299

Galpões/Depósitos/Barracões em Curitiba - PR

Vantagens de ter Galpão em Curitiba

Quando vem a ideia de ser locador, ter como renda aluguel de imóveis, um apartamento ou casa são os investimentos mais comuns que muitos pensam, na hora de comprar um imóvel. Mas já pensou em comprar um galpão para alugar, como investimento? Mas alugar um galpão em Curitiba, tem mercado? 

Com a onda crescente de empreendedores e empresas via internet, muitos galpões e barracões em Curitiba têm sido usados para depósitos, serralherias, marcenarias de móveis planejados, depósito de madeira e compensados, estocagem de roupas e produtos de beleza, estocagem de plástico e papel, ou qualquer outro negócio e empreendimento que tenha armazenagem.

Inclusive, ao se tornar locador de um galpão, e ao alugar, o preço do que foi investido no imóvel se paga mais rapidamente que outros imóveis, já que o preço do aluguel tem bom valor e tem boa procura. 

É possível encontrar oportunidades de locações em várias metragens, preços e de vários formatos. Barracões em Curitiba sem muitas divisões, galpões com salas para escritório, divisão entre parte de maquinário ou armazenagem e as salas destinadas ao administrativo.

Há mercado para vários tipos de planta baixa. Empresas, por exemplo, além do administrativo, precisam de um espaço para o refeitório, cozinha, vestiário, banheiros, almoxarifado. É possível que seu imóvel sofra ampliações de acordo com a necessidade do locatário. Acordo que deverá ser feito entre o locador e o locatário. 

A região metropolitana de Curitiba conta com boas instalações para empresas de vários portes: siderúrgicas, alimentos, estocagem de roupas, bebidas, produtos de beleza, fábricas, salas comerciais. A região facilita também a instalação de transportadoras, já que os caminhões, e a carga e descarga, exigem um bom espaço, principalmente de pátio.

Levam vantagem, também, as construções que estão nas rodovias ou que dão fácil acesso às estradas, para a mobilidade entre cidades, estados ou que tenha bom escoamento para o Porto de Paranaguá ou Aeroporto Afonso Pena, muitos barracões servem de depósito em Curitiba.

Como a capital conta com um polo industrial avançado, com montadoras, grandes indústrias alimentícias, outras empresas prestam serviços terceirizados, por exemplo: a fábrica dos tapetes para determinada montadora é uma indústria a parte da montadora. Assim como de várias peças. Embalagens, sacolas, componentes eletrônicos, papéis e itens de consumo diário das grandes indústrias e empresas, ficam estocados em depósitos e barracões em Curitiba

Sorte ter um galpão para alugar em Curitiba

Como vimos, ter um galpão para alugar em Curitiba pode ser um bom investimento a curto prazo ou um passo para seu negócio próprio. Estocagem de alguns produtos, mesmo com a economia em recessão, é um mercado que não perde muito fôlego, há produtos, como os alimentares, que as pessoas continuarão a consumir. Papel, madeira, ferramentas, vestuário, também são nichos de mercado que exigem estoque e tem saída mesmo com a baixa do mercado.

Quando o imóvel é menor, o barracão também pode ser uma academia de ginástica, mercado de bairro, pequeno comércio, lojas de roupas, lojas de bijuterias e cosméticos, pode abrigar um pet shop, clínica de estética, consultórios, oficinas mecânicas, e outros comércios que exigem espaço, mas em metragem reduzida, e são modelos de empreendimentos que cresceram nos últimos anos.

Muitos barracões em Curitiba tem aproveitado o nicho do mercado infantil e se transformaram em espaços para eventos infantis, com brinquedos infláveis, espaço para festas temáticas. Muitas franquias de espaços infantis, inclusive, tem se expandido no Brasil, e prometem faturamentos generosos. 

Quando a recessão começou, e algumas pessoas perderam seus empregos, o e-commerce foi uma das saídas. No setor feminino, os negócios on-line em páginas de redes sociais, cresceram muito. Com um CNPJ, um pequeno espaço físico e uma loja virtual já é possível entrar em operação. Em alguns casos, o estoque exige um bom espaço, ou as vendas aumentaram e o tímido negócio virou um galpão.

Caso o empreendimento seja seu, faça um pequeno mapa de como deverá ser a estrutura após a implantação, o estoque de cada item, como será a locomoção, se empilhadeiras forem recrutadas, será necessário ter um trajeto para elas, uma linha de segurança para as pessoas passarem sem sofrerem acidentes com algum maquinário. O caminho do almoxarifado até a saída ou até o administrativo também deverá ser traçado.

