80

Lofts em Curitiba - PR

Lofts em Curitiba: um novo estilo de casa

Além de ser um dos destinos preferidos daqueles que procuram turismo de qualidade, Curitiba está entre as melhores cidades para se viver no território brasileiro, considerado um verdadeiro sonho de moradia para grande parte da população do Brasil.

Seja no turismo doméstico ou a negócios, para quem se aventura na realização de eventos ou até mesmo em convenções, aos que desejam aliar o ritmo de trabalho com boas condições de moradia, os lofts em Curitiba - uma espécie de imóvel compactado - são preferencialmente indicados. Ideais para quem deseja morar sozinho, trabalhar em casa ou iniciar a vida de casal. E muitas opções estão disponíveis para venda ou para alugar em Curitiba e região metropolitana.

Em um local essencialmente urbano, que conta com grandes projetos arquitetônicos, Curitiba se torna altamente atraente devido ao seu perfil cosmopolita que lhe confere vários títulos que lhe fazem jus à fama de “Europa brasileira”, uma impressão muito marcante que persiste até mesmo para os que já não são mais perfeitos estranhos aos costumes e atributos da cidade.

Mesmo na região metropolitana, Curitiba apresenta um crescimento que impressiona. Com isso, o mercado imobiliário se vê em uma posição de constante renovação, na qual novas opções de moradia passam a ser discutidas, surgem, renovam-se e atingem um grau de popularidade após certo tempo ou até mesmo caem em desuso, superadas pelas que se adéquam melhor aos novos contextos do mercado imobiliário

Se na sua vida, as características presentes evidenciam uma latente curiosidade e necessidade de entender como a sinergia da cidade é algo muito presente tanto em seu ritmo frenético no espaço urbano, quanto na tranquilidade existente em seus subúrbios, além de buscar compreender a rotina ativa da capital que possui uma das taxas mais elevadas de bem-estar social do Brasil, com praticidades de locomoção - como a existência do curto espaço de tempo entre o Aeroporto Afonso Pena e o centro comercial (em média, 20 minutos) -, e de ter o anseio em observar a harmonia que espaço urbano e a natureza alcançam na cidade, graças a uma maior conscientização ambiental e preservação da natureza,  talvez o loft em Curitiba se converta em uma das melhores opções para você.

O que é um loft?

O loft é um espaço disponível em Curitiba. Loft para alugar ou mesmo loft à venda em Curitiba e região metropolitana se mostra uma grande tendência que mantem algumas diferenças dos demais apartamentos comuns existentes no mercado.

Todavia, engana-se quem pensa que este negócio é um modelo recente de operação nas imobiliárias de todo o mundo, pois o conceito de loft existe desde a década de 1920.

Os lofts surgiram na França, pelas mãos de um arquiteto conhecido como Le Corbusier, no projeto de apartamentos intitulado Cité Radieuse. Esse é um estilo possuidor de algumas características que não demoraram a se popularizar e permanecem até os dias de hoje.

Se no velho continente houve uma grande aceitação, em terras americanas essa moradia atingiu um boom de crescimento que ganhou de frente a cidade de Nova York, a partir da década de 1950. Nesta cidade, por sinal, o loft alcançou uma relevância que redefiniu o próprio mercado imobiliário local.

Esta amplitude dada à construção não veio à toa. Os lofts conseguiram revitalizar a economia da cidade nas décadas seguintes, tudo propiciado pela revitalização que este projeto traria. Em tempos de outrora, A Grande Maçã sofria com prédios abandonados, galpões espaçosos e indústrias que não operavam mais, todos estes acumulando poeira e com portas fechadas. O encerramento de atividades dessas empresas colaborou para que houvesse uma completa decadência e degradação de vários bairros e a reforma dos mesmos deu lugar a novos lares nas mãos de uma população que era majoritariamente jovem. Este público buscava nestes espaços a possibilidade de aliar moradia com melhores condições de trabalho. Ao mesmo tempo, os lofts acabaram se consolidando também como queridinhos de fotógrafos, atores e artistas plásticos até a atualidade.

