Anuncie

Dedique-se à redução do consumo de água em sua casa!

Já passou da hora de revermos nossos hábitos e nos dedicarmos à redução do consumo de água em nossas casas. Confira algumas dicas que te ajudarão a começar.

Dedique-se à redução do consumo de água em sua casa!

Nas últimas semanas o apelo pela redução do consumo de água tem sido claro, graças aos dias de calor intenso e pouca chuva, o que é mais um sinal claro de que o planeta está “gritando por socorro”.

A água é, e sempre foi, um recurso limitado e indispensável, por tanto devemos aproveitar o momento de crise para rever nossos hábitos de consumo e muda-los de uma vez por todas, não apenas temporariamente como é de costume.

Pensando nisso, nós do Portal Chaves na Mão separamos algumas dicas de ações simples que podem te ajudar na hora de reduzir o desperdício de água dentro de casa, desenvolvendo um consumo consciente e adotando hábitos sustentáveis.

Confira:

Redução do consumo de água no banheiro

Tome banhos rápidos. Um banho de ducha por 15 minutos consome 135 litros de água. Se fecharmos o registro na hora de ensaboar o corpo e reduzimos a duração da ducha para cinco minutos, o consumo cai para 45 litros, ou seja, uma pequena alteração economiza quase 70% da água despendida.

• Em dias frios é comum as pessoas deixarem a água do chuveiro correr por alguns segundos (ou até minutos) até que esquente o suficiente. Para não desperdiçar essa água boa e limpa, colete-a em um balde e use-a, posteriormente, na limpeza da casa, para regar as plantas ou até mesmo para dar descarga.

Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira aberta pode consumir, por minuto, até 2,4 litros. Outra dica para economizar é encher a pia com alguns centímetros de água para lavar o barbeador – ou usar um potinho ou bowl para retirar a espuma do aparelho – em vez de fazê-lo em água corrente.

Não use o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro.

Regule as válvulas de descarga e, na hora de escolher um vaso sanitário para o seu banheiro, opte pelos modelos com caixa acoplada. Esses produtos gastam cerca de seis litros por descarga, enquanto os equipados com válvulas de parede liberam até 20 litros a cada disparo. Outra alternativa é adaptar a válvula de descarga convencional já existente para a versão com dois botões de acionamento (um para a evacuação de líquidos e outro para a descarga de sólidos). Esse tipo de produto, conhecido como “dual flush“, permite uma economia de cerca de 30% em relação aos modelos mais antigos e convencionais.

• Equipe suas torneiras com arejadores: esses dispositivos (que parecem uma peneirinha) custam em média R$ 5 e, ao serem instalados no bico da torneira, ajudam a reduzir o consumo de água ao proporcionar a sensação de fluxo mais intenso. Segundo cálculos do Instituto Akatu, se 12 apartamentos de um prédio aderissem ao uso do arejador na torneira da cozinha, em um ano seria possível economizar água suficiente para encher uma piscina olímpica.

Redução do consumo de água na cozinha

• Limpe bem os pratos e panelas e jogue os restos de comida no lixo.

Deixe a louça de molho na água com detergente para facilitar a lavagem posterior.

Feche a torneira enquanto ensaboa e volte a abri-la apenas para enxaguar. Lavar a louça com a torneira semiaberta por 15 minutos consome cerca de 117 litros de água, segundo a Sabesp.

• Ligue a máquina de lavar louça apenas quando ela já estiver cheia, e em raras ocasiões. Uma lava-louças com capacidade para lavar a louça utilizada por oito pessoas em uma refeição gasta cerca de 20 litros de água em um ciclo de lavagem.

Tente reduzir a quantidade de louça suja gerada. Sabia que ao utilizar um copo para beber água são necessários, no mínimo, outros dois copos de água para lavá-lo. Portanto, quando possível, utilize garrafinhas ou reutilize o mesmo copo durante o dia.

Não use água corrente para descongelar alimentos. A recomendação se dá tanto pela economia de água, quanto pela segurança alimentar, pois o ideal é descongelar os alimentos gradualmente na geladeira.

Redução do consumo de água na lavanderia

Utilize a lavadora de roupa só quando ela estiver cheia e ligue no máximo três vezes por semana.

Reaproveite a água da chuva ou da máquina para lavar o chão da cozinha, área de serviço e quinta.

• Se você planeja comprar uma lavadora de roupas, dê preferência aos modelos com abertura frontal. Segundo a Sabesp, esses eletrodomésticos economizam 50% de água em relação aos equipamentos com abertura convencional.