Além de pensar na logística, é interessante consultar um técnico em segurança do trabalho, ou engenheiro em segurança do trabalho, para saber todas as recomendações estabelecidas pela norma brasileira a serem aplicadas no galpão. Além da circulação de pessoas e empilhadeiras, a refrigeração e ventilação do local são itens importantes a serem avaliados por um profissional da área. Existem normas brasileiras, as NBRs, que regem todos esses itens nas instalações. 

Um dos melhores momentos da economia para locar seu espaço têm sido os últimos meses. O empreendedorismo cresceu, e é o que tem dado energia para economia. Prestação de serviços, como auto centers, espaços de estética e clínicas, também tem alavancado o aluguel de galpões em Curitiba

Utilize bem seu barracão em Curitiba

Se você é proprietário de um galpão em Curitiba, barracão ou depósito aproveite o bom momento, em que as vendas on-line e empreendimentos têm crescido, e a criatividade tem impulsionado o ritmo da economia brasileira dos últimos anos. Por exemplo, o e-commerce tem movimentado vários setores, inclusive, em datas especiais, chega a movimentar bilhões de reais no Brasil.

Não importa em qual região, se possui um barracão para alugar em Curitiba ou vender, oficinas mecânicas e academias tem espaço hoje. 

Os serviços de conserto ganharam força com a recessão econômica: no lugar de trocar produtos assim que eles quebram, os brasileiros estão procurando formas mais baratas de manter o que já possuem, portanto, as oficinas de vários itens tem sido mais procuradas, os marceneiros, os mecânicos, etc.

As startups e franquias também têm procurado espaços, como galpões para alugar, onde tem suas sedes ou seus depósitos. A região metropolitana de Curitiba, inclusive, tem sido muito procurada como local de instalação, pois é rota para o Porto de Paranaguá ou Aeroporto Afonso Pena e também se tornam sedes fiscais mais interessantes do que a capital, já que o Imposto sobre Serviço (ISS) em Curitiba é de 5% e em muitos municípios vizinhos a taxa aplicada é de 2%, tornando-se mais em conta.

Além de startups, que são empresas recentes da área tecnológica, ou franquias de empreendimentos de qualquer tipo, um nicho que tem crescido é do self storage. Esse modelo surgiu nos Estados Unidos, e consta na locação de espaço para quem está passando por reforma ou mudança. Assim, o locatário deixa provisoriamente seus móveis, papéis, lembranças, em um pequeno depósito. Ou então é utilizado por quem necessita morar em um espaço muito menor que o anterior, mas não quer se desfazer de mobiliário, lembranças, documentos, recordações.

É um mercado em crescimento, já que a tendência é a de que jovens procurem imóveis menores e mais próximos de seus locais de trabalho. Morando em locais menores e com móveis planejados, os excessos ficam armazenados nos self storage, que podem ser planejados como divisões em galpões em Curitiba e cada locatário tem seu acesso livre, como se fosse uma pequena garagem.  

O mercado de aluguel de galpões

Hoje, qualquer empreendimento, por mais que seja online, precisa ter um espaço de armazenamento.  Para quem paga o aluguel de um galpão em Curitiba, o valor compensa muito, comparando com a construção de um depósito de armazenagem, barracão pra o funcionamento de uma fábrica ou galpão

É muito comum as empresas terem necessidade de ter escritórios em regiões centrais e estoques em locais com facilidade de mobilidade, pensando em rodovias, portos e aeroportos, ou seja, na questão logística. Por isso, a locação de grandes espaços é muito comum. Inclusive, com empresas de diferentes ramos dividindo um mesmo terreno com construções diversas. 

Compensa locar o galpão ao invés de construir? Locar o imóvel pronto é mais rápido e o valor entra como despesa fixa, sendo um montante menor do que o investimento em uma obra nova, com gastos que muitas vezes saem um pouco do fixado inicialmente e do planejado. 