Loft na cultura pop

Se antigamente o loft viveu uma era de gradativa expansão, hoje este imóvel está cada vez mais estabilizado, fazendo parte do cotidiano da sociedade e tendo seu espaço na própria narrativa da cultura pop.

Atualmente, o espaço serve até mesmo como uma opção para narrativa de boas histórias que remetam a tempos de décadas passadas. Foi o caso do musical Rent, produzindo na Broadway. Uma jornada musical artística e subversiva de um grupo de artistas que viviam na antiga Nova York dos anos 1980, que se passava no interior de um loft.

Bastante premiado, este musical tem diversas versões ao redor do mundo e conta até mesmo com uma versão cinematográfica, realizada em 2002. Já no cinema, virou um dos cenários mais famosos do campeão de bilheteria Ghost, o drama sobrenatural estrelado por Demi Moore e Patrick Swayze e do icônico Flashdance, ambos produzidos e ambientados também na década de 1980.

O loft como elemento de narrativa também pode ser percebido em diversas outras sitcoms populares na televisão americana, mas um dos exemplos mais marcantes está na série New Girl, onde esse tem um papel fundamental no desenrolar da história.

Nesta série, a atriz Zooey Deschannel vive a adorável professora infantil Jessica Day, que após sofrer uma grande desilusão amorosa resolve se mudar da casa em que vivia com o seu namorado para um loft junto de seus amigos homens, que são um barman, um ex-jogador de basquete profissional, um preparador físico e um publicitário conquistador. Tudo isso em um lugar que um dia já abrigou uma grande fábrica em Los Angeles, que por sinal está disponível para visitação para os fãs e entusiastas da série.

Aspectos técnicos de um loft

Para quem deseja conhecer um loft em Curitiba, é importante ressaltar que na concepção de um loft, faz-se valer de algumas características que nos ajudam a delimitar e reconhecer este como uma forma de moradia e que consegue se transformar em um bom negócio para o inquilino ou comprador.

Primeiramente, para reconhecê-lo, é necessário entender que este imóvel conta com um grande pé direito - termo usado para mensurar a distância entre o pavimento (também conhecido como piso ou chão) e o teto. Muito dificilmente, um loft contará com um pé direito menor do que três metros e vinte centímetros (3,20m).

Lofts também recebem luz natural em abundância e são bem arejados, a circulação de ar e o ambiente bem iluminado propiciam excelentes condições para que o espaço seja considerado saudável para entusiastas da botânica e demais interessados em plantios dentro de casa. A decoração também está muito associada ao estilo industrial, muito embasado na origem destas construções. E em alguns casos, nos edifícios considerados mais rústicos, é possível observar as tubulações aparecendo. As instalações aparentes na construção acabam dando um aspecto completamente moderno e diferente em todo o recinto.

Mas, sem sombra de dúvida, a característica mais marcante e aquela que chama mais a atenção para a aquisição de um loft seja por compra ou por locação é a sinergia existente entre os espaços, considerada essa inclusive uma de suas maiores qualidades.

Isso porque não existem divisórias entre os cômodos. A única separação que ocorre é a existente entre o banheiro e o restante do imóvel, justamente provocada por ser esta uma área íntima.

Em algumas instalações, um mezanino possibilita que o lugar possa se transformar em um quarto ou até mesmo em uma grande suíte, mas é de grande importância lembrar que dificilmente um loft terá menos do que 50 metros quadrados. Geralmente esse ambiente será um pouco mais amplo do que o ofertado por um estúdio ou mesmo por um quarto de hotel, por mais espaçoso que este seja.

Apesar dessas características serem comuns na maioria dos projetos de lofts, nada impede que existam versões que não compreendam alguns dos aspectos tanto citados ao longo do texto.

Inovações sempre vêm ganhando espaço no mercado. No caso, a alcunha dada a este empreendimento é a de loft inspired, que existe pela ausência de um galpão ou prédio comercial antigo que dê abrigo para esta construção, considerado mais como um “ambiente loftado” em que apenas algumas características se fazem presentes, como as grandes janelas

As diferenças entre loft e flat

A estabilização do loft no mercado, ainda assim, não impede confusões, discordâncias e dúvidas quanto às diferenças existentes entre lofts e flats à venda em Curitiba, com os termos sendo confundidos por diversas vezes.

