Rua Pedro Avelino, 1, Centro, Jandaíra/BA
Área útil1.567m²
Área total1.567m²
Banheiros10
Garagens10
Mega fazenda de camarão no litoral norte da bahia com 1.560 hectares - maricultura
Descrição
Última atualização: | Ref: FA0008
ADEQUAÇÃO
Criação de camarão (carcinicultura), psicultura, malacocultura, ostreicultura, agricultura com ênfase em cultivo de coco ou dendê (palm oil), plantio de eucalipto, turismo, resorts, hípica, polo equestre, hotel fazenda, loteamento, condomínio dentre outras.
MUNICÍPIO: Jandaíra-BA
ÁREA TOTAL: 1.567,05 hectares (ou 3.588,54 tarefas baianas = 15.67.050 m2).
ÁREA TOTAL DE PRODUÇÃO
O empreendimento ocupa dois imóveis distintos, a saber:
1 - Área Beira Mar com 117,75 ha contendo faixa de praia com 1.445 m de extensão, neste imóvel estão edificadas as casas de Diretores, Biólogos, Gerentes, Técnicos e toda a equipe de maior qualificação. É nesta unidade onde funcionam os Laboratórios para monitoramento das águas dos viveiros e o dia a dia do projeto. É também o berçário da fazenda onde se faz a reprodução dos camarões e produção de “Pós-larvas', como é chamado os filhotes de camarão. Após atingirem determinado estágio de desenvolvimento, as Pós-larvas são triadas e encaminhadas para os viveiros de engorda.
2 - Área Maior com 1.449,30 ha, margeada pelos rios Marcanay e Rio Real, zona de confluência desses dois grandes rios. Nessa área estão os viveiros de cria, recria e engoda, conforme descritos mais adiante bem como toda infraestrutura desde a Portaria, canais, tomada d'água, galpões, escritórios, casas de funcionários, reservatórios etc.
BENFEITORIAS E EDIFICAÇÕES
Viveiros de Engorda = 151 unidades.
Lâmina de água de Viveiros de Engorda = 441,0 hectares.
Viveiros de Formação de Reprodutores = 08 unidades.
Lâmina de água = 5,4 hectares.
Viveiros de Pesquisa = 03 unidades.
Lâmina de água = 4,3 hectares.
Área de Canais de Abastecimento e Distribuição = 73,0 hectares.
Área de Canais de Descarga = 8,0 hectares.
Área de Acessos Principal = 4,2 hectares.
Área de Diques Divisórios = 18,5 hectares.
Área de Diques Periféricos simples e viários = 40,8 hectares.
Área de Lagoas de Decantação = 31,0 hectares.
Total da área bruta do Projeto = 626,20 hectares.
INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO
Capacidade Instalada para 600 toneladas/mês.
UNIDADE DE PRODUÇÃO DE POST-LARVAS
Capacidade Instalada para 200 milhões/mês.
ESPECIFICAÇÕES GERAIS
VIVEIROS DE ENGORDA
Os Viveiros são formados por diques divisórios e dique periférico, canais de drenagem internos, fundo, estrutura de abastecimento de água e estrutura de drenagem e despesca.
Os diques e o fundo são formados por terreno natural local que é arenoso. A secção geométrica típica é trapezoidal, tendo os taludes com inclinação de 1:3 (vertical: horizontal), por se tratar da formação do maciço em areia, com largura da crista nos diques divisórios de 3,00 metros e 7,00 metros nos diques periféricos viários.
Para atender a descarga dos efluentes do Sistema de viveiro é necessária a escavação do canal de descarga que conduz os efluentes até as lagoas de decantação. Estes canais tem a secção geométrica de vazão de formato trapezoidal, com a inclinação dos taludes em 1:4 (vertical: horizontal), e a área de vazão é calculada em função do conjunto de viveiros que atende. A velocidade de escoamento é da ordem de no máximo 0,3m/s (metros por segundo).
Cada Canal de Descarga descarrega seus efluentes em Lagoas de Decantação, que são áreas escavadas, tendo profundidade média de 1,20 metros. Para o descarte dos efluentes é construído um vertedouro de descarga, com controle de vazão através de stop log.
