Guia de pesquisa de carros e motos pela internet

Dicas para comprar um veículo pela internet com segurança
6 Não há dúvidas de que a internet possua oportunidades de compra de veículos mais vantajosas do que na concessionária ou em lojas de seminovos. No entanto, é preciso estar atento a golpes tanto para quem compra para quem vende e, principalmente, saber pesquisar.
Mas o que pode dar errado?

Mas o que pode dar errado?

Mais do que nas outras mídias, na internet é possível mascarar informações. É mais fácil usar uma identidade falsa, manipular imagens e até mesmo vídeos - prometer e não cumprir.

Por isso existem sites de mediação entre compradores e vendedores - é a garantia de que ambos os lados sejam verificados, reduzindo as chances de golpes e problemas.

Um golpe muito comum é pedir um depósito para segurar a venda do veículo, que pode até mesmo não existir. Confira os golpes mais comuns na venda de carros em nosso guia sobre documentação e transferência de veículos.

A principal orientação é: nunca faça qualquer depósito ou compra de veículo pela internet.

Golpes online

O seu objetivo com os anúncios que encontra na internet deve ser o de avaliar as opções de veículo e então agendar uma vistoria presencial. A partir da vistoria, quando decidir comprar o veículo, você deve fazer outra reunião presencial para fechar negócio e realizar a transferência de propriedade.

Recomendamos o seguinte processo de compra de veículos pela internet:

  1. Avaliar os anúncios na internet e escolher os veículos mais interessantes.
  2. Organizar as informações de contato dos vendedores.
  3. Investigar a reputação e a credibilidade dos vendedores.
  4. Realizar a vistoria presencial.
  5. Realizar a negociação e concretizar a venda.
  6. Fazer a Transferência de Propriedade no Detran.

A seguir mostramos algumas formas de confirmar a credibilidade de anúncios de veículos na internet.

Aonde encontrar anúncios de veículos na internet

Aonde encontrar anúncios de veículos na internet

Se for pesquisar em sites de anúncios de veículos, como o portal Chaves na Mão, procure por recomendações e avaliações de consumidores em portais como o Reclame Aqui.

Encontrar anúncios na internet

Alguns sites de classificados são legítimos e outros apenas repetem anúncios de outros sites. Como descobrir a fonte dos anúncios originais? Pesquise o título do anúncio no Google e verifique se há resultados repetidos em diferentes sites e portais. Se um site tem muitos dados de contato desatualizados, também pode ser um simples replicador de anúncios de outros sites, que não tem um mecanismo de atualização.

Outro canal bastante popular são as redes sociais. Hoje é possível encontrar grupos especializados em compra e venda de veículos. O Facebook já oferece, inclusive, um tipo de publicação no formato de anúncio, com campos específicos para informar preço, fotos e detalhes do veículo.

Quando há interesse em algum veículo, é possível enviar uma Solicitação de Mensagem ao anunciante, que poderá aceitar seu contato e iniciar a conversa sobre o veículo. No Facebook é possível ter informações pessoais sobre ambas as partes, além de poder verificar, até certo ponto, se o perfil é real ou é falso.

Porém é fácil criar uma conta no Facebook e aplicar golpes de compra e venda de veículos. Em uma pesquisa rápida por grupos de compra e venda não é difícil encontrar reclamações e histórias de golpes realizados pela rede social.

Os mesmos princípios para se proteger num site de classificados se aplicam às redes sociais.

Investigue a reputação e a credibilidade do anunciante

Investigue a reputação e a credibilidade do anunciante

Na maioria dos casos o meio de veiculação de anúncios (redes sociais ou site de classificados) não se responsabiliza pela negociação. Há portais que são mediadores de negócio e tomam medidas para proteger compradores e vendedores.

Mas nada supera algumas precauções para verificar a credibilidade dos vendedores.

Pesquisa na internet
  • Se estiver comprando de pessoa física
    • Pesquise o CPF da pessoa no site da Receita Federal, procurando por problemas e pendências judiciais.

