Anuncie

Reforma em apartamento: saiba como planejar

Reforma em apartamento: Quer dar uma repaginada no apartamento e chegou a hora de fazer uma reforma? Saiba que existem regras e até a necessidade de um laudo feito por um engenheiro para a reforma em apartamento ser executada sem erros e sem gerar danos para a estrutura do prédio.

Reforma em apartamento: saiba como planejar

Reforma em apartamento

Quer dar uma repaginada no apartamento e chegou a hora de fazer uma reforma? Saiba que existem regras e até a necessidade de um laudo feito por um engenheiro para a reforma em apartamento ser executada sem erros e sem gerar danos para a estrutura do prédio.

A norma brasileira (NBR) que estabelece como deve ser feito o gerenciamento de obras em apartamentos começou em abril de 2014. Neste laudo, a ser entregue ao síndico, deve conter um plano de reforma com: indicações dos impactos que a obra trará aos sistemas e equipamentos do condomínio, horários de trabalho, agenda de recebimento de material e de saída de entulho, projetos e desenhos descritivos, identificação dos profissionais que irão trabalhar e plano de descarte dos resíduos.

Posteriormente, o síndico deve enviar o plano de reforma para uma análise técnica a ser realizada por outro arquiteto ou engenheiro. Depois de analisado, ele dará a permissão ao condomínio para realizar a obra ou não. Antes da obra começar, as moradores precisam ser avisados sobre a reforma que será feita.

Durante a reforma, a obra deve passar por vistoria para conferir se tudo está conforme o plano proposto.

A NBR não é uma lei, mas existe um padrão estabelecido para a reforma ser executada. Ou seja, caso as exigências não sejam cumpridas, o condomínio pode impedir a obra ou acionar o dono do apartamento.

As seguintes reformas precisam da liberação do engenheiro:

– Instalação de ar condicionado;

-  Revestimento;

-  Impermeabilização;

-  Portas e janelas;

-  Fechamento de varandas;

-  Hidráulica em banheiros e cozinha;

-  Instalações elétricas;

-  Instalações de gás;

-  Automação;

– Ou qualquer outra obra que afete a estrutura, por exemplo: a remoção e abertura de paredes ou obras que aumentem o peso da estrutura,  como construção de novas paredes, uso de pedras, etc.

Agora que você sabe da parte burocrática da reforma, confira algumas dicas de como planeja-la:

Converse com um arquiteto para explicar o que você deseja fazer na reforma. Lembre-se que o barato sai caro! Portanto, não economize na hora de escolher um arquiteto eficiente.

Após, defina o propósito da reforma para não ocorrer mudanças inesperadas depois que a obra já foi iniciada. Uma dica é pesquisar referências e colocar no papel os principais objetivos do projeto.

Segundo Eduardo Murillo Garcia, proprietário de uma empresa de assessoria de reformas residenciais, “não determinar bem o que vai ser feito é o principal erro em relação à reforma. A pessoa começa com uma pequena ideia e no meio acontece àquela típica situação: ‘Já que estamos aqui, vamos quebrar mais uma parede ou aumentar esse ambiente’. Quando a pessoa vê, ela já saiu do planejamento inicial e é aí que o orçamento estoura”, explica em entrevista para o portal da Revista Exame.

Portanto, pense em questões como: qual piso será utilizado, madeira ou cerâmica? A parte elétrica precisará ser reestruturada?

No segundo passo, você precisa dividir o projeto em partes, por exemplo, quais cômodos devem ser modificados primeiro? Garcia explica que, “em uma obra residencial é preciso definir as etapas do projeto por cômodo. Por exemplo: primeiro o quarto um, depois o quarto dois e por fim o banheiro. Em seguida, é preciso discriminar tudo que será feito por cômodo. Isso ajuda na preparação do orçamento do material e da mão de obra”.

