Um arraiá particular: dicas para quem deseja criar uma festa junina perfeita em casa

    Se você é do tipo apaixonado por festas juninas ao ponto de desejar criar seu próprio evento. Confira as dicas para criar uma festa junina em casa.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão1 semana atrás

    Quem resiste ao sabor de uma canjica ou aos encantos das bandeirinhas que se espalham pelas festas juninas de todo o Brasil?

    Em cada cantinho do país a festividade pode apresentar características diferentes, com comidas típicas de dar água na boca, mas uma coisa é certa: as festas juninas sempre reúnem uma grande quantidade de pessoas que esperam o ano todo pela chegada delas.

    Se você é do tipo apaixonado por festas juninas ao ponto de desejar criar seu próprio evento em casa para receber os amigos e familiares em um verdadeiro arraiá particular, então as dicas que trouxemos sobre como fazer isso são perfeitas para ajudá-lo, confira abaixo:

    Comece preparando os quitutes

    Uma festa junina só pode ser considerada de qualidade quando inclui algumas delícias que não podem faltar nesse tipo de evento.

    Como são muitos os pratos típicos de festas juninas, como por exemplo milho, cuscuz, quentão, canjica, arroz doce, paçoca, pé de moleque, entre outros, se você não tiver tempo para preparar todos eles, pode optar por comprar alguns já prontos, e não é difícil encontrá-los em lojas e supermercados diversos.

    Fonte da foto em: pixabay.com
    Fonte da foto: pixabay.com

    Cuide da montagem da mesa

    Com todas as comidinhas preparadas, será possível iniciar a montagem da mesa onde elas ficaram disponíveis para que os seus convidados se deliciem.

    O ideal é escolher um local de fácil acesso para posicionar a mesa de comidas, evitando assim tumultos ao redor dela. Se você pretende fazer a festa junina no quintal, pode deixá-la em uma área onde seja possível o acesso por qualquer lado, investindo em alguns detalhes típicos de festa junina, como por exemplo o chapéu de palha e acessórios coloridos, para complementar a decoração da mesa.

    Fonte da foto: pixabay.com
    Fonte da foto: pixabay.com
    Fonte da foto: pixabay.com

    Pense na decoração

    Uma das características mais marcantes das festas juninas é a decoração alegre e colorida que enche qualquer espaço de alegria. Para conseguir esse efeito, não é necessário ser nenhum profissional especializado, basta soltar a imaginação e brincar com alguns elementos marcantes desse tipo de evento, como por exemplo as bandeirinhas.

    Elas podem ser compradas prontas ou feitas manualmente com papéis coloridos, e o ideal é que elas sejam espalhadas tantos pelas áreas externas quanto internas da casa.

    Fonte da foto: pt.freeimages.com
    Fonte da foto: pexels.com
    Fonte da foto: pt.freeimages.com

    Cuide dos detalhes

    Se você é adepto das ideias em formato DIY (faça você mesmo), então a organização da festa junina em casa é uma ótima oportunidade para exercer algumas das suas habilidades manuais.

    Com um pouco de criatividade, é possível transformar quase tudo em acessório de decoração para tornar sua festa ainda mais especial. Uma peneira, por exemplo, pode se transformar em uma charmosa boneca com alguns recortes de EVA e pedaços de barbante.

    Para quem deseja ir além e gosta de artesanato, é possível utilizar a massa de biscuit para criar delicados bonequinhos caipiras que com certeza trarão um toque especial para sua festa.

    Fonte da foto: pixabay.com
    Fonte da foto: pixabay.com