Anuncie

Carteira de Motorista: Tudo que Você Precisa Saber

Confira o nosso guia completo sobre a carteira de motorista e veja como tirar a CNH, renovar, multas e outros pontos sobre o documento!

Carteira de Motorista: Tudo que Você Precisa Saber

Você sabe o que é e para que serve a carteira de motorista?

A Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como CNH, é um documento que comprova a aptidão de um cidadão em dirigir um veículo no Brasil.

Apesar do primeiro carro ter vindo ao Brasil em 1891, a Carteira de Motorista só passou a existir a partir de 1966.

A partir daí, para dirigir qualquer tipo de veículo motorizado no Brasil, começou a ser necessário que a pessoa tenha uma CNH.

Caso ela seja pega dirigindo sem habilitação, a pessoa ganhará uma multa e pode até ser presa!

Quer entender mais sobre a carteira de motorista? Então continue acompanhando este artigo, que aqui vamos te explicar tudo sobre a carteira de motorista!

Para que serve a CNH?

A CNH, abreviação para Carteira Nacional de Habilitação, tem o intuito de registrar e comprovar que as pessoas tem aptidão para dirigir.

No Brasil, a CNH é obrigatória para todas as pessoas que querem dirigir um veículo motorizado, e não existem exceções na regra.

Isso serve para que pessoas que não sabem dirigir um carro, moto ou caminhão não se aventurem por aí sem nenhum conhecimento prático e técnico de como dirigir.

Além de evitar acidentes de uma forma geral, a implementação da CNH ajuda a garantir um bom trânsito, tendo em vista que os habilitados sabem as regras e como dirigir um veículo da maneira correta.

Aliás, existem consequências para pessoas que são pegas dirigindo sem habilitação e falaremos mais sobre elas no decorrer do texto.

Além disso, ela também serve como um documento de identificação, da mesma forma que a sua Carteira de Identidade.

Como faço para tirar a CNH?

Pode até não parecer, mas muitas pessoas têm dúvidas de como tirar a CNH.

Antes de mais nada, é interessante saber que existem algumas regras obrigatórias para tirar a CNH, que são:

Idade mínima de 18 anos

Possuir um CPF

Ter um documento de identificação

Ter comprovante de residência

Ser alfabetizado

Caso você já cumpra todos os requisitos acima, chegou a hora de começar o processo para tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação.

Em primeiro lugar, você deve escolher o tipo de habilitação que você vai ter, que pode ser a tipo A, B ou a AB. (Falaremos mais sobre os tipos de habilitação no decorrer do texto);

Depois de escolher, chegou a hora de se inscrever em um Centro de Formação de Condutores (CFC), popularmente conhecido como autoescola;

Lá, você vai fazer toda a parte teórica, aprendendo como funcionam as regras de trânsito e, principalmente, como dirigir um carro;

Lembrando que o processo desde a inscrição na autoescola até a prova para tirar a CNH tem um prazo máximo de 18 meses;

Após terminar a autoescola, é hora de fazer os exames médico e psicotécnico, que servem para provar que você tem capacidades físicas e psicológicas de dirigir;

O próximo passo é finalizar o curso teórico técnico, que tem uma duração de 45 horas aula;

Depois de finalizar esse processo, chegou a hora de realizar as aulas práticas, onde o futuro motorista vai ter os primeiros contatos dirigindo um carro;

Após finalizar a carga horário, chegou a aguardada hora do teste prático do Detran;

Caso passe, o candidato já pode pegar a sua CNH provisória, caso reprove, ele pode refazer o teste prático depois de 15 dias;

Carteira provisória

Depois de realizar e passar em todas as provas e exames teóricos e práticos, a pessoa recebe a chamada “Permissão Para Dirigir”, conhecida também como PPD ou “carteira provisória”.

Este documento tem a validade de 1 ano e serve como uma forma de “período de teste” para os recém-habilitados.

A carteira provisória possui algumas restrições, onde muitas delas variam de estado para estado, porém, as mais comuns são:

Não é permitido dirigir em rodovias federais

O condutor não pode dirigir a noite

Limite de pontuação na carteira

Lembrando que, caso o motorista tenha cometido infrações graves ou gravíssimas, o mesmo perderá o direito à CNH e deverá refazer o processo desde o início para tirar a carteira de novo.