• Ainda com relação às máquinas de lavar, planeje a lavagem para aproveitar a carga máxima do aparelho. Tome cuidado com o excesso de sabão para evitar enxágues desnecessários. Também procure distribuir a roupa de modo homogêneo dentro da máquina para um melhor desempenho. Lavar a roupa numa lavadora com capacidade para cinco quilos de roupas gasta cerca de 135 litros de água, portanto, seja consciente e, quando possível, reutilize o volume dos enxágues para outros serviços.

• Na hora de lavar as roupas à mão, aproveite a água do molho para esfregar as peças. Só abra a torneira no momento do enxágue. E, mais uma vez, lembre-se que a água do tanque ou da máquina de lavar pode ser reaproveitada para a limpeza do quintal ou da calçada.

Redução do consumo de água nas áreas externas

Varra as calçadas para retirar o lixo e usa balde em vez de mangueiras. Caso a lavagem seja necessária, prefira a dupla vassoura e balde (idealmente, com água reutilizada da máquina de lavar roupas). Em hipótese nenhuma varra a calçada com o esguicho da mangueira: dependendo do fluxo, em apenas15 minutos de mangueira ligada, o consumo atinge 279 litros.

• Molhe as plantas com regador quando o Sol estiver mais fraco. Os ideais são os modelos com diversos furos no bico (como um chuveirinho). Isso reduz o consumo e distribui melhor a água. Durante o verão ou em dias mais quentes, irrigue as plantas no início da manhã ou à noite, quando a temperatura é mais amena. Esse cuidado ajuda a reduzir a perda por evaporação e preserva a saúde dos vegetais.

• Se o uso da mangueira for realmente necessário, por exemplo, para a rega de gramados muito extensos, opte pelo modelo de esguicho-revólver. Em dez minutos, esse tipo de mangueira usa cerca de 96 litros de água, contra os 186 litros dispensados pelos modelos convencionais.

Lave o carro utilizando baldes e panos, e só se for realmente necessário. Quem usa o balde gasta, em média, 80 litros na lavagem de um carro pequeno, enquanto quem opta pela mangueira gasta, no mínimo, 320 litros.

Prefira jardins a áreas cimentadas, favorecendo a infiltração da água no solo.

• Se você possui piscina em casa, para evitar perdas com a evaporação, cuide em mantê-la sempre coberta quando não estiver sendo utilizada. É possível perder cerca de 189 litros de água por dia em um tanque descoberto com cerca de 46 m². Também desligue as fontes e quedas de água da sua piscina quando não estiverem em uso: o desperdício é maior quando a água está em movimento.

• Os transbordamentos são os grandes responsáveis pelo desperdício de água das piscinas. Para evitar isso, ao encher o tanque, não exceda o nível recomendado pela empresa fabricante. O aconselhado é manter a linha d’água 10 a 15 cm abaixo do nível das margens. Isto evitará que a água se espalhe desnecessariamente.

• Se você mora em casa, com uma área a céu aberto, tente coletar a água da chuva para regar as plantas. Para isso, distribua alguns baldes pelo quintal ou, melhor, sob as calhas. Mas assim que parar de chover, transfira o líquido para recipientes fechados para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

• Caso você possua aquário em casa, sempre que for limpá-lo, aproveite a água a ser trocada, que é enriquecida com nitrogênio e fósforo, para regar as plantas. Assim, além de reduzir o consumo de água, você economiza na compra de fertilizantes.

Manutenção

Elimine vazamentos.

Troque ou conserte torneiras pingando. O gotejamento parece inofensivo, mas o desperdício chega a 46 litros de água por dia.

Faça o teste do relógio de água: se os ponteiros continuarem rodando sem consumo, é sinal de vazamento.

Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.

Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Confira as melhores ideias de decoração de cozinha para uma reforma rápida e fácil! Decorar sua cozinha é muito importante, afinal o cômodo é o coração da casa. No entanto, a cozinha não é apenas um espaço para as rotinas diárias, mas também um espaço inspirador e aconchegante para se reunir com amigos e familiares. […]

Continuar lendo
Dicas para você decorar sua cozinha de forma simples e bonita

Divisão de ambientes – 6 Inspirações Para Fazer De Maneira Simples

Dicas para você otimizar o espaço com divisórias de ambiente.

Continuar lendo
Divisão de ambientes – 6 Inspirações Para Fazer De Maneira Simples

Como resolver vazamento em box de banheiro? Descubra!

Por estar em contato com constante umidade, o vazamento em box de banheiro é mais comum do que você imagina. Saiba como resolver por definitivo!

Continuar lendo
Como resolver vazamento em box de banheiro? Descubra!

