Anuncie

Saiba quais são os documentos necessários para a transferência de carro

Comprar um veículo, seja novo ou usado, costuma ser sinônimo de entusiasmo. Saiba quais são os documentos necessários para a tranferência de carro.

Saiba quais são os documentos necessários para a transferência de carro

Comprar um veículo, seja novo ou usado, costuma ser sinônimo de entusiasmo. Afinal de contas, poucas ferramentas se mesclam ao nosso cotidiano tão bem quanto um carro.

Da mesma maneira que os smartphones, os automóveis acabam tornando-se extensões das nossas vidas, com as mais variadas personalizações, que visam facilitar o nosso dia a dia.

Apesar disso, poucas pessoas conhecem a obrigatoriedade de documentar essa cerimônia de posse.

Por isso, elaboramos este post. Hoje, você terá a oportunidade de conhecer algumas curiosidades a respeito da propriedade dos veículos, conferindo tudo o que será necessário nesse procedimento, como os documentos para transferência de carro.

Portanto, acomode-se e tenha uma boa leitura!

A razão para a transferência de propriedade

Além de conhecer os documentos necessários, é muito importante compreender a necessidade de todo esse evento burocrático — a transferência. Essencialmente, o Estado brasileiro detém um controle rigoroso sobre a malha veicular existente no país.

Esse controle nada mais é do que um rico banco de dados, portador de todas as informações dos veículos no Brasil, do momento em que eles saem das montadoras até a garagem do consumidor.

Essas informações são armazenadas tanto nos sistemas dos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs), quanto no RENAVAM — Registro Nacional de Veículos Automotores.

A finalidade dessa extensa base de dados é garantir agilidade nos processos que inspecionam irregularidades, identificando até mesmo a utilização criminosa de um veículo durante ilicitudes.

Percebe? O principal motivo para agilizar a transferência de titularidade — seja você o proprietário a transferir ou o novo dono a assumir — é a total isenção de responsabilidades legais.

Entenda abaixo o que a transferência de responsabilidade legal significa tanto para quem vende, quanto para quem compra!

Para o vendedor

Agilizar a transferência de propriedade significa isentar-se da responsabilidade de arcar com multas e infrações ocasionadas pelo novo proprietário.

Além disso, com a transferência devidamente formalizada, não recairão mais sobre o antigo dono as obrigatoriedades tributárias da posse do veículo, como o IPVA.

Para o comprador

Também existe uma razão primordial para motivar o novo proprietário a responsabilizar-se pelo veículo: viabilizar a contratação de seguro auto.

Muitos desconhecem que as seguradoras só geram apólices para veículos lastreados no nome do proprietário, mas nunca no de terceiros.

Portanto, caso você compre um carro e pretenda mantê-lo em segurança, a transferência de titularidade será o primeiro passo para permitir que isso aconteça.

Os documentos para transferência de carro

Certo, agora que você já sabe a importância de assumir as responsabilidades legais — comprando — ou se isentar delas — vendendo —, chega o momento de conferir a documentação necessária para viabilizar essa transferência. Confira!

Carteira Nacional de Habilitação, RG ou CPF

Você precisará de duas vias — original e cópia — de um desses documentos.

Comprovante de residência

Cópias ou originais referentes aos três últimos meses. Lembre-se: a titularidade desse documento deverá estar em nome do comprador ou de um parente de 1º grau.

Faturas de abastecimento de água, energia elétrica e demais serviços, como internet e telefonia, poderão ser utilizados para comprovar residência.

Certificado de Registro do Veículo

O CRV precisará ser apresentado em via original, completado pelo antigo dono e com firma autenticada em cartório de ambas as partes, comprador e vendedor.

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo

O CRLV precisará ser apresentado em duas vias — original e cópia. Anexados ao CRLV, deverão constar os comprovantes de quitação dos débitos tributários, como o IPVA, licenciamento, multa e demais pendências resolvidas.

Todos esses itens deverão ser quitados, reunidos e apresentados pelo antigo proprietário.

Formulário do RENAVAM

Serão necessárias duas vias — originais — devidamente preenchidas.

Decalque do chassi

Serão necessárias duas etiquetas adesivas com referência à numeração do chassi do veículo. Esses rótulos serão anexados ao formulário do RENAVAM.

Certidão de quitação do RENAVAM

Apenas uma cópia. Esse documento atesta a inexistência de pendências administrativas relacionadas ao veículo em transferência.

