Como vender meu carro ou moto

Conheça as diferentes formas de vender o seu veículo usado
3 O que é melhor: vender para concessionária, revendedora de seminovos ou pela internet? Conheça as vantagens e desvantagens de cada opção, e use nossas dicas para conseguir o melhor negócio possível na venda do seu veículo usado!
Vender para uma concessionária ou revendedora?

Vender para uma concessionária ou revendedora?

Dentre as opções disponíveis para vender seu veículo, a de vender para uma revendedora é, na maioria dos casos, a menos lucrativa.

O lucro desse tipo de negociação é baixo porque seu veículo será comprado por aproximadamente 20% abaixo do valor de mercado (tabela FIPE). A justificativa da revenda é que terá de aplicar aplicar seus custos operacionais, seu lucro e a comissão dos vendedores para compor o preço final de venda do veículo.

A vantagem de vender para uma revenda de veículos usados é que você não precisa se preocupar com atendimento a clientes, receber visitas, preparar papelada ou gerenciar anúncios. Basta negociar o carro e sair com o dinheiro em mãos.

Revendedora Concessionarias

Pensando pelo lado da procura, a revenda de veículos costuma atrair um perfil de clientes mais conservador. Muitos consumidores, por exemplo, compram carro de revendedoras para que entre em vigor a garantia protegida pelo Código de Defesa do Consumidor, de até 90 dias. Essa garantia não existe se o carro for negociado entre pessoas físicas…

Se você quer vender o veículo a uma revenda, faça diversas pesquisas de preço para entender a verdadeira situação do mercado (não confie apenas no vendedor!). E o principal: não se contente com apenas uma proposta. Proponha o veículo para diversas lojas para ter opções. Prefira as revendas que trabalhem com o perfil de veículo mais parecido com o seu, dessa forma a venda será mais rápida e a revenda terá mais interesse no seu veículo.

Dicas Chaves na Mão

Ao vender para uma concessionária ou revendedora de veículos, nunca deixe na loja o documento original do veículo - entregue apenas uma cópia autenticada. Se deixar o carro sob consignação, assine um contrato que estabeleça preço de venda, margens de desconto e condições gerais da negociação, como despesas com marketing e vendas.

Vender pela internet

Vender pela internet

A venda pela internet é a opção que oferece o melhor custo-benefício.

Há diversas possibilidades de anúncio e muitos deles são gratuitos. Ao anunciar na internet você poderá vender seu veículo para outras cidades, o que já não é tão comum na venda por concessionárias, revendedoras, anúncios impressos e os feirões de veículos.

Vender pela internet

Os anúncios na internet têm maior alcance e geralmente atraem dezenas de compradores com um único anúncio. A desvantagem é que você terá que dedicar tempo e atenção a toda essa gente, agendando visitas presenciais e respondendo perguntas.

Apesar de suas facilidades, a incidência de golpes pela internet é maior do que na venda a pessoas jurídicas, porque na internet é mais fácil criar perfis falsos e praticar estelionato. Por isso é preciso analisar a credibilidade do canal de divulgação e dos compradores interessados.

Além de sites de classificados, é possível vender seu veículo nas redes sociais.
Atualmente o Facebook oferece a opção de anúncio em grupos de compra e venda. Encontre o grupo de sua região e anuncie lá o seu veículo.

Como na internet o comprador de veículos tem muitas opções para pesquisar, você precisa considerar o fator da concorrência não só para desenvolver seu anúncio, mas também para decidir sobre o preço.

Ou seja, dependendo do seu veículo, você terá que baixar um pouco o preço de venda para ganhar destaque entre tantos modelos semelhantes. Mas, para que seu anúncio seja mais efetivo, o Chaves na Mão desenvolveu um guia para anúncios de veículos na internet. Confira!

Uma opção é anunciar seu veículo em jornais, mas os anúncios são pagos e não têm o mesmo alcance dos anúncios virtuais. Portanto recomendamos que se você quer vender seu veículo diretamente a pessoa física e deseja investir em anúncios, escolha um bom portal de compra e venda de veículos e compre um anúncio premium. Se o seu anúncio for bom e o preço for justo, terá logo um bom retorno sobre seu investimento nessas mídias.

Vender em um feirão de veículos usados

Vender em um feirão de veículos usados

O feirão de veículos usados é um grande evento destinado a catalisar a compra e a venda de veículos. Cada cidade tem um ou mais organizadores de feirões.

Feirão de carros

A vantagem de vender em um feirão de veículos é a velocidade. O marketing investido em um feirão costuma reunir milhares de pessoas com o objetivo de saírem de lá com um veículo comprado ou com um veículo vendido.

Além da quantidade de pessoas, os feirões costumam reunir empresas facilitadoras das negociações, como financeiras, advogados, despachantes e representantes de bancos. Toda a negociação poderá ser realizada na própria estrutura do feirão.

Antes de vender, regularize a documentação

Antes de vender, regularize a documentação

Atenção para a responsabilidade de pendências judiciais no seu veículo usado!

  • Agora é lei:

    O vendedor tem a responsabilidade legal de eventuais pendências judiciais e financeiras que possam trazer prejuízos para o novo proprietário. Sabendo disso, resolva todas as pendências que seu veículo tenha, antes de vendê-lo, e assine um contrato com o novo comprador alegando que o veículo está livre de pendências e que você se responsabilizará por eventuais problemas.

Transferencia de veículos

É uma forma de demonstrar boas intenções e estabelecer confiança com o novo proprietário.