tornando o bairro acolhedor para quem quer passear com os filhos, animais ou se exercitar. A Praça Ouvidor Pardinho, por exemplo, possui uma grande área para caminhada, além de uma academia ao ar livre. Outra região de lazer é a praça Afonso Botelho, popularmente conhecida como Praça do Atlético, vizinha do estádio do clube de futebol.
Durante o fim de semana o movimento se concentra em torno dos diversos bares e restaurantes na região das Avenidas Água Verde, Iguaçu, Sete de Setembro e nas Ruas Petit Carneiro e Brasílio Itiberê. No restante do bairro, aos sábados e domingo, imperam a calma e a tranquilidade, já que a maioria dos passantes estão de folga.
Ideal para quem quer se mudar com família e filhos, reunindo a comodidade da área central da Cidade com a tranquilidade de um bairro residencial.

Bairro Agua Verde

Praca do Japao Arena da Baixada Cemiterio Agua Verde Pequeno Principe Republica Argentina

Transporte no Água Verde

A facilidade de acesso utilizando o transporte coletivo é um dos destaques do bairro Água Verde, já que ele conta com diversas linhas de alimentadores, linhas diretas, expressos e interbairros. 

Biarticulado Santa Candida

Na rua Sete de Setembro ou na República Argentina, é possível pegar o expresso Santa Cândida / Capão Raso ou o Pinheirinho / Rui Barbosa, que fazem a ligação do eixo Norte-Sul da cidade. São vários tubos de embarque, separados em distâncias de 600 metros cada um, facilitando o acesso para quem precisa do ônibus.
O Interbairros I corta a região, percorrendo boa parte do bairro, dando acesso aos bairros Batel, Bigorrilho, Mercês, Bom Retiro, Centro Cívico, Juvevê, Prado Velho e Rebouças. No sentindo anti-horário, ele vem do Batel, descendo a rua Ângelo Sampaio até a Rua Conselheiro Dantas, fazendo ligação com a PUC. No sentido horário, ele faz o caminho contrário, vindo da universidade pela Rua Chile, que depois da Brigadeiro Franco passa a se chamar Avenida Água Verde, virando à direita na Rua Bento Viana, dando ao acesso ao bairro do Batel. A integração dessa linha com o transporte coletivo se dá fora do terminal urbano, por tempo, ou seja, quem aciona o cartão transporte em outra linha urbana e, no período de uma hora, aciona novamente em um ônibus da Linha Interbairros I, não paga uma nova passagem. O mesmo acontece quando se aciona o cartão transporte no Interbairros I e, no período de uma hora, aciona o cartão novamente em outra linha.
Os ônibus alimentadores complementam o transporte da região, percorrendo as principais ruas dos bairros, ligando os locais de grande fluxo às ruas de menor movimento.

Cultura e Lazer no Água Verde

Confira uma lista de atrações de cultura e lazer no bairro Água Verde.

Cine Água Verde
O Cine Água Verde é um dos cinemas mais tradicionais de Curitiba. Hoje, sob a administração da rede CinePlus, o cinema, que se localiza dentro do Shopping Água Verde, possui duas salas para a exibição de filmes nacionais e internacionais, dublados e legendados. O endereço fica na Av. República Argentina, 1927.

Sesc Água Verde
O Sesc Água Verde, localizado na Av. República Argentina, tem uma programação rotativa de eventos, palestras, cursos, aulas, peças de teatro e outras atrações que interessam aos moradores da região. O local possui também uma academia com aulas de condicionamento físico e musculação. O endereço fica na Av. República Argentina, 944.

Arena da Baixada – Estádio Joaquim Américo
A Arena da Baixada, antigo estádio Joaquim Américo, foi totalmente reformado em 2014 para receber jogos da Copa do Mundo. Originalmente, o primeiro projeto do estádio data do ano de 1914, quando se chamava Baixada da Água Verde, antes mesmo de existir o Clube Atlético Paranaense, dono do estádio e mandante das partidas que hoje acontecem por lá. Em 1934, o estádio foi rebatizado de estádio Joaquim Américo, fundador do internacional na época, principal idealizador do estádio. Desde então, houveram várias reformas e melhorias até chegar na ultima grande mudança, visando a Copa do Mundo de 2014. Além do estádio receber as partidas do Clube Atlético Paranaense, o local também é palco de shows e grandes eventos.

Arena da Baixada

Clube Sociedade Água Verde
Fundado em 01 de janeiro de 1905 com o nome de Sociedade Beneficente Internacional Água Verde, a partir de reuniões de moradores da região que faziam churrascos e bailes, hoje, a Sociedade Recreativa Internacional da Água Verde é um dos clubes mais tradicionais de Curitiba. Sua origem remete a imigrantes italianos, alemães, poloneses, portugueses e espanhóis que, em suas reuniões semanais, perceberam a possibilidade de auxiliar os operários das famílias frequentadoras com atividades recreativas e culturais. A sede, localizada na esquina da Avenida Iguaçu com a República Argentina, conta com piscinas, saunas, locais para a prática esportiva, salões de festas e eventos.

Clube Curitibano
Além do Clube Sociedade Água Verde, outro clube presente no bairro é o Clube Curitibano, que tem sua principal sede – Barão do Cerro Azul – localizada na Avenida Getúlio Vargas. O Clube Curitibano foi fundado em 1881 pelo Comendador Ildefonso Pereira Correia e é, sem dúvida, um dos mais tradicionais clubes sociais da cidade. Na sede no bairro Água Verde estão localizados os principais salões de festas do clube, além de piscinas cobertas, academia e quadras de diversos esportes. Dessa estrutura poliesportiva já saíram diversos atletas de renome internacional.

