Rua Marechal Deodoro, 259, Centro, Campinas/SP
Área útil179m²
Área total148m²
Banheiros3
Garagens1
Casa comercial à venda na Rua Marechal Deodoro, 259, Centro, Campinas
Descrição
Última atualização: | Ref: CA265208
Casarão antigo no bairro centro, ícone da década de 1930, imóvel não tombado, contendo 4 dormitórios, 3 salas, 3 banheiros, imóvel de esquina com grande potencial e localização.
Casarões e palacetes dos barões do café e da elite política
Com o aumento da produção, a geração de produtos necessários ao cultivo do café não mais se restringia aos domínios das fazendas. Os cafeicultores da época tinham de sair de seu isolamento e ter contato com compradores, exportadores e as novas tecnologias.
Por isso, ter uma casa no centro da cidade era condição sine qua non à prosperidade. Surgem assim os grandes casarões e palacetes, demonstrando toda a riqueza que o “ouro negro' poderia oferecer. Tudo relacionado ao café criava condições para um maior envolvimento dos formadores de opinião na política nacional.
Ilustres campineiros se destacavam, assim como a cidade em geral, por conta dos recursos adquiridos com a exportação. Com isso, não é de se admirar que o centro de Campinas seja uma nítida demonstração dessa força motriz e de seu desenvolvimento.
Com materiais diversificados, os casarões conseguem se destacar pela criatividade no uso de elementos como ferro, azulejo e vidro. Brasões são instalados nas fachadas, os portões são imponentes e os cômodos, maiores. As janelas recebem vidros franceses e a decoração ostenta mosaicos italianos.
O mobiliário também era importado. Afrescos eram comuns nos ambientes internos. Porcelanas, vestidos de veludo, tudo respirava o continente europeu. Requinte e elegância eram o símbolo da prosperidade. - 28/08/2025
Proximidades do imóvel
Descubra o que há de melhor ao redor desta casa / sobrado comercial no Centro, em Campinas.
Veja os pontos próximos na região.
Escolas
Morar no Centro é estar perto de boas escolas e garantir mais praticidade.
Poliedro
90 mEstácio
100 mBento Quirino
180 m
Restaurantes
No Centro, você encontra opções de alimentação para todos os gostos.
Nutrir
110 mKinoa
120 mGarage 10
140 m
Parques e áreas verdes
Morar no Centro é ter áreas verdes por perto para relaxar e curtir o dia a dia.
Largo do Carmo
120 mPraça Antônio Pompeu
230 mLargo das Andorinhas
320 m