O procedimento burocrático

Antigo e novo proprietário, tendo reunido toda a documentação acima, poderão dar continuidade ao processo de transferência.

O primeiro passo é juntar toda a papelada e ir até o DETRAN com uma unidade bancária anexa ou a um banco conveniado ao DETRAN, solicitando a emissão e pagamento de um boleto referente à taxa de transferência.

Boleto emitido e pago, reúna o comprovante de seu pagamento a toda a documentação. Então, basta ir ao DETRAN da sua região, dando início ao processo de transferência.

A primeira coisa a ser feita é o agendamento da vistoria do veículo. Essa perícia pode ser realizada em diferentes locais, a depender do seu estado, sendo sensato você seguir as orientações recebidas no Departamento de Trânsito regional.

Vistoria realizada, documentos e comprovantes reunidos, apresente toda essa papelada mais uma vez ao guichê de atendimento específico do DETRAN, que revisará e finalizará o processo.

Por fim, caso você seja o novo proprietário, bastará retornar ao DETRAN na data por eles estipulada, resgatando os documentos.

As taxas estaduais e o período para a transferência

Por fim, existem mais duas coisas que você precisa saber. A primeira é o valor das taxas cobradas no DETRAN da sua regionalidade, que pode variar de um estado para outro.

Como exemplo, observe a disparidade entre as taxas cobradas no Paraná — R$ 297,46 — e no Rio de Janeiro — R$ 135,32. Isso demonstra que existem diferentes mecanismos de arrecadação para cada localidade do país.

A segunda informação valiosa a você, vendedor ou comprador: todo esse processo de transferência de titularidade precisa ser agilizado dentro do período de 30 dias.

Esse prazo começa a contar a partir da oficialização da venda, e notificar o DETRAN sobre essa venda o quanto antes é uma responsabilidade primariamente do antigo dono.

Até porque o principal prejudicado com a omissão dessa transferência será o antigo proprietário, que continuará sendo responsabilizado pelos débitos e infrações do novo dono.

Neste infográfico, saiba também o passo a passo de como emplacar veículos novos ou usados:

E então, gostou deste post comentando sobre os documentos para transferência de carro? Sendo assim, aproveite a passagem pelo blog para assinar a nossa newsletter. Dessa maneira, você receberá os nossos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!

Será que o Brasil pode se tornar o país dos carros elétricos?

Descubra o futuro dos veículos elétricos no país. Governos de todo o mundo estão considerando os carros elétricos como um recurso importante para descarbonizar os setores de energia e transporte. E também como uma arma para aliviar as mudanças climáticas, pois pela análise do seu ciclo de vida, o carro elétrico é mais ecológico. Um […]

Continuar lendo
Será que o Brasil pode se tornar o país dos carros elétricos?

Uber Comfort — Lista de Carros Que Entram Nessa Definição

Veja se o seu carro se enquadra nessa categoria! Hoje em dia, quando você solicita uma carona da Uber, você tem várias opções para escolher, dependendo das suas necessidades. Uma dessas opções é o Uber Comfort. Se você está se perguntando o que é e como ele difere de outros tipos de passeio, continue lendo! […]

Continuar lendo
Uber Comfort — Lista de Carros Que Entram Nessa Definição

Tudo que você precisa saber ao trocar de carro

Em função de seu enorme público consumidor, nosso país conta com um dos mercados automotivos mais aquecidos no mundo. Além disso, a população ainda nutre uma forte paixão pelos automóveis, alavancada pela era dourada do automobilismo nacional, com Senna, Piquet e Fittipaldi. Por esse misto de motivos, trocar de carro sempre foi um evento prazeroso […]

Continuar lendo
Tudo que você precisa saber ao trocar de carro

Como a depreciação de veículos interfere na venda de carros?

Depreciação de carros Você já percebeu a desvalorização que ocorre no preço dos automóveis ao longo dos anos? Em realidade, a depreciação é um fenômeno comum no mercado de venda de carros, afinal de contas, todos os bens têm uma vida útil, sendo que o desgaste dos componentes pode acontecer tanto em função do tempo […]

Continuar lendo
Como a depreciação de veículos interfere na venda de carros?