Clube Curitibano

Praça do Japão
Principal equipamento público de lazer do bairro, a Praça do Japão reconstrói a arquitetura tradicional do país do Sol Nascente, com lagos plácidos, cascatas de pedra e o Memorial da Imigração Japonesa, onde estão instaladas a Biblioteca Municipal Praça do Japão, com publicações em japonês, uma Casa de Chá, e a Casa da Cultura, apresentando as artes nipônicas aos curitibanos. A praça também hospeda em seus 14 mil m² mais de 30 cerejeiras doadas pelo governo japonês. A Praça do Japão fica na Avenida Sete de Setembro, na esquina com a R. Francisco Rocha, e o atendimento do Memorial da Imigração Japonesa é feito de terça a domingo, entre as 9h e as 18h.

Praca do Japao

Gastronomia e Vida Noturna no Água Verde

Os restaurantes, bares e casas noturnas do bairro Água Verde atraem um grande movimento de moradores da região e de bairros vizinhos. Conheça as principais atrações:

Restaurante Peixinho
Inaugurado em 1991, o Restaurante Peixinho está localizado na Av. Água Verde, 09. O restaurante serve, a la carte, pratos como Peixe à Milanesa, Moqueca de Peixe e Estrogonofe de Peixe. As porções podem ser individuais ou para casais. Além da opção de comer no local, os frequentadores também podem retirar no balcão os pratos para viagem. Para quem gosta de um bom peixinho frito é uma excelente pedida. Mas vale uma dica: nos finais de semana é bom chegar cedo, já que local enche e fica com fila de espera.

Crossroads
O Crossroads é um dos bares mais antigos de Curitiba que agradam um público muito seleto: os roqueiros. A agenda de shows contempla bandas locais, que tocam músicas próprias e covers de bandas famosas, além de abrigar frequentemente shows de bandas do cenário nacional e internacional. Além da música, o bar conta com o cardápio variado com sanduíches, pratos e petiscos que agradam a todos os paladares. O Crossroads fica na Av. Iguaçu, 2.304.

Crossroads

Educação e Saúde no Água Verde

É no bairro do Água Verde que está localizado o Hospital Pequeno Príncipe, hospital criado em 1919 por uma associação de mulheres que queriam promover a melhora das condições de saúde de crianças carentes. Desde então, o hospital tornou-se referência na área de pediatria e oncologia infantil. O Hospital Pequeno Príncipe já realizou mais de 400 transplantes de órgãos e mais de 1.500 médicos e profissionais da saúde fizeram sua residência no hospital.

Hospital Pequeno Principe

O Água Verde possui diversas opções de escolas e colégios, públicas e particulares. Um exemplo é o Colégio Bom Jesus do Água Verde, localizado na Rua Nestor Victor, 910, atendendo alunos do Ensino Infantil e Fundamental. Outro destaque da rede particular é o Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado na Avenida Iguaçu, 1550, desde sua fundação, no ano de 1946. O Colégio atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Na rede pública, o destaque é para o Colégio Estadual Prof. Lisymaco Ferreira da Costa, que atende alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Comércio e Serviços no Água Verde

O comércio de rua no Água Verde se espalha principalmente nas Avenidas Getúlio Vargas, Iguaçu, e República Argentina, além de ampla oferta de serviços por todas as regiões do bairro. Na rua Chile e em outras vias de grande porte também são encontrados pequenos centros comerciais e galerias em profusão.

Shopping Água Verde
Um dos mais antigos centros comerciais de Curitiba, o Shopping Água Verde foi inaugurado em 1984. Com 70 lojas distribuídas em mais de 6.200m², uma ampla Praça de Alimentação, parque infantil e duas salas de cinema gerenciadas pela rede CinePlus. O Shopping Água Verde já viu dias mais movimentados antes da abertura do Shopping Palladium, no vizinho Portão, mas continua sendo referência em compras na região, assim como ponto de encontro no bairro, em especial no calçadão entre as torres do edifício, que recebe food trucks e feiras de artesanato. O Shopping possui estacionamento cobrado. 

Shopping Agua Verde

Encontre em nosso site as melhores ofertas de apartamentos à venda no Água Verde.

Avaliação do bairro

  • Visão geral (4 opiniões)
    3.6
  • Transporte 
    3.8
  • Cultura e Lazer 
    3.5
  • Gastronomia 
    3.8
  • Educação 
    3.8
  • Saúde 
    3.3
  • Comércio e serviços 
    3.4

Opinião dos moradores

Jessica 26/08/2017

O melhor bairro de Curitiba.

PRÓS

Nenhum ponto positivo.

CONTRAS

Nenhum ponto negativo.

Osvaldo da Costa Paiva Filho 30/11/2016

Morei por longos anos na av.agua verde quase esquina com a república, lugal ideal para se viver, segurança boa vizinhança, facil locomoção, comércio farto e qualificado.população gentil e amigável...só tenho boas lembranças até o final dos anos 80 e inicio dos anos 90

PRÓS

Nenhum ponto positivo.

CONTRAS

cultura e lazer, com certeza devido à proximidade com o centro

Adenilde Gama 19/11/2016

O bairro é maravilhoso, gosto muito de morar aqui

PRÓS

Maro perto da praça do Japão, adoro andar pela rua 7 de Setembro, tem tudo o que você precisa no dia dia

CONTRAS

Nenhum ponto negativo.

Quantidade max. atingida!03

Favorite mais anúncio e salve para ver quando quiser entrando em sua conta!

Entrar na conta Cadastrar