Mas as diferenças se atenuam cada vez mais se pensarmos que o flat nada mais é que um apart-hotel. No apart-hotel, diferentemente do loft, é possível contar com as divisórias entre os cômodos, o que quebra o conceito de sinergia, essência do loft.

As singularidades distintas também podem ser notadas na concepção da decoração e na própria arquitetura que pode ter diferenças gritantes. Enquanto o loft segue uma linha mais prática e moderna, o flat já lida com o aspecto mais tradicional.

As tubulações não aparecem e os demais serviços que estão à disposição em um simples quarto de hotel se encontram no flat. Serviços como restaurante, limpeza e segurança sendo amparados por uma taxa de condomínio, o que pode tornar o investimento oneroso.

Logo, por ter menos taxas e garantir ao morador maiores vantagens como o não-pagamento de taxas e até mesmo o fato do seu inquilino ou comprador poder receber qualquer tipo de visita e outras garantias de comodidade, o loft se viabiliza como um negócio mais interessante para aqueles que prezam por liberdade e privacidade.

Como escolher o loft ideal 

Em qualquer escolha de imóvel, é extremamente necessário que o inquilino ou o comprador possua um grande autoconhecimento. Devem-se levar em consideração as necessidades que você possui no seu dia-a-dia para a garantia de um bom negócio.

O número de pessoas que vão morar com você, o preço a ser acertado na compra ou aluguel do imóvel e a localização são fatores fundamentais para que se tenha uma maior profundidade e referências adequadas, mesmo que a própria cidade de Curitiba ofereça uma possibilidade de flexibilização de tempo e transporte, como já foi mencionado.

Quando acertadas as necessidades, é nesse momento em que o futuro morador entra em contato com a imobiliária ou com o proprietário do empreendimento para iniciar a rodada de negociações e, em comum acordo, acertar alguns pormenores para o fechamento do negócio.

Aconselha-se fazer uma visita no local antes de se fechar qualquer negócio, afinal, se levarmos em conta que por fotos não se consegue ter a dimensão exata de espaço ou mesmo analisar detalhes mais importantes que aparecem apenas no momento da visita, como rachaduras e outros detalhes.

Nesta fase é de suma importância ser extremamente detalhista e reparar em tudo para que a futura morada não se torne uma grande dor de cabeça em um futuro próximo, devido a problemas não averiguados antes da compra ou locação. Para maior segurança, uma vistoria deve ser acompanhada pelo comprador ou locatário do imóvel com a presença de uma testemunha, para que uma rápida aferição seja feita. A importância de uma inspeção minuciosa se intensifica quando o local é mobiliado.

Se houver alguma dúvida ao fechar o negócio, também se aconselha fazer uma comparação do preço médio por metro quadrado de outros lofts ou até mesmo com o preço de apartamentos comuns, estúdios e outras modalidades de moradia.

Quanto mais bem informado você estiver, mais possibilidades você terá de negociar de forma limpa e abrangente com o seu corretor e, assim, aumentam suas chances de realizar um bom negócio, evitando fatores como superfaturamento e acertando pormenores como tempo de entrada e saída no caso de locação, por exemplo.

Hoje, mais do que nunca, o loft é mais do que uma moradia, é um símbolo de independência, muito relacionado ao espírito jovem da nossa sociedade, que atende à necessidade imediatista e criativa.

É o lugar ideal para que se construa a autonomia de viver sozinho pela primeira vez, com um grupo de amigos ou mesmo para um casal jovem. Um espaço ideal para aqueles que realizam home office, ou seja, trabalham diretamente de casa. A versatilidade e a praticidade desse ambiente permitem que a conexão de casa e trabalho seja mais existente do que em qualquer outro lugar.

Gostou? Agora confira as nossas ofertas de Kitnets à venda em Curitiba.

Curitiba/PR
Loft
  • Página 1
  • 2
  • 3
  • 4
Publicidade
Carregando página

Tem certeza que deseja remover este anúncio dos favoritos?

Remover cancelar
Quantidade max. atingida!03

Favorite mais anúncio e salve para ver quando quiser entrando em sua conta!

Entrar na conta Cadastrar