MOVIMENTO DE TERRA
Os trabalhos de terraplenagem consistem na escavação, carga e transportes dos materiais, até o seu local de destinação. No caso dos serviços para construção de uma fazenda de camarão com diques em areia, temos que considerar o espalhamento, formação dos diques, adensamento do material e regularização. Estão inclusos nos custos destes serviços também as proteções necessárias para o estabelecimento do gabarito do projeto.
DIQUES DIVISÓRIOS
Os diques divisórios são formados com areia, retirada do fundo dos viveiros. Têm secção geométrica de forma trapezoidal, com a inclinação dos taludes de 1:3 (vertical : horizontal). Após a formação para a definição do gabarito dos taludes é feito o plantio de cobertura vegetal para a proteção contra erosões.
Extensão total (m) = 7.953,00m.
Área de utilização (m²) = 184.509,60 m2.
Volume total formação em areia (m³) = 571.937,60 m3.
ACESSO
Situada a 12 km da Linha Verde, rodovia estadual pavimentada de excelente qualidade que liga Salvador a Aracajú pelo litoral norte da Bahia; empreendimento situado a 11° ao sul do equador.
TIPOLOGIA AMBIENTAL E COBERTURA VEGETAL
Bioma: Mata Atlântica, Ecossistema Costeiro com Restinga e Manguezais;
Topografia: Plana a suavemente ondulada com aclive nas áreas de várzea em direção às dunas.
Solos: Nas Restingas os solos são invariavelmente arenosos sendo que os principais solos são Espodossolos e os Neossolos Quartizarênicos. Já os Manguezais predominam os solos hidromórficos com a presença de sais podendo apresentar também tiomorfismo e/ou grande acúmulo de material orgânico, correspondendo aos Gleissolos e Organossolos.
Índice pluviométrico: 1.600 – 2.000 mm/ano.
Altitude: entre o nível do mar e 50 metros.
Hidrografia: Área banhada em longa extensão pelo Rio Marcanay ou Rio das Farinhas que desemboca no Rio Reais nas imediações da fazenda, tornando-se mais caudaloso e de plena navegabilidade, e vai se avolumando ainda mais à medida que se aproxima do estuário de Mangue Seco. Além deste rio, a região é banhada por vários rios e riachos perenes.
VEGETAÇÃO
Cobertura Vegetal – Fragmentos de Mata Atlântica em mosaico com vegetação natural de tabuleiro costeiro, Mata Ciliar na margem dos diversos rios tributários do Rio Marcanay ou Rio das Farinhas e Vegetação de Mangue nas proximidades do Rio que sofre influência de maré.
Taboas e Vegetação de Macrófitas nas Áreas Úmidas ou Brejo nas interfaces, entre os manguezais e dunas.
AO REDOR
A despeito do projeto ter sido concebido para criação de camarões, é um formato de Maricultura aplicável à criação tanto de peixes quanto de camarões, permitindo diversificação na produção e aproveitamento de diferentes mercados.
Essas formulações ajudam a comunicar claramente que o modelo da infraestrutura de Maricultura deste projeto é flexível e versátil, de maneira que se adapta às práticas de diferentes tipos de cultivo de mariscos, proporcionando ao empreendedor a liberdade de escolher as espécies melhor situadas no mercado em determinado ciclo.
Considerando que as latitudes ideais para cultivo de camarões e algumas espécies de peixes tropicais e moluscos são entre 0° e 23° de latitude, onde as temperaturas são mais constantes e favoráveis ao crescimento de organismos aquáticos, esta Fazenda de Camarões, Peixes ou Moluscos é uma opção ímpar no cenário brasileiro.
DOCUMENTACAO
02 Escrituras Públicas Registradas no Cartório de Registro de Imóveis de Jandaíra - Bahia.
VALOR DE VENDA: R ,00 (duzentos milhões de reais).
25/12/2025
Proximidades do imóvel
Descubra o que há de melhor ao redor desta fazenda no Centro, em Jandaíra.
Veja os pontos próximos na região.
Escolas
Morar no Centro é estar perto de boas escolas e garantir mais praticidade.
Colégio Estadual Doutor Luiz Viana Filho
140 m
