Como escolher a categoria de carro que se encaixa no seu perfil?

    Como escolher a categoria de carro que se encaixa no seu perfil? Existem tantos tipos diferentes de carro que, na hora da escolha, muitas pessoas se perde.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 meses atrás

    Existem tantos tipos diferentes de carro que, na hora da escolha, muitas pessoas se perdem. O conforto é importante, mas outros aspectos também devem ser considerados, como a estabilidade do veículo e a intensidade de uso.

    Mas qual seria a categoria de carro que melhor se encaixaria no seu perfil?

    Para responder a essa pergunta, listamos aqui os fatores mais importantes a serem observados durante a compra. Acompanhe o texto!

    Tipos de carros disponíveis

    Os tipos de carros são classificados de acordo com uma série de características. O número de portas, a estrutura do veículo, o combustível usado e a potência do motor são as principais.

    A partir desses detalhes, é possível dividir os carros em categorias, conforme veremos na sequência. Cada uma delas atende a um perfil específico de motorista.

    Então, você só precisa observar se aquele veículo, inicialmente desejado, realmente preenche suas necessidades enquanto condutor.

    Sedan

    Sonho de consumo de vários motoristas, o sedan também é conhecido como um veículo de três volumes. Basicamente, todo sedan apresenta dois espaços reservados aos assentos.

    O terceiro é dedicado ao porta-malas, que geralmente é um dos grandes atrativos desse tipo de carro. Além disso, o conforto dos assentos traseiros é um destaque.

    Vale observar que determinados modelos sedan são classificados como hatch (que será a segunda categoria da lista).

    Contudo, repare que no chamado hatch, o vidro traseiro é acoplado à tampa do bagageiro, o que não acontece em um sedan clássico.

    Por outro lado, existe o chamado sedan de dois volumes e meio. Nesse caso, o design do teto sofre uma queda suave até se unificar ao porta-malas.

    Hatch

    O hatch é um carro de dois volumes. Isso significa que há apenas uma divisão entre o espaço reservado aos passageiros, ao motor (que formam um compartimento) e o local do bagageiro traseiro.

    Pela parte externa de um sedan, é visível que o porta-malas forma um terceiro compartimento. Essa é a grande diferença entre um sedan e o hatch.

    Esportivo

    Os carros esportivos são aqueles veículos que privilegiam os motores, que são mais potentes e ocupam um espaço maior. A área dedicada ao motorista e ao passageiro da frente também é significativamente mais ampla.

    Com isso, não é difícil concluir que sobra pouco espaço para os assentos traseiros (quando eles existem) e o porta-malas.

    Isso acontece porque esses modelos privilegiam o carro, em si. Em outras palavras: não é aquele tradicional carro familiar.

    Minivan ou monovolume

    Em uma minivan, a divisão entre os espaços do motor e dos bancos traseiros não é perceptível. O grande diferencial da minivan é o conforto, além de apresentar um porta-malas bem amplo.

    Um detalhe que chama a atenção é a utilização inteligente do espaço interno. Isso faz com que não pareça tão grande — característica de boa parte dos sedans, por exemplo.

    Modelos de cada categoria de carro

    Agora, citaremos um modelo de cada categoria mencionada acima.

    HB20S, o sedan da Hyundai

    O grande destaque dessa série da Hyundai foi o lançamento (em março 2018) de uma edição limitada. A série foi inspirada na Copa do Mundo de 2018.

    Baseada na consagrada Comfort Plus, a edição traz como atrativos uma tela de 7” com tecnologia sensível ao toque, além de se manter conectada ao motorista por meio do Android Auto ou do Apple CarPlay.

    Com relação ao motor, é possível optar pelo 1.0 (80 cv de potência) e câmbio manual (cinco velocidades). Outra opção é o motor 1.6 (128 cv), que acompanha câmbio automático de seis velocidades.

    New Fiesta, o hatch da Ford

    O New Fiesta chama a atenção pelo design robusto e charmoso. No motor, temos o Sigma de 1.6 (115 cv). Some-se a isso a excelente estabilidade do veículo, muito elogiada por diversos condutores.

    Mini Cooper S, o esportivo da BMW

    O Mini Cooper S proporciona pleno controle sobre a direção do veículo e uma incrível suspensão, capaz de superar as superfícies mais irregulares. No motor, destaque para o 2.0 da BMW e seus 192 cv.

    Citroën DS5, o monovolume da Citroën

    Esse monovolume da Citroën encanta pelo design, que recebeu a inspiração de aeronaves. O modelo mescla características dos carros esportivos e hatch. O resultado é um veículo sofisticado, arrojado, equilibrado, confortável e potente.

    Dicas para acertar na hora da compra

    Necessidades diárias

    Definitivamente, não vale a pena ter um carro que não satisfaça plenamente as necessidades do motorista. Logo, pense bem antes de comprar um carro extremamente caro, mas que, no fim, não proporcionará o que você realmente espera de um veículo.

    O consumo de combustível de um carro dentro da área urbana é diferente do registrado durante viagens longas, por exemplo.

    Caso você pretenda percorrer trajetos irregulares com frequência, prefira um carro preparado para esse tipo de piso. Ter tração nas quatro rodas passa a ser um diferencial.

    Entretanto, se for usar o carro majoritariamente dentro das cidades, fique atento à potência do motor. As ruas íngremes exigem muito dele. Nesse caso, prefira um motor 1.4 ou superior.

    Espaço interno

    O espaço interno pode ser um item básico, mas ele varia conforme o objetivo de uso. Se você tem uma família de cinco pessoas, por exemplo, não convém um carro hatch.

    Ao seguir o mesmo raciocínio, é fácil concluir que um sedan será um exagero, caso seja usado somente por uma ou duas pessoas.

    Conforto e tecnologia

    O conforto caminha ao lado do espaço interno. Mas além da comodidade e beleza do acabamento, vale a pena observar quais são os dispositivos tecnológicos disponíveis.

    Para algumas pessoas, uma tela com touchscreen faz muita diferença. Outro acessório importante é o piloto automático.

    Conforme o modelo do veículo, o sistema pode incluir até a frenagem, além de manter uma velocidade regular. Isso garante muito mais conforto durante as viagens mais longas.

    Como você pôde ver, existem muitos pontos a serem avaliados antes de escolher uma categoria de carro ideal. Mas ao levar todos esses fatores em consideração, essa tarefa será bem mais tranquila!

    Agora que você já sabe como escolher o carro que melhor combina com seu perfil, compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais!

    Confira as melhores ofertas de carros e motos, novos e usados!