Cuidado com o orçamento na hora de reformar um imóvel

Reformar um imóvel geralmente custa caro e exige planejamento prévio. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você não tenha dores de cabeça.

Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 anos atrás

Reformar o imóvel

Reformar o imóvel é um sonho e às vezes uma necessidade que geralmente custa caro.

E o mais frustrante é que, quase sempre, depois de economizar dinheiro o suficiente para fazer todas as mudanças desejadas, surgem imprevistos que acabam extrapolando o orçamento e o prazo, gerando dores de cabeça e preocupações.

É por isso que planejamento prévio é indispensável em caso de reformas, e foi pensando nisso que nós, do Portal Chaves na Mão, preparamos algumas dicas para que você tenha cuidado com o orçamento na hora de reformar um imóvel.

hora-de-reformar-um-imovel-600x406.jpg

Comece definindo exatamente tudo o que você quer mudar na hora de reformar um imóvel, levando em consideração todos os aspectos possíveis da reforma e também considerando o orçamento que você possui disponível.

Muitos começam a reformar um imóvel com apenas uma vaga ideia do plano, sem ter certeza nem sobre quais cômodos serão reformados, e já partem para a compra dos materiais, sem saber ao certo onde e como eles serão utilizados.

Então, a primeira dica de ouro é: só compre os materiais depois de saber exatamente o que será realmente necessário, caso contrário, poderá comprometer mais que o necessário de sua renda.

Também é muito importante ter absoluta certeza do que deseja reformar, montando um cronograma, reunindo referências e fazendo todos os projetos bem antes de começar a colocá-los em prática.

Questões como reformulação da estrutura elétrica, escolha de pisos, entre outras, devem ser minuciosamente pensadas para evitar imprevistos.

hora-de-reformar-600x406.jpg

Neste caso, conhecer a estrutura da casa também é fundamental, afinal, não adianta querer quebrar uma parede se ela não pode ser quebrada por questões estruturais.

Alternativas em cima da hora para reformar um imóvel acabam mudando o planejamento inicial drasticamente e, claro, podem aumentar o valor investido.

hora-de-reformar-imovel-600x406.jpg

Outra grande dica é contar com ajuda profissional para reformar um imóvel, especialmente se você não tiver experiência com obras e reformas.

Engenheiros e arquitetos serão capazes de analisar todas as questões envolvidas de maneira mais aprofundada, o que impedirá decisões precipitadas que podem acabar, inclusive, desvalorizando o imóvel no futuro.

reformar-imovel-600x406.jpg

Antes de reformar um imóvel, também é importante pesquisar bem os custos com materiais e mão de obra, não subestimando os valores envolvidos.

Todas as questões devem ser levadas em consideração, desde o tipo de piso até o profissional indicado para executar a aplicação.

Sabendo disso, o proprietário do imóvel poderá reservar mais ou menos dinheiro para cada coisa dependendo da necessidade e, desta forma, inclusive, fica mais fácil estabelecer o quanto a renda será comprometida para reformar um imóvel.

Dica: o ideal é que as dívidas adquiridas não ultrapassem um terço de sua renda mensal, para que não pese demais no orçamento.

A última dica é estudar muito bem todas as formas de pagamento. Nem sempre é possível reformar um imóvel pagando tudo à vista, o que sem dúvidas é a melhor opção, já que te de dívidas e garante bons descontos.

Neste caso, é mais garantido e seguro reservar dinheiro para fazer o pagamento em parcelas únicas depois.

E, para reformas que exigem urgência, podem ser feitos empréstimos, que, apesar das altas taxas cobradas, resolvem a questão de imediato.

reforma-do-imovel-600x406.jpg

E, caso deseje estudar um pouco mais sobre o assunto, confira alguns posts que escrevemos aqui no blog, que com certeza irão te ajudar a reformar um imóvel:

Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.

Relacionadas

Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.