7 dicas de como pesquisar carros na Internet com segurança

    7 dicas de como pesquisar carros na Internet com segurança: pensando nisso, nós listamos 7 dicas para você fazer a sua pesquisa de uma forma mais segura.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 meses atrás

    Pesquisar carros na Internet é uma boa alternativa para quem deseja visualizar vários anúncios e ter opções de escolha.

    Dessa maneira é possível analisar várias ofertas em um só dia, e sem precisar sair de casa, aproveitando o seu horário disponível.

    Porém, assim como para qualquer outro tipo de compra pela Internet, essa pesquisa deve ser cuidadosa, prezando sempre pela sua segurança.

    Afinal, não é raro pessoas caírem em golpes e serem enganadas com anúncios falsos ou mentirosos, o que acontece também com os mais experientes.

    Pensando nisso, nós listamos neste artigo algumas dicas para você fazer a sua pesquisa de uma forma segura e bem abrangente. Assim poderá conferir várias opções de veículos interessantes, e ainda saberá como não ser enganado na hora da compra. Continue lendo e confira!

    1. Defina o valor que pretende investir

    Essa etapa é essencial e ela, na verdade, antecede a sua pesquisa. Antes de começar a buscar o seu carro novo, defina quanto você pode ou deseja investir nele. Defina também um limite máximo para essa compra.

    Pensar sobre o valor lhe ajudará a filtrar melhor suas pesquisas, sem perder tempo com modelos que não são viáveis para você no momento. Assim terá mais foco e poderá analisar alternativas realmente interessantes.

    O valor máximo é importante de ser definido porque talvez você encontre um carro que esteja um pouco acima do valor pretendido, mas ainda dentro da sua zona segura de investimento.

    Não se esqueça de considerar, também, possíveis juros ou taxas de financiamento, que podem elevar o valor do veículo. Nesse caso, é interessante, então, calcular um valor menor para o carro e deixar uma margem para esses valores embutidos.

    2. Pesquise sobre modelos que atendam sua necessidade

    Procure focar apenas nos modelos de veículos que realmente atendam àquilo que você precisa agora. Existem diversos carros interessantes no mercado, mas cada um deles com seus prós e contras, e isso deve ser considerado.

    Pense se agora o ideal para você é um veículo mais econômico, mais potente, com mais espaço interno, adaptado para vários terrenos, com carroceria ou não, enfim, características que estão de acordo com o uso que fará dele.

    Assim, você poderá cruzar as opções do mercado com o valor que pretende investir para conseguir chegar aos modelos ideais. Dessa forma, sua pesquisa ficará cada vez mais refinada e as chances de fazer um bom negócio serão maiores.

    3. Consulte a tabela FIPE

    Uma etapa importante na hora de pesquisar carros na Internet é consultar a tabela FIPE do modelo desejado. Embora não seja um valor obrigatório, ela é uma boa referência do que está sendo praticado no mercado.

    Isso lhe dará uma base para saber se os veículos ofertados estão de acordo com o valor médio do modelo. Você saberá se o preço está alto demais ou muito abaixo da tabela, o que deve ser questionado.

    Valores menores do que a média podem indicar problemas com o veículo ou seus documentos. Por isso, é importante ter essa base e sempre desconfiar quando a oferta for boa demais, afinal, ninguém desvaloriza um bom veículo na hora de vender.

    4. Analise a reputação do canal online

    Para pesquisar carros na Internet você precisará estar em uma plataforma, site ou canal que concentre diversas ofertas. Mas é preciso ter cuidado com a segurança oferecida para as negociações que acontecem ali.

    Esse canal intermediador precisa garantir privacidade, a fim de proteger seus dados e informações. Também é importante que ele ofereça suporte para que você tire suas dúvidas, e ainda traga anúncios interessantes e de profissionais, como concessionárias, lojas e revendedoras.

    Uma boa opção é procurar recomendações também na web, buscando a opinião e o comentário de usuários. Assim você terá a visão de outras pessoas e saberá se pode ou não confiar naquele intermediador.

    5. Filtre a busca por localidade

    Embora você esteja procurando o seu carro novo pela Internet, isso não significa que você deva comprá-lo às cegas. Apesar de o vendedor fornecer fotos do veículo, vistoriá-lo pessoalmente é importante.

    Por isso, quando for pesquisar carros na Internet, procure filtrar a sua busca e focar em ofertas que estejam perto da sua cidade, ou numa localidade específica e de sua preferência. Assim você poderá entrar em contato com o vendedor para ver o carro.

    Aproveite e pergunte, também, se ele autoriza que um mecânico de sua confiança o acompanhe, caso você não entenda muito de mecânica automotiva.

    Essa é uma garantia que você tem de que o veículo está em boas condições ou condizente com o anúncio veiculado.

    6. Observe todos os detalhes do anúncio

    Não tenha pressa de analisar o anúncio. Procure ler toda a descrição do veículo e estar atento a detalhes importantes, como se os documentos estão em dia, se o carro possui multas em aberto, se está apresentando algum defeito, se há danos na lataria, entre outros.

    Cada detalhe é importante para que você possa comparar as ofertas e encontrar aquela mais justa, que ofereça um bom custo-benefício.

    Afinal, talvez você encontre modelos muito parecidos, ou até mesmo carros iguais, mas em condições diferentes, e um deles acaba sendo mais vantajoso do que o outro.

    Observe também se o veículo possui acessórios interessantes e opcionais, como ar-condicionado, computador de bordo, câmbio automático, sensores, entre outros. Esses itens podem elevar o valor do veículo, agregar status e serem um conforto para você.

    7. Faça perguntas diretamente para o vendedor

    Nem sempre os anúncios que você visitar estarão completos e dúvidas podem surgir. Se o modelo for do seu interesse, não hesite em entrar em contato com o vendedor e fazer perguntas.

    Esclareça tudo aquilo que não ficou bem explicado para que você não se sinta enganado, caso feche negócio.

    Se julgar necessário, peça que sejam enviadas mais fotografias, porque muitas vezes um anúncio pode não mostrar com clareza a parte interna, o motor, a lataria e outros detalhes. Então, solicite mais imagens daquilo que você deseja ver.

    Mas mesmo assim, não descarte a vistoria feita pessoalmente, porque as fotografias podem enganar os olhos. Até mesmo a cor do veículo pode ficar diferente dependendo da câmera que foi utilizada, da luz que incidia e da resolução da tela do seu dispositivo.

    E um alerta final: não se esqueça de que não é recomendado fazer depósitos antecipados como sinal para compras. Tenha muito cuidado com vendedores que fazem esse tipo de exigência, para não acabar caindo em golpes.

    Pesquisar carros na Internet lhe ajuda a encontrar boas ofertas e fechar um negócio vantajoso.

    Mas não se esqueça de que mesmo com essas facilidades você sempre fará um investimento justo, sendo assim, desconfie de preços baixos demais e prefira os canais que possuem uma boa reputação, para garantir a sua segurança e satisfação na hora da compra.

    É muito comum pessoas serem enganadas na hora de comprar um carro.

    Então, para ajudá-las, compartilhe essas informações em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como fazer uma busca eficaz e segura na web.

    Confira as melhores ofertas de carros e motos, novos e usados!