Outra dica importante é: não compre nenhum material antes de finalizar o projeto completo da reforma. Esse é um erro que muitas pessoas cometem e que pode comprometer a verba disponível para a compra dos materiais. Segundo Garcia, “a pessoa vê uma promoção de tinta e compra, mas a tinta só vai ser usada em seis meses e aí falta verba para outra coisa mais urgente dentro do cronograma, o que gera um descontrole financeiro”.

Ainda sobre os custos, deve fazer parte do planejamento o valor dos materiais e da mão de obra, para não acabar estrapolando o orçamento final da obra.

Com relação ao pagamento, é sempre preferível pagar a vista, pois assim, você consegue mais descontos nos materiais e ainda não precisa se preocupar futuramente com juros. E, se caso não tenha o valor em mãos, vale a pena poupar o necessário antes de realizar a obra desejada.

Quer reformar o seu apartamento para deixá-lo maior?  Dá uma olhada nessas dicas que separamos para, além disso, você deixar o seu cantinho aconchegante e funcional:

–  Evite usar forro de gesso

Alguns arquitetos recomendam que a altura do ambiente tenha, no mínimo, 1,60 m, portanto evite usar o forro de gesso, pois este revestimento acaba diminuindo a altura das paredes, dando a sensação de amplitude mais reduzida.

– Aposte em móveis grandes e não abuse na quantidade

Ao instalar móveis pequenos e em grande quantidade, a sensação de que você está morando em uma casa de bonecas é evidente. Por exemplo, se está montando a sala de TV, coloque um sofá maior e não se preocupe com poltronas ou outros móveis que ocupem mais espaço.

– Atenção especial para a mesa de centro da sala

A mesa de centro da sala deve conter 60 cm entre o sofá e a mesa, para circulação das pessoas. Para isso, pense em formatos alternativos para que não interfira no espaço disponível na sala de estar.

– Use tapetes grandes

A dica é: envolver todos os móveis com o tapete. Tapetes pequenos dão a sensação de que o ambiente está cheio de divisões, com isso aparenta ser menor do que realmente é.

Caso não queira usar tapetes, invista no piso e deixe-o a mostra. Uma boa aposta e que está em alta é o piso de madeira, além de ser um material durável, é bonito e confortável.

– Pinte as paredes de uma só cor e, de preferência, clara

As cores claras dão a sensação de que o ambiente é maior! A chave para isso é pintá-la somente com uma cor, tornando o ambiente mais clean.

Confira em nosso site as melhores ofertas de apartamentos à venda.

Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Confira as melhores ideias de decoração de cozinha para uma reforma rápida e fácil! Decorar sua cozinha é muito importante, afinal o cômodo é o coração da casa. No entanto, a cozinha não é apenas um espaço para as rotinas diárias, mas também um espaço inspirador e aconchegante para se reunir com amigos e familiares. […]

Continuar lendo
Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Divisão de ambientes – 6 Inspirações Para Fazer De Maneira Simples

Dicas para você otimizar o espaço com divisórias de ambiente.

Continuar lendo
Divisão de ambientes – 6 Inspirações Para Fazer De Maneira Simples

Como resolver vazamento em box de banheiro? Descubra!

Por estar em contato com constante umidade, o vazamento em box de banheiro é mais comum do que você imagina. Saiba como resolver por definitivo!

Continuar lendo
Como resolver vazamento em box de banheiro? Descubra!