Caso não tenha cometido nenhuma infração mais pesada no período de 1 ano, o mesmo pode solicitar a sua carteira definitiva!

Lembre-se que as regras e as restrições variam de estado para estado, por isso, esteja sempre atento às regras do local onde você mora.

Tipos de carteira de motorista

Como falamos acima, existem 5 tipos de carteira de motorista, que são: A, B, C, D, E.

Cada uma delas representa um grupo de veículos que o habilitado tem permissão para dirigir, onde o mesmo pode pilotar mais de 1 tipo de automóvel.

Abaixo, falaremos sobre todas as categorias de carteira de motorista e suas regras.

Categoria A

A categoria A representa os condutores que têm permissão para pilotar veículos com duas ou três rodas, como por exemplo, motocicletas, motonetas e triciclos.

Para ter direito a esta CNH, é necessário fazer a autoescola e os testes do Detran, sendo que o mesmo também vale para a categoria B.

Categoria B

Com toda a certeza, a CNH categoria B é a mais comum do Brasil, pois ela permite que os condutores possam dirigir carros, picapes e veículos com até 6000 kg.

Além disso, para quem tem esse tipo de carteira de motorista, é possível dirigir carros com capacidade para até 8 pessoas.

Vale ressaltar que é possível fazer a autoescola, provas, exames e testes para tirar a carteira A e B juntos.

Categoria C

Já na CNH categoria C os motoristas têm permissão para dirigir veículos não articulados de até 3,5 toneladas, como por exemplo, caminhões, tratores e vans de carga.

Vale ressaltar que esta habilitação também serve para motoristas que conduzirão veículos com unidades acopladas que pesem até 6 toneladas.

Existe uma regra diferente para ter acesso a essa CNH, onde o motorista deve ter carteira a mais de 1 ano.

Categoria D

A CNH categoria D serve para motoristas que usam veículos de transporte com mais de 8 passageiros.

Alguns exemplos destes veículos são os ônibus, micro-ônibus, vans de passageiros, entre outros.

Para ter direito a esta habilitação, o motorista deve ter mais de 1 ano com a carteira C, ter 21 anos completos e não ter cometido infrações graves ou gravíssimas no último ano.

Além disso, é necessário realizar um exame psicológico e um exame toxicológico.

Categoria E

Por último, vem a categoria E, onde os motoristas que estão nesta categoria podem dirigir todos os veículos dos grupos citados acima.

Além disso, eles também podem manejar ônibus articulados, bitrens, caminhões de reboque e outros veículos com mais de 6 toneladas.

Para conseguir essa CNH, é necessário ter mais de 21 anos, ter a carteira categoria C ou D por pelo menos 1 ano e ainda por cima, passar por exames médicos, psicotécnicos e toxicológicos.

O que acontece se dirigir sem a CNH?

Como você pode notar, a carteira de motorista existe para evitar que pessoas não qualificadas saiam dirigindo por aí.

Ainda sim, algumas pessoas insistem em dirigir mesmo sem habilitação, e com isso, muitos se perguntam “o que acontece se dirigir sem CNH?”.

Em primeiro lugar, o condutor receberá uma multa de R$880,41, além de, se ele for pego em flagrante, terá o carro apreendido até um motorista habilitado se apresentar para recolher o carro.

E não para por aí: o condutor que estiver dirigindo sem habilitação ainda pode ser preso por um período entre 6 meses a 1 ano.

Renovação da CNH

A CNH possui uma espécie de data de validade e, para continuar dirigindo sem maiores problemas, ela deve ser renovada.

Para pessoas com menos de 50 anos, a CNH tem uma data de validade de 10 anos, enquanto condutores que tenham entre 50 e 70 anos devem renová-la de 5 em 5 anos.

Já para quem tem mais de 70 anos, a validade da CNH passa a ser 3 anos.

Caso a sua CNH esteja vencida, você pode dirigir por um máximo de 30 dias após a data inicial de vencimento.

Outro ponto importante sobre esse assunto é que, quem for pego dirigindo com uma carteira de motorista vencida recebe uma multa de R$293,47 e 7 pontos na carteira.

Como faço para renovar a minha carteira de motorista?

A renovação da CNH não necessita de exames práticos, iguais aos feitos para tirar a carteira, mas sim de exames médicos.

