Guia do anúncio de carros e motos na internet O guia para produzir um anúncio de veículos com sucesso na internet

7 A venda de um veículo é uma decisão de compra importante, que demanda pesquisas e avaliações do comprador. Por isso, o primeiro passo para uma venda de sucesso é um anúncio bem feito. Conheça as dicas do Chaves na Mão para vender o seu veículo o mais rápido que puder!
O objetivo do anúncio de veículos: marcar uma vistoria presencial

O objetivo do anúncio de veículos:
marcar uma vistoria presencial

Um erro comum é achar que o veículo se venderá pelo anúncio.

A internet serve apenas como uma vitrine e seu objetivo é atrair interessados. Ao receber os contatos, você deverá qualificá-los, ou seja, identificar quem é realmente um possível comprador e quem está “só olhando”. Qualificar um contato é também descobrir se tem os meios para realmente comprar o carro.

Essa distinção é importante para que você não perca tempo e energia atendendo pessoas que, no final das contas, não têm a intenção de comprar.

Checar antes de comprar um carro usado

Portanto, faça anúncios com apenas uma intenção: trazer interessados para vistoriar o veículo. A vistoria do veículo e o test drive são momentos muito próximos da concretização da venda.

Para ser mais efetivo, não pense em vender pela internet: pense em conseguir vistorias.

Tipos de consumidores de carros e motos

Tipos de consumidores de carros e motos

A forma de produzir seu anúncio deve estar alinhada com o perfil de veículo e o perfil do público-alvo. Escrever um anúncio específico para um tipo de público é a forma mais rápida de atrair o perfil certo de cliente - resultando em uma venda mais rápida e sem problemas.

Os anúncios que vemos na internet costumam ser genéricos, sem ressaltar pontos fortes do veículo e sem uma história para contextualizar a venda. Só um anúncio direcionado a um público específico consegue chamar a atenção dos verdadeiros interessados.

Podemos separar os consumidores de veículo de diversas formas. A primeira delas é respondendo à pergunta: para quê eu quero um veículo?

Vamos conhecer alguns perfis de consumidores segundo o aspecto da finalidade do veículo:

  • Veículo transporte

    O foco desse consumidor é no papel funcional do veículo: levar do ponto A ao ponto B. O cliente que quer um veículo transporte presta atenção em itens como consumo de combustível, durabilidade e facilidade de manutenção.

    Exemplo: Vendo RENAULT SCÉNIC AUTHENTIQUE 1.6 16V, motor Flex com rendimento de 12 km/litro na cidade. Com 60.000 quilômetros de uso e todas as revisões feitas em concessionária. É um carro prático e econômico, possui amplo porta-malas, direção hidráulica, ar condicionado, alarme e desembaçador traseiro.
  • Veículo família

    O foco desse consumidor é em um veículo completo que possa atender às necessidades da família. É um público que se orienta pelos comerciais de TV e não costuma pesquisar muito. Ouve opiniões de amigos e o senso comum.

    Exemplo: Vendo RENAULT SCÉNIC AUTHENTIQUE 1.6 16V, modelo 4 portas com encosto de cabeça traseiro. CD Player com entrada USB e computador de bordo. Direção hidráulica, potente ar condicionado e bom rendimento na estrada. Porta-malas amplo. Assentos para passageiros com cintos de segurança de 3 pontos. Modelo robusto e espaçoso, ideal para a família.
  • Veículo espelho

    O foco desse consumidor é em um veículo que seja a expressão de sua personalidade. Deve ser bonito por dentro e por fora, são clientes que procuram sensações e experiências. São bastante visuais, estimulados por fotos e vídeos.

    Exemplo: Vendo RENAULT SCÉNIC AUTHENTIQUE 1.6 16V, estilo minivan baseado no Mégane. Cor preta original de fábrica. Carro espaçoso e versátil, com bom rendimento de combustível, amplo porta-malas e confortável para dirigir. Airbags, CD Player e ar condicionado de fábrica.
  • Veículo paixão por dirigir

    São consumidores orientados pela performance do veículo. Focam em itens como desempenho do motor, dirigibilidade e estabilidade.

    Exemplo: Vendo RENAULT SCÉNIC AUTHENTIQUE 1.6 16V, direção hidráulica, computador de bordo e retrovisores elétricos. Edição com motor Flex, ano 2007/2008, apenas 60.000 quilômetros rodados e com revisões em dia.
  • Veículo melhor negócio

    Geralmente são os consumidores que entendem tudo sobre carros ou motos e analisam absolutamente todos os detalhes. Estão em busca do melhor negócio e precisam de informações completas.

    Exemplo: Vendo RENAULT SCÉNIC AUTHENTIQUE 1.6 16V, ano 2007/2008 modelo Flex. Acessórios: airbag, alarme, ar condicionado, ar quente, CD Player, computador de bordo, desembaçador traseiro, direção hidráulica, encosto de cabeça traseiro, limpador traseiro, rádio, retrovisores elétricos, travas elétricas e vidros elétricos. IPVA pago, único dono, sem batidas.

Percebeu como em cada exemplo o anúncio reforça diferentes pontos do veículo? Você não precisa ocultar as outras informações, basta colocá-las na continuação do anúncio ou enviar para os interessados mais tarde. O que importa é chamar a atenção do público que tenha o perfil mais adequado para o veículo que você esteja vendendo.

Não se esqueça também de que muita gente não entende de carro e não conhece a função e finalidade de peças modificadas, siglas e até mesmo de alguns acessórios. Por garantia, faça o anúncio para o público que não entende de carro.

Agora que você entende a importância de reforçar determinados pontos do veículo, vamos conhecer os elementos que constroem um bom anúncio na internet. Cada elemento deve ser produzido pensando no perfil de público que você queira atrair.

Elementos para um bom anúncio

Elementos para um bom anúncio

Revisão
  • Histórico do veículo

    Separe o manual do proprietário, a nota fiscal da compra e todos os comprovantes de revisões, manutenções e trocas de peças que você fez no passado. Deixe esse material à disposição dos interessados durante a vistoria.

  • História do veículo

    Num anúncio na internet, dependendo do seu público-alvo, vale a pena fornecer mais detalhes sobre o veículo. Conte as razões da venda e como o veículo foi usado. As histórias dão um toque pessoal e fortalecem a credibilidade do anúncio e do anunciante.

  • Veículo limpo

    Antes de tirar fotos e receber visitas, faça uma limpeza completa, por dentro e por fora (não se esqueça do motor!). Faça um polimento externo para o veículo ficar bem nas fotos e uma higienização interna para tornar as vistorias mais agradáveis.

  • Fotos bem tiradas

    Procure na internet por dicas e exemplos de fotografia de carros e motos. É importante escolher um dia e local com boa iluminação. Enquadre bem o veículo, tirando as fotos básicas (de frente, de lado e por trás) e então da parte interna. Mostre os detalhes de acessórios tecnológicos e adicionais. Na internet, as fotos vendem!

  • Faça uma revisão

    Dos itens principais e guarde os comprovantes. Utilize essa revisão como argumento de vendas, pois mostra seu cuidado com o veículo e suas boas intenções com o próximo proprietário.

Dicas Chaves na Mão

  • Se o veículo precisar de alguns pequenos reparos e você não quiser gastar com isso agora, faça alguns orçamentos e divulgue no seu anúncio. Como cortesia, dê um desconto no valor dos reparos necessários!

  • Por sua segurança, não receba interessados para vistoria do veículo em sua casa. Marque em local público ou em algum ponto de referência mais conhecido.