    • Se possível tente conversar com o vendedor por redes sociais como o Facebook, é uma das formas de verificar se a pessoa usa seu verdadeiro nome e se é suspeita ou não. Perfis sem fotos, com poucos amigos ou com pouca atividade pode significar um usuário sem engajamento, mas também um perfil falso.

    • Ligue para o telefone anunciado e converse com o vendedor.

    • Se estiver comprando em grupos do Facebook, pesquise o nome do vendedor nos grupos, em busca de históricos de golpes. Faça também uma pesquisa no Google em busca de denúncias e reclamações sobre esse anunciante.

  • Se estiver comprando de pessoa jurídica:
    • Ligue para a loja para ver se ela realmente existe.

    • Procure seu endereço no Google Maps e veja se a loja possui fachada. Se for uma loja muito nova pode não estar no Google Maps, nesse caso faça uma visita para conhecer o veículo. Se for em outra cidade, peça para algum amigo ou conhecido verificar a existência da loja. Uma alternativa é pedir para uma empresa de moto boy tirar algumas fotos do local, pelo preço de uma corrida.

    • Pesquise o nome da loja para ver se tem site e perfis nas redes sociais. Procure por recomendações, reclamações ou comentários de outros clientes.

    • Faça uma pesquisa com o CNPJ da loja no site da Receita Federal, no SERASA ou em qualquer outro serviço de proteção ao consumidor.

    • Pesquise no Google o nome da loja e o CNPJ à procura de reclamações, processos judiciais e publicações de possíveis vítimas de golpes.

  • Em ambas situações
    • NUNCA deposite dinheiro antecipadamente.

    • SEMPRE vistorie o carro pessoalmente antes de fechar negócio.

    • Peça por fotos em boa resolução que mostrem detalhes do carro.

    • Procure descobrir, nos sites das montadoras, quais são os acessórios e como são as condições dos veículos originais, para comparar com o veículo de interesse. Com isso você pode identificar modificações ou adaptações indesejadas.

Verifique a qualidade do anúncio

Verifique a qualidade do anúncio

Um anúncio mal feito pode significar duas coisas: descuido ou despreparo do anunciante e tentativa de golpe. Um vendedor honesto não tem o que esconder e fará de tudo para fornecer o máximo de informações e detalhes possíveis para você analisar. Já um possível falsário poderá criar, propositalmente, um anúncio incompleto para atrair vítimas para ouvir sua “história”. É quando o golpe começa.

Portanto, ao pesquisar veículos na internet, escolha os anúncios completos. Acompanhe alguns critérios de avaliação:

  • Fotos bem enquadradas

    Que mostrem o veículo por dentro e por fora, com destaques para os pequenos detalhes do espaço interno e acessórios.

  • Informações completas

    Sobre o modelo do carro, ano, marca, e dados adicionais como histórico de acidentes, revisões ou modificações no veículo.

  • Preço dentro do mercado

    Ninguém quer perder dinheiro na venda de um veículo. Se o preço estiver barato demais, tome cuidado pois pode ser golpe.

  • Dados de contato que funcionem

    Ligue para o anunciante, envie um e-mail ou entre em contato pelo site de classificados ou rede social. Avalie a taxa de resposta e se o atendimento é cordial e respeitoso.

Organize suas informações antes de sair para conhecer os veículos

Organize suas informações antes de sair para conhecer os veículos

Se você precisa decidir entre vários veículos, é importante organizar as informações para facilitar o processo e evitar confusões.

Organize suas informações

Você pode anotar os dados de cada veículo em um caderno, pode utilizar softwares como Evernote (que aceita links, mapas, fotos e permite realizar anotações em fotos e imagens, além de oferecer um aplicativo para celular) ou criar pastas na sua ferramenta de e-mails para organizar as informações referentes ao veículo que está comprando.

Antes de fechar negócio, leia nosso guia sobre Técnicas de negociação de veículos e faça uma vistoria completa do veículo antes de comprar.