Para renovar a CNH, o passo a passo é bem simples e você pode conferir abaixo:

Acesse o site do Detran do seu estado e busque pela aba “Solicitar Renovação da CNH”Ao acessar a página, preencha os campos que aparecem na tela com os seus dados;

Depois de informar os seus dados, o Detran vai gerar um boleto para pagar o valor da renovação;

Junto com o boleto, também é informada a clínica em que você deve fazer os exames médicos de visão, audição, coordenação motora, reflexos, entre outros;

Lembrando que, o exame psicotécnico serve apenas para quem tem a sigla ”EAR” na carteira, que significa “Exerce Atividade Remunerada”, ou seja, para pessoas que trabalham dirigindo;

Pronto! Depois de realizar os exames e passar, a sua nova CNH será enviada no seu endereço.

Outro ponto importante é checar se o seu endereço está certo no site do Detran para que a sua nova CNH seja entregue no local certo e sem maiores problemas.

Suspensão e perda da CNH

Engana-se quem pensa que um motorista não pode perder ou ter a sua CNH suspensa.

O sistema de infração no Brasil funciona através de pontos, onde cada multa gera um total de pontos na sua carteira.

Esses pontos são acumulativos e ao chegar a um valor determinado de 40 pontos, o motorista terá a sua habilitação suspensa.

Porém, existem casos em que a pontuação para perder a carteira é diminuída.

Abaixo, vamos mostrar as regras de pontuação, suspensão e perda da CNH.

Regra geral dos pontos

Como falamos acima, é necessário chegar a marca de 40 pontos para ter a sua carteira suspensa.

Quanto as infrações, elas existem em 4 níveis, e cada uma delas tem uma pontuação e valor específicos:

Infração leve: 3 pontos – R$88,38

Infração média: 4 pontos – R$130,16

Infração grave: 5 pontos – R$195,23

Infração gravíssima: 7 pontos – R$293,47

Regra da multa gravíssima

A primeira regra que vamos falar aqui é, sem dúvida, uma das mais importantes.

Para condutores que cometeram uma multa considerada gravíssima, o limite de pontos para ter a CNH suspensa desce de 40 para 30.

Agora, para quem cometeu duas infrações gravíssimas, a pontuação desce ainda mais, chegando ao limite de 20 pontos.

Caso cometa 3 infrações gravíssimas, o condutor terá a sua CNH suspensa e terá que refazer o processo para retirar a sua carteira de motorista novamente.

Além disso, multas gravíssimas também possuem um fator multiplicador no valor da multa, que chega entre 2 até 60 vezes!

E não para por aí, as chamadas “multas auto suspensivas” fazem com que o motorista perca a sua carteira sem mesmo completar o total de pontos.

Alguns exemplos de multas auto suspensivas são:

Dirigir embriagado ou sobre efeito de drogas;

Direção perigosa, ameaçando outros motoristas ou pedestres;

Disputar e promover corridas/rachas;

Motorista envolvido em acidente que abandonou o local e não prestou socorro à vítima;

Paralisar uma via sem autorização (suspensão de 1 ano).

Lembrando que existem muitas outras infrações auto suspensivas, sendo que seus valores podem ser de R$2934 até R$17 mil!

O que acontece se dirigir com a CNH suspensa?

Apesar de ser uma regra, com toda a certeza algumas pessoas que estão com a CNH suspensa ainda insistem em dirigir.

Quem dirigir com a CNH vencida paga uma multa de R$880 e ainda terá a CNH cassada.

Vale ressaltar que a cassação tem um período de 2 anos.

Posso recorrer a multas para não ter a carteira suspensa?

Como você viu acima, quando a CNH é suspensa, o condutor deve também pagar os custos das multas e da suspensão.

Vale lembrar que os motoristas podem sim recorrer a qualquer multa enviada pelo Detran, independente do estado.

Para isso, você deve apresentar um defesa e enviar ao Dentran, para que o órgão possa estar mais atento às situações que causaram a infração.

Vale ressaltar que recorrer a multa não é garantia que ela será desconsiderada, mas o órgão da sua cidade irá analisar o seu caso com mais calma.

Caso seja constatado que você não cometeu uma infração, a multa é cancelada, o valor não precisará ser pago e os pontos não somarão na sua carteira.

Agora, se você realmente cometeu a infração, você terá 90 dias para fazer o pagamento da multa. 

Caso uma defesa não seja apresentada dentro deste período, o Detran é informado e a carteira é suspensa.

Posso dirigir depois da suspensão da CNH?