Como Fazer Orçamento De Reforma Residencial? — 8 Dicas

Confira nossos conselhos práticos e muito úteis para economizar e muito em quaisquer tipos de reformas residenciais! Neste mercado imobiliário maluco, mais compradores estão pensando seriamente em como fazer orçamento de reforma residencial. Afinal, é reformar ou se contentar com propriedades que podem não ter tudo o que querem ou precisam desde o dia em […]

Continuar lendo
Como Fazer Orçamento De Reforma Residencial? — 8 Dicas

Revestimentos decorativos que vão valorizar seu ap

Usando o material certo, é possível ter uma boa valorização do imóvel e facilitar uma futura revenda do apartamento! A escolha do revestimento de parede é uma das fases mais emocionantes na decoração de interiores. Antes mesmo de pensar na mobília ou nos artigos decorativos certos, a maioria das pessoas começa logo a definir qual […]

Continuar lendo
Revestimentos decorativos que vão valorizar seu ap

Instalação Elétrica Aparente — Veja Dicas, Vantagens, Cuidados Necessários e Inspirações

Saiba quais são as vantagens de ter instalação elétrica aparente em casa, veja dicas para adotar o sistema e descubra alguns cuidados que não podem faltar.

Continuar lendo
Instalação Elétrica Aparente — Veja Dicas, Vantagens, Cuidados Necessários e Inspirações

Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Neste texto, vamos esclarecer alguns importantes segredos não revelados sobre organização de ambientes. Afinal, você sabe de que forma as práticas de como organizar a casa podem influenciar as decoração de interiores?  Isso mesmo, pensar sobre esta questão é algo que precisa ser feito desde o início da concepção do projeto. Essa decisão deve alterar […]

Continuar lendo
Como organizar a casa passo a passo: do planejamento até a decoração do seu imóvel

Dicas para cuidar das plantas de sua casa

E torná-las mais felizes e satisfeitas por estarem ao seu lado Há muitas maneiras de cuidar das plantas dos seus terrenos em Curitiba.  A seguir, acompanhe 9 dicas para mantê-las mais saudáveis ​​e felizes. Escolha o local onde as plantas ficarão baseando-se na luz em seu espaço Verifique a direção em que suas janelas estão […]

Continuar lendo
Dicas para cuidar das plantas de sua casa

Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

8 atitudes inteligentes a ser tomadas antes de alugar uma casa ou um apartamento. Quando o assunto é imóveis para alugar, você sempre precisa estar atento, principalmente porque o verdadeiro dono do local não é você.  É por isso que, além de ter que poder garantir que nenhum dano irá acontecer à propriedade, você também […]

Continuar lendo
Cuidados na hora de alugar um imóvel: confira passo a passo!

Vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis?

Diante das mudanças que o mercado tem presenciado, a influência digital tem sido cada vez maior e isso sem contar com a necessidade de um bom planejamento de vendas. É justamente por isso que vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis. O marketing imobiliário consiste em diferentes técnicas de apresentação, […]

Continuar lendo
Vale a pena uma consultoria de marketing imobiliário para vender mais imóveis?

Tudo sobre serviço de caça vazamento

Caça vazamento é uma atividade de empresas e profissionais especializados, que consistem em investigar e restaurar a origem dos vazamentos que acontecem repentinamente sem alguma razão. Essas empresas de caça vazamento, utilizam equipamentos especializados e muitas técnicas, para não danificar mais o local onde foi encontrado o vazamento, fazendo a sua localização sem precisar quebrar […]

Continuar lendo
Tudo sobre serviço de caça vazamento

Um arraiá particular: dicas para quem deseja criar uma festa junina perfeita em casa

Quem resiste ao sabor de uma canjica ou aos encantos das bandeirinhas que se espalham pelas festas juninas de todo o Brasil? Em cada cantinho do país a festividade pode apresentar características diferentes, com comidas típicas de dar água na boca, mas uma coisa é certa: as festas juninas sempre reúnem uma grande quantidade de […]

Continuar lendo
Um arraiá particular: dicas para quem deseja criar uma festa junina perfeita em casa

Saiba como transformar sua casa em uma casa inteligente

A vida nos tempos atuais é uma constante oportunidade para a admiração. Afinal de contas, a revolução digital fora implacável ao transformar o cotidiano das pessoas com os smartphones. Mas e se disséssemos que o futuro reserva uma integração ainda maior entre os indivíduos e suas residências? Pois bem, isso acontecerá devido à popularização da […]

Continuar lendo
Saiba como transformar sua casa em uma casa inteligente
Mais notícias de Dicas e Reformas