Vai anunciar um carro? Veja aqui como fazer o anúncio perfeito

Está pensando em vender seu carro? Utilizar a internet nessas horas é uma boa alternativa. Pesquisas atuais dizem que mais de 90% das pessoas fazem pesquisas online por preços e modelos de automóveis. Além de ser uma forma prática, você não vai gastar nada como aconteceria se terceirizasse a venda. Inclusive, há sites e plataformas para anunciar […]

Continuar lendo
Vai anunciar um carro? Veja aqui como fazer o anúncio perfeito

Saiba quais são os documentos necessários para a transferência de carro

Comprar um veículo, seja novo ou usado, costuma ser sinônimo de entusiasmo. Afinal de contas, poucas ferramentas se mesclam ao nosso cotidiano tão bem quanto um carro. Da mesma maneira que os smartphones, os automóveis acabam tornando-se extensões das nossas vidas, com as mais variadas personalizações, que visam facilitar o nosso dia a dia. Apesar […]

Continuar lendo
Saiba quais são os documentos necessários para a transferência de carro

Saiba de uma vez por todas como fazer financiamento de carro

O financiamento é uma das maneiras mais convenientes e acessíveis de adquirir um carro. A popularidade da modalidade se justifica pela rápida obtenção do bem — ante o consórcio, que exige a espera para ser contemplado —, mesmo para quem não dispõe do valor do carro à vista. Entender como fazer financiamento de carro é uma dúvida que ainda confunde muitas pessoas. […]

Continuar lendo
Saiba de uma vez por todas como fazer financiamento de carro

Descubra como vender seu carro usado sem prejuízos

Chegou a hora de vender seu carro usado e, junto, o desespero de como fazê-lo. É natural que proprietários de “primeira viagem” se sintam inseguros. Afinal de contas, dificuldades como onde e/ou com quem negociar surgem de imediato nesse momento. Além disso, é preciso saber: o sucesso na venda do seu veículo usado, sem prejuízos, é construído muito antes do momento de […]

Continuar lendo
Descubra como vender seu carro usado sem prejuízos

Conheça técnicas de venda de carros para negociar seu usado

Seja motivado por projetos, por aquisições ou até mesmo pela troca por um novo possante, é natural que em algum momento da sua vida você precise vender seu carro usado. E, caso esteja passando por isso agora, provavelmente algumas preocupações o cercam. Como conseguir o melhor valor? Será possível vender rapidamente? Como e onde devo anunciar? Pensando nesse […]

Continuar lendo
Conheça técnicas de venda de carros para negociar seu usado

Como escolher a categoria de carro que se encaixa no seu perfil?

Existem tantos tipos diferentes de carro que, na hora da escolha, muitas pessoas se perdem. O conforto é importante, mas outros aspectos também devem ser considerados, como a estabilidade do veículo e a intensidade de uso. Mas qual seria a categoria de carro que melhor se encaixaria no seu perfil? Para responder a essa pergunta, […]

Continuar lendo
Como escolher a categoria de carro que se encaixa no seu perfil?

Checklist para comprar o carro usado sem dor de cabeça

A aquisição de um veículo usado exige muito mais do que apenas entrar na concessionária, escolher um modelo e definir o pagamento, como na retirada de um zero km. Afinal de contas, nenhum carro usado é igual, mesmo quando se trata de um mesmo modelo. Isso acontece porque cada veículo tem um histórico específico na mão de […]

Continuar lendo
Checklist para comprar o carro usado sem dor de cabeça

Carro novo ou usado: em qual vale a pena investir? Entenda tudo aqui!

Seja o seu primeiro ou décimo carro, a aquisição de um veículo costuma ser um evento prazeroso! Para os entusiastas, é uma oportunidade de conhecer o comportamento dinâmico de uma nova montadora. Para os convenientes, uma chance de conferir as comodidades de um novo modelo. Seja qual for o seu perfil, existe um carro novo […]

Continuar lendo
Carro novo ou usado: em qual vale a pena investir? Entenda tudo aqui!

7 dicas de como pesquisar carros na Internet com segurança

Pesquisar carros na Internet é uma boa alternativa para quem deseja visualizar vários anúncios e ter opções de escolha. Dessa maneira é possível analisar várias ofertas em um só dia, e sem precisar sair de casa, aproveitando o seu horário disponível. Porém, assim como para qualquer outro tipo de compra pela Internet, essa pesquisa deve ser cuidadosa, […]

Continuar lendo
7 dicas de como pesquisar carros na Internet com segurança
Mais notícias de Guia de Carros