Como Fazer Orçamento De Reforma Residencial? — 8 Dicas

Confira nossos conselhos práticos e muito úteis para economizar e muito em quaisquer tipos de reformas residenciais! Neste mercado imobiliário maluco, mais compradores estão pensando seriamente em como fazer orçamento de reforma residencial. Afinal, é reformar ou se contentar com propriedades que podem não ter tudo o que querem ou precisam desde o dia em […]

Continuar lendo
Como Fazer Orçamento De Reforma Residencial? — 8 Dicas

Revestimentos decorativos que vão valorizar seu ap

Usando o material certo, é possível ter uma boa valorização do imóvel e facilitar uma futura revenda do apartamento! A escolha do revestimento de parede é uma das fases mais emocionantes na decoração de interiores. Antes mesmo de pensar na mobília ou nos artigos decorativos certos, a maioria das pessoas começa logo a definir qual […]

Continuar lendo
Revestimentos decorativos que vão valorizar seu ap

Instalação Elétrica Aparente — Veja Dicas, Vantagens, Cuidados Necessários e Inspirações

Saiba quais são as vantagens de ter instalação elétrica aparente em casa, veja dicas para adotar o sistema e descubra alguns cuidados que não podem faltar.

Continuar lendo
Instalação Elétrica Aparente — Veja Dicas, Vantagens, Cuidados Necessários e Inspirações

Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Neste texto, vamos esclarecer alguns importantes segredos não revelados sobre organização de ambientes. Afinal, você sabe de que forma as práticas de como organizar a casa podem influenciar as decoração de interiores?  Isso mesmo, pensar sobre esta questão é algo que precisa ser feito desde o início da concepção do projeto. Essa decisão deve alterar […]

Continuar lendo
Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Dicas para cuidar das plantas de sua casa

E torná-las mais felizes e satisfeitas por estarem ao seu lado Há muitas maneiras de cuidar das plantas dos seus terrenos em Curitiba.  A seguir, acompanhe 9 dicas para mantê-las mais saudáveis ​​e felizes. 1. Escolha o local onde as plantas ficarão baseando-se na luz em seu espaçoVerifique a direção em que suas janelas estão […]

Continuar lendo
Dicas para cuidar das plantas de sua casa

Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

8 atitudes inteligentes a ser tomadas antes de alugar uma casa ou um apartamento. Quando o assunto é imóveis para alugar, você sempre precisa estar atento, principalmente porque o verdadeiro dono do local não é você.  É por isso que, além de ter que poder garantir que nenhum dano irá acontecer à propriedade, você também […]

Continuar lendo
Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

Vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis?

Diante das mudanças que o mercado tem presenciado, a influência digital tem sido cada vez maior e isso sem contar com a necessidade de um bom planejamento de vendas. É justamente por isso que vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis. O marketing imobiliário consiste em diferentes técnicas de apresentação, […]

Continuar lendo
Vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis?

Tudo sobre serviço de caça vazamento

Caça vazamento é uma atividade de empresas e profissionais especializados, que consistem em investigar e restaurar a origem dos vazamentos que acontecem repentinamente sem alguma razão. Essas empresas de caça vazamento, utilizam equipamentos especializados e muitas técnicas, para não danificar mais o local onde foi encontrado o vazamento, fazendo a sua localização sem precisar quebrar […]

Continuar lendo
Tudo sobre serviço de caça vazamento

Um arraiá particular: dicas para quem deseja criar uma festa junina perfeita em casa

Quem resiste ao sabor de uma canjica ou aos encantos das bandeirinhas que se espalham pelas festas juninas de todo o Brasil? Em cada cantinho do país a festividade pode apresentar características diferentes, com comidas típicas de dar água na boca, mas uma coisa é certa: as festas juninas sempre reúnem uma grande quantidade de […]

Continuar lendo
Um arraiá particular: dicas para quem deseja criar uma festa junina perfeita em casa

Saiba como transformar sua casa em uma casa inteligente

A vida nos tempos atuais é uma constante oportunidade para a admiração. Afinal de contas, a revolução digital fora implacável ao transformar o cotidiano das pessoas com os smartphones. Mas e se disséssemos que o futuro reserva uma integração ainda maior entre os indivíduos e suas residências? Pois bem, isso acontecerá devido à popularização da […]

Continuar lendo
Saiba como transformar sua casa em uma casa inteligente
Mais notícias de Dicas e Reformas