Dicas de segurança na hora de locar um galpão:

• Procure um engenheiro estrutural para lhe informar se a estrutura suporta a movimentação de caminhões, máquinas e o peso do estoque. Normalmente no ato da locação o valor da carga máxima de compressão que o piso suporta é apresentada em toneladas por metro quadrado;

• O engenheiro geotécnico também avalia o solo e a fundação do imóvel, se com a carga a que será submetido, não ocorrerão rachaduras, recalque diferencial do solo e consequentemente da estrutura;

• Um engenheiro civil e engenheiro elétrico poderão definir se as instalações elétricas e dimensionamento de fusíveis, número de fases e a bitola dos cabos, são as corretas para sua instalação no galpão alugado. Alem disso, também avalie seriamente a iluminação natural no barracão, para que consiga economizar energia. Janelões, portões e telhas transparentes formando uma claraboia são algumas saídas para conseguir uma melhor iluminação natural;

• Outro ponto a ser avaliado, é se seus produtos armazenados ou suas instalações estarão seguras, muitas empresas têm procurado os condomínios logísticos, de maneira a ter vigilância 24h e a movimentação de outras empresas constantemente, evitando assim, grandes furtos. Condomínios logísticos e áreas de galpões industriais tem tido uma procura crescente diante da insegurança. Podem ser tanto para armazenamento, fábrica ou ponto comercial do empreendimento. 

• Esteja atento a altura das portas principais, se são compatíveis com as de carretas;

• Calcule a capacidade do estacionamento tanto para carros de funcionários, visitantes e carretas se movimentando;

Como usar um barracão em Curitiba? 

Se a sua ideia é locar um barracão ou galpão em Curitiba para depósito ou instalação de fábrica, algumas dicas importantes:

• Peça a uma empresa de engenharia um laudo do local, se a estrutura está estável, se a fundação comporta o peso do seu estoque ou maquinário. É preciso saber se o piso, a maneira que foi feito, suporta a carga a qual será exigido, até para evitar algum acidente com pessoas ou com construções próximas;

• Caso trabalhe com maquinários, caminhões pesados e cargas em movimento, existe a possibilidade de pedir Laudo de Vistoria de Vizinhança, que é, na verdade, destinado para obras, quando um edifício vai ser construído, porém, se acha que os imóveis ao redor podem indicar que foram as atividades da sua empresa, responsável por problemas na construção, peça o laudo. Ele é realizado por um engenheiro civil, e é a documentação dos imóveis próximos, inclusive fotográfica, cômodo por cômodo, identificando problemas já existentes, como trincas, rachaduras e recalques de solo, para que, por exemplo, a sua movimentação de carga não seja culpada dos danos. O laudo é uma precaução para que futuramente não tenha, até mesmo, problemas judiciais;

• Além da segurança da construção, analise a infraestrutura ao entorno. Caso o seu empreendimento exija a movimentação de caminhões pesados, avalie as estradas ao redor, postos de combustível e paradas para o pessoal. E todo tipo de ponto de apoio que julgar necessário pra sua logística, até mesmo escola para os filhos dos funcionários. Analise o terreno do seu barracão. Se há córrego, declividades que não permitem um aumento futuro da construção, caso necessário, ou até mesmo, um pátio. Terreno livre e plano é um ponto positivo na hora de escolher um galpão para alugar em Curitiba, já que os negócios podem crescer e o número de carretas circulando pode ser maior, o tamanho da construção de armazenamento ou administrativo pode ter a necessidade de ser ampliado. A prevenção e analise de projeções do seu negócio, são muito importantes na hora de escolher o terreno do seu galpão alugado;

• Como já foi apontado, faça projeções dos seus negócios, é importante tanto para a locação quanto para a análise de outros investimentos, se for preciso, contrate um especialista. Se em breve sua demanda crescer, é interessante já buscar um espaço que atenda essa projeção; 

• Pense na segurança do seu estoque ou fábrica. Avalie a necessidade de monitoramento 24h e seguranças realizando rondas, cachorros de guarda e circuito interno de segurança. Locais sem movimento tendem a serem alvos mais fáceis também. Existem hoje os condomínios industriais, onde toda a segurança é compartilhada, como um condomínio fechado. Na hora de pensar em seu galpão para alugar em Curitiba, avalie todas essas dicas.

Continue com o Chaves na Mão e conheça as melhores ofertas de galpões à venda em Curitiba.

Curitiba/PR
Barracão / Galpão
  • Página 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Publicidade
Carregando página

Tem certeza que deseja remover este anúncio dos favoritos?

Remover cancelar
Quantidade max. atingida!03

Favorite mais anúncio e salve para ver quando quiser entrando em sua conta!

Entrar na conta Cadastrar