Sim, é possível voltar a dirigir depois da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação.

Depois de passado o tempo da suspensão, o motorista deve fazer o curso de reciclagem para voltar a dirigir.

Se o motorista teve a sua CNH suspensa por conta de infrações graves, porém, já voltou a dirigir, ele não poderá cometer infrações do mesmo gênero no período de 12 meses.

Caso o motorista cometa outra infração grave dentro deste tempo, ele terá a CNH suspensa novamente, desta vez, em um prazo de 8 a 18 meses, podendo até ter o documento cassado.

Carteira digital de trânsito

Caso você não tenha o costume ou não goste de andar com documentos físicos e de papel na sua carteira, é possível baixar a carteira digital de trânsito.

Lembrando que a CNH digital substitui o documento físico caso precise aprensetá-lo em uma blitz ou abordagem de trânsito.

Além de praticidade, a carteira digital também oferece segurança, pois você não precisa tirar uma segunda via caso perca o documento original.

Para ter acesso, basta baixar o aplicativo da CNH digital, que está disponível para Android e iOS e seguir o passo a passo do app.

Lembrando que a CNH também serve como documento de identificação, e o mesmo vale para a versão digital.

Conclusão

Engana-se quem pensa que a carteira de motorista é um assunto simples e com poucas leis e regras.

Como você viu aqui, este documento atesta que uma pessoa está apta e pode pilotar um automóvel dentro da lei.

Aliás, para tirar a CNH, é necessário atestar que o futuro motorista tem aptidão técnica, física e psicológica.

Além disso, existem diversos tipos de CNH, onde cada uma delas dá a permissão de dirigir um tipo de veículo.

Também falamos sobre as multas, que também são algo importante dentro do assunto, tendo em vista que elas podem suspender ou cassar a CNH.

Por fim, se você está tirando a sua CNH e quer investir em um carro, acesse o nosso site e confira diversas opções de veículos à venda!

Guia completo sobre aluguel de carro: entenda regras, seguros e taxas

Aluguel de carro parece simples: você escolhe um modelo, paga e dirige. Mas, na prática, existem detalhes importantes que podem transformar uma viagem tranquila em uma despesa surpresa. Logo no balcão da locadora você vai ouvir termos como caução, franquia, proteção contra terceiros, condutor adicional, taxa de devolução em outra cidade e muito mais. Neste […]

Continuar lendo
Guia completo sobre aluguel de carro: entenda regras, seguros e taxas

Leilão de carros: mitos, verdades e dicas para quem quer começar

Entrar em um leilão de carros pode parecer complicado à primeira vista, mas com um pouco de método você transforma dúvida em oportunidade. Neste guia acessível e técnico, você verá como o processo funciona, quais mitos atrapalham, que riscos existem e quais passos práticos aumentam suas chances de arrematar um bom veículo pagando menos. Ao […]

Continuar lendo
Leilão de carros: mitos, verdades e dicas para quem quer começar

Isenção do IPVA: Regras por Estado e como Solicitar

A isenção IPVA em 2025 continua mudando de um estado para o outro, o que exige atenção redobrada de quem quer economizar sem perder prazos. Em linhas gerais, os benefícios se concentram em três frentes: idade dos veículos, direitos de PCD e TEA e incentivos a modelos elétricos e híbridos. Como cada Secretaria da Fazenda […]

Continuar lendo
Isenção do IPVA: Regras por Estado e como Solicitar

Black Friday: 7 acessórios para carros que realmente valem a pena

A Black Friday costuma lotar as vitrines de acessórios com preços tentadores, incluindo no setor de acessórios e equipamentos para carros.  Só que nem tudo que brilha é bom negócio para o seu veículo.  Para comprar com inteligência, vale olhar além do desconto: pense em compatibilidade, segurança, garantia e impacto real no uso diário. Neste […]

Continuar lendo
Black Friday: 7 acessórios para carros que realmente valem a pena

9 Carros Usados que Saíram de Linha mas Ainda Valem Muito a Pena

Comprar carros usados que saíram de linha pode ser uma jogada inteligente quando você sabe o que está levando. Muitos perdem valor por estarem fora do catálogo, mas seguem confiáveis, com peças disponíveis e liquidez razoável.  Abaixo, selecionamos 9 modelos com datas e fatos confirmados, destacando prós, contras e o que observar antes de fechar […]

Continuar lendo
9 Carros Usados que Saíram de Linha mas Ainda Valem Muito a Pena

Confira os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2025

Escolher entre os carros flex mais econômicos é uma das maneiras mais diretas de reduzir o custo por quilômetro rodado sem abrir mão da praticidade. Em 2025, o ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV/Inmetro) consolidou mudanças importantes, com Chevrolet Onix e Ônix Plus dominando as primeiras posições e empurrando antigos líderes para baixo. […]

Continuar lendo
Confira os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2025

Avaliação: ORA 03 SKIN BEV58, quais as vantagens da edição limitada com maior autonomia?

