Está de mudança? Entenda os cuidados ao comprar um imóvel

    Essa é uma decisão que você precisa ser tomada com cautela. Há cuidados ao comprar um imóvel que precisam ser levados em consideração. Confira este post!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 meses atrás

    Ah, o incomparável sentimento de casa própria! Para muitos, essa é uma etapa da vida cheia de entusiasmo. Mas, você sabia que todo esse ânimo pode nublar o seu julgamento? Apesar do encanto inevitável da tarefa, é fundamental que você conheça os principais cuidados ao comprar um imóvel.

    Afinal de contas, essa é uma decisão que você precisa tomar acompanhada de muita cautela, levando vários aspectos em consideração, principalmente se você quer evitar o famigerado estresse pós-mudança. Isso posto, elaboramos este post.

    Confira agora tudo ao que você deve atentar para espantar o arrependimento pós-compra!

    Quais são os principais cuidados ao comprar um imóvel?

    Essencialmente, não existe uma lista enxuta de X maneiras para evitar a decepção na aquisição de um imóvel.

    Afinal, o que realmente determinará a sua satisfação com o imóvel comprado é o quanto você sabe dele. De nada adianta reclamar de uma péssima localização sem ter considerado isso anteriormente, entende?

    É fundamental que você tenha uma visão perspicaz tanto durante a visita ao imóvel, quanto na confecção e celebração do contrato. Você precisa examinar minuciosamente todos os aspectos do ambiente, a fim de descobrir todo problema em potencial. Não fique chateado com a ideia de procurar por contras no lugar de prós.

    Você ainda vai contrabalançar as vantagens e desvantagens entre os imóveis. O objetivo desse escrutínio é saber o que você está comprando.

    Caso precise de uma pequena reforma ou reparo, não será uma surpresa desagradável, mas sim uma situação premeditada, com a qual você concordou durante a compra.

    Confira agora alguns detalhes a se observar nesse momento!

    Analisar toda a parte elétrica e hidráulica

    “Acione” o detetive que existe em você e verifique toda a elétrica e hidráulica do imóvel.

    É comum que as imobiliárias ou construtoras deixem os imóveis vagos sem o fornecimento hídrico e elétrico.

    No entanto, eles fazem de tudo para vender. Assim, basta solicitar, com antecedência à visita, que exista energia e água para os testes.

    Na elétrica, você precisará:

    • testar todos os interruptores, lâmpadas e afins;
    • utilizando uma chave detectora de tensão ou o carregador do seu celular, verificar o fornecimento de energia em todas as tomadas;
    • analisar o funcionamento de todos os eletrodomésticos e gadgets disponibilizados, como triturador de resíduos, cortinas de acionamento inteligente, aquecimento de piso e afins.

    Na hidráulica, verifique:

    • todas as torneiras;
    • barulhos de tubulação;
    • vazão dos ralos de pias e box;
    • pressão da água (fraca, forte ou intermitente).

    Por fim, verifique o utensílio que representa esses dois setores: o chuveiro!

    Veja se está em pleno funcionamento, com o aquecimento e abertura adequados, sem falhas ou engasgos.

    Procurar por focos de infiltração

    As famigeradas infiltrações e consequências da sua existência.

    Independentemente de o imóvel ser novo ou não, procure por fissuras ou qualquer outra indicação de infiltração, como pequenas manchas disfarçadas ou umidade nas paredes sem nenhum propósito aparente.

    São defeitos pequenos a um primeiro momento, mas, quando não solucionados, tendem a crescer, resultando em móveis embolorados, paredes e pinturas destruídas e um potencial risco de incêndio, havendo contato entre água e alguma tomada.

    Então, fique de olho!

    Conferir a planta, taxas e imbróglios

    Comprar imóveis na planta pode ser excelente negócio, mas exige cautela redobrada. É fato que as vantagens são inúmeras, como pagamento flexibilizado, burocracia reduzida e um investimento mais suave.

    Porém, para construtoras sem comprometimento moral, as plantas são excelentes formas de “plantar” mal-entendidos.

    Isso posto, fique de olho em todas as taxas acordadas, pré, durante e pós-celebração do contrato. Guarde física e digitalmente todos os documentos referentes à negociação, para que, na eventualidade de uma disputa jurídica, você tenha toda a fundamentação necessária para ser ressarcido.

    Além disso, esteja ciente das taxas que não são de sua competência, segundo o Serviço de Assessoria Técnico-Imobiliária:

    • anuência;
    • corretagem;
    • interveniência.

    Verificar a segurança local

    Se você vive em uma grande metrópole, provavelmente está habituado com o microssentimento de paranoia a respeito da segurança.

    Os condomínios residenciais são o advento imobiliário que lucram com essa sensação. Por isso, assegure-se da infraestrutura do local.

    Caso seja importante a você, verifique a existência de guarita, porteiro 24 horas, entrada identificada, tudo.

    Para além disso, você ainda pode consultar os atuais moradores, perguntando da tranquilidade da região e do imóvel, se é propício para as crianças, enfim… todas as dúvidas que lhe causem incômodos precisam ser sanadas antes da compra.

    Analisar o histórico da construtora

    Essa é indispensável. Resumidamente, se você quer aumentar a chance de não ter dor de cabeça, opte por negociar com construtoras com tempo de mercado e uma reputação sólida.

    Infelizmente, existem inúmeras empresas de ética duvidosa, que podem te prejudicar de alguma forma: seja na aplicação de um golpe ou em uma engenharia de baixo custo.

    Sobretudo, lembre-se: corretor imobiliário não é parâmetro para a verdade absoluta! Você pode ter uma boa relação com o profissional em questão, até mesmo de amizade, no entanto, nem sempre é assim. Não precisa duvidar da credibilidade de tudo que ele diz, apenas tente confirmar por si mesmo.

    Portanto, analise a reputação das construtoras em todas as presenças virtuais dela, como páginas de redes sociais, portais de busca, sites de satisfação do cliente e afins.

    Sites como Google e Facebook costumam disponibilizar uma avaliação de 0 a 5 estrelas pautada nos comentários dos clientes, sendo, portanto, um termômetro do relacionamento da incorporadora com a clientela.

    Além disso, visite inúmeros lançamentos, verificando a qualidade de construção de todos. Abandone a emoção que te restringe a olhar apenas aquele imóvel “perfeito”.

    O investimento em um imóvel tem um caráter muito duradouro, logo, certifique-se de esgotar todas as suas opções, para que a decisão final seja a mais acertada possível.

    Tomar cuidados extras

    Precauções quase nunca são o suficiente, por isso, confira alguns cuidados extras durante esse importante momento:

    • fique atento a toda a documentação exigida;
    • certifique-se de que o imóvel cumpra todas as suas expectativas;
    • priorize os espaços durante a escolha;
    • garanta que cômodos como quartos, cozinha, salas e escritórios tenham boa incidência solar.

    Até pode soar muita coisa, mas esteja certo de que, sendo extremamente cuidadoso e estando ciente de todas as condições do imóvel, a probabilidade de arrependimento é irrisória.

    Embora seja uma etapa da vida que envolve muito entusiasmo e emoção, encare o momento com seriedade.

    Imóveis são investimentos caros e de longa utilização, por isso, todo cuidado é necessário e toda cautela é bem-vinda!

    Agora você está ciente dos principais cuidados ao comprar um imóvel. No entanto, se ainda tem alguma dúvida sobre o tema, entre em contato conosco.

    Temos certeza de que vamos conseguir ajudar você na busca pelo imóvel perfeito!

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.