Fazer a mudança e adaptar-se ao novo lar É hora de se mudar!

8 Confira as dicas do Chaves na Mão para realizar uma mudança segura e tranquila, além de orientações importantes sobre manutenção e conservação do novo imóvel.

Dicas para uma mudança organizada e eficaz

A mudança não precisa ser uma tarefa estressante: basta se planejar com antecedência e prestar atenção em alguns detalhes importantes.

1 MÊS

  • Faça uma lista do que vai levar.

    Agora que você está de mudança, que tal desapegar daqueles itens que você não usa mais? Visite cada cômodo da casa e reviste armários, prateleiras e estantes, anotando o que fica e o que vai embora. Você pode vender, fazer um bazar para seus amigos ou doar para instituições de caridade. Passe adiante!

  • Separe caixas para empacotar

    Antes de começar a embalar, colete na vizinhança (em lojas e supermercados) caixas de papelão para fazer sua mudança. Compre plástico bolha, fita crepe larga e marcadores permanentes. Deixe separado também materiais de limpeza, para tirar o pó dos itens antes de empacotá-los.

  • Embale primeiro os itens que você não usa diariamente

    A poucos dias da mudança, desmonte e embale todos os móveis, objetos e utensílios que não são essenciais no dia a dia. Itens de decoração, roupas de cama e louças também entram nessa lista! Identifique as caixas com o seu conteúdo e para qual cômodo elas irão.

  • Desmonte e embale os móveis

    Antecipe-se com os armários, estantes, prateleiras e móveis que precisam ser desmontados. É um processo que exige cuidado e atenção para não danificar as peças, portanto evite deixar para o dia da mudança, que será corrido. Marque as peças que se encaixam e embale com plástico bolha para proteger as arestas contra riscos e arranhões.

Mudança organizada Mudança eficaz

1 SEMANA

  • Contrate a empresa de mudança

    Faça uma boa pesquisa e contrate a empresa de preferência, que tenha tratamento para frágil e uma equipe suficiente para fazer sua mudança. Cuidado com aventureiros e pechinchas, você pode sair no prejuízo se um móvel for danificado durante a mudança. Confira se a empresa possui mantas e cobertores para proteger as peças.

  • Troque o endereço das principais contas

    Há cerca de 2 semanas de se mudar, troque o endereço das contas de luz, água, internet e telefonia, além de assinaturas de revistas e jornais. Atualize seu cadastro do plano de saúde, do cartão de crédito, das contas bancárias e das lojas em que costuma comprar.

2 DIAS

  • Faça uma faxina na nova casa

    Antes de trazer suas coisas, limpe tudo direitinho! Além de tirar o pó, lave os pisos, as portas e as janelas, higienize os banheiros e limpe armários e estantes. Deixe a casa arejada por uns dias, para eliminar eventuais cheiros de mofo e de umidade. Aproveite para fazer os pequenos ajustes que faltam.

1 DIA

  • Empacote os últimos itens

    Faltando 1 dia para a mudança, esvazie e limpe sua geladeira, deixe-a desligada e com a porta aberta, seque para que não vaze durante o transporte. Empacote o que faltou: como roupas, itens de higiene pessoal, louças e itens de limpeza.

  • Reserve itens de uso pessoal

    Em uma mochila, separe 2 mudas de roupa para cada pessoa, itens de higiene pessoal, toalhas de banho e panos de chão. Você poderá usar esses itens nos primeiros dias na casa nova.

NO DIA DA MUDANÇA

  • Acompanhe o processo da mudança

    Mesmo que tenha contratado uma empresa, reserve um período do seu dia para acompanhar a mudança. Dessa forma você fica de olho se ficou alguma coisa para trás, e certifica de que estão tratando seus itens com cuidado.

  • Leve consigo itens valiosos

    Por segurança, carregue com você joias, celulares, câmeras e itens frágeis ou valiosos. No caso de obras de arte, fotografe para documentar o seu estado de conservação, ou contrate uma empresa especializada no transporte desses itens.

DEPOIS DA MUDANÇA

  • Monte um cômodo de cada vez

    Quando a mudança estiver concluída, organize um cômodo por vez, iniciando pelos mais usados como cozinha e banheiros. Quando terminar, faça uma faxina geral na casa e pronto: mudança realizada!

Saída antecipada do imóvel alugado

Se você mora de aluguel, terá que tomar cuidado com o período do seu contrato atual para evitar o pagamento de multas desnecessárias.

Segundo a Lei do Inquilinato, o locador não pode exigir o imóvel antes do término do período contratual. O inquilino, no entanto, pode, mas estará sujeito às condições de rescisão estabelecidas no contrato.

Saída antecipada do imóvel alugado

Por via de regra, a multa de rescisão de contrato de aluguel, se existir, deve ser proporcional ao período que resta para o fim do contrato. Se o proprietário, a imobiliária ou o administrador de imóveis exigir uma multa desproporcional, recusando-se a cobrar os valores adequados, entregue as chaves imediatamente e entre na justiça.

Você está protegido pela Lei do Inquilinato e pelo Código Civil. Na maioria dos contratos de aluguel, após 12 meses de contrato não há multa de rescisão, desde que o locador seja avisado da sua saída com 30 dias de antecedência.

Taxas de mudança

Fique atento para alguns condomínios que cobram taxa de mudança. Essa taxa existe para compensar gastos do condomínio com mudanças, como disponibilização do elevador, possíveis danos físicos ao condomínio e despesas com limpeza.

Não há legislação contra ou a favor da taxa de mudança, o que vale é o regulamento interno do condomínio.

Cuidados com o novo imóvel

O inquilino que cuida do novo lar não terá despesas extras na hora de deixá-lo. O proprietário que cuida do seu imóvel garante sua valorização no tempo, e mantém o imóvel sempre em bom estado de conservação e pronto para uso ou venda.

Atenção para alguns cuidados básicos para novos proprietários ou inquilinos:

  • Instalações elétricas e hidráulicas

    A manutenção dessas instalações previne curto-circuitos, vazamentos e sobrecargas.

  • Atenção para a qualidade dos acabamentos

    Torneiras, misturadores, puxadores e demais acabamentos de baixa qualidade duram menos e desvalorizam o imóvel.

  • Manutenção de móveis e peças.

    Itens como dobradiças e fechaduras de armários e móveis, esquadrias de janelas e as peças do box exigem manutenção regular para garantir sua boa conservação!

  • Área externa.

    Se você mora em casa ou sobrado com área externa, atenção para a boa manutenção da fachada e do jardim! O descuido aparente desvaloriza o imóvel.

Cuidados com o novo imóvel

Não se esqueça de manter suas finanças em dia

Comprar ou alugar um novo imóvel é um grande passo. Mas seus sonhos não param por aí, não é?

Finanças em dia

Portanto, continue economizando e preparando suas finanças para os objetivos do futuro. Encare sua conquista como uma preparação para conquistas maiores!