Se você pesquisa ORA 03 SKIN e quer entender a diferença real da série especial BEV58, este guia vai direto ao ponto.  A proposta da GWM é simples: manter o mesmo motor de 171 cv e elevar a autonomia com uma bateria maior, entregando um pacote mais equilibrado para quem roda muito na cidade e […]

Continuar lendo
Avaliação: ORA 03 SKIN BEV58, quais as vantagens da edição limitada com maior autonomia?

O que Você Precisa Saber Antes de Comprar um Carro Híbrido

Comprar um carro híbrido ficou mais simples nos últimos anos, mas ainda surgem dúvidas sobre tipos de sistema, consumo real, manutenção e custo total de propriedade. Este guia explica, em linguagem direta, como esses veículos funcionam, quando fazem mais sentido e como escolher o modelo ideal para o seu dia a dia. Antes de ir […]

Continuar lendo
O que Você Precisa Saber Antes de Comprar um Carro Híbrido

Toyota Corolla Cross x Ford Territory: qual merece os seus R$ 215 mil? 11 duelos para decidir

Se você pesquisa Toyota Corolla antes de fechar negócio em um SUV médio, inevitavelmente compara o Corolla Cross ao Ford Territory. Ambos circulam na faixa dos R$215 mil e entregam propostas diferentes. Porém, com duas boas opções, sempre surge a dúvida: qual modelo será perfeito para o meu estilo de vida? Neste guia, colocamos os […]

Continuar lendo
Toyota Corolla Cross x Ford Territory: qual merece os seus R$ 215 mil? 11 duelos para decidir

BYD Song Plus 2026: faz mais de 20 km/l? preço subiu? mudou o motor? e as baterias? saiba tudo!

Se você está de olho no BYD Song Plus, provavelmente quer respostas diretas sobre consumo, preços, motor e baterias. Boa notícia: reunimos os dados oficiais do Inmetro, da BYD e de testes da imprensa para explicar o que realmente mudou no modelo 2026. Assim, você decide com segurança se este PHEV é o seu próximo […]

Continuar lendo
BYD Song Plus 2026: faz mais de 20 km/l? preço subiu? mudou o motor? e as baterias? saiba tudo!

Chevrolet Onix 2026: Diferenças Entre Todas as Versões

Se você pesquisa por Chevrolet Onix para decidir qual versão levar para casa, aqui vai um guia direto sobre a linha 2026 e o que efetivamente mudou em relação aos anos anteriores. Logo abaixo, você vê onde a Chevrolet mexeu em design, itens e pacote eletrônico, e como isso afeta a escolha de cada versão. […]

Continuar lendo
Chevrolet Onix 2026: Diferenças Entre Todas as Versões

Tipos de Motor. Descubra a Importância do Posicionamento de Cada um

Quando falamos em automóveis, a primeira coisa que muita gente pensa é na potência ou no consumo de combustível, mas existe um elemento central que define boa parte dessas características: os tipos de motor. Mais do que apenas gerar movimento, ele influencia a forma como o carro se comporta nas ruas, o espaço disponível na […]

Continuar lendo
Tipos de Motor. Descubra a Importância do Posicionamento de Cada um

Confira os MELHORES Carros até 50 Mil Reais para Comprar

Procurar carros até 50 mil reais em 2025 exige atenção e paciência, mas pode render ótimos negócios.  Dentro desse orçamento, é possível encontrar sedãs médios, hatchs equipados e até alguns modelos automáticos com acabamento acima da média.  A seguir, reunimos os destaques que unem espaço, conforto, desempenho e custo-benefício. Carros até 50 mil: quais valem […]

Continuar lendo
Confira os MELHORES Carros até 50 Mil Reais para Comprar
Mais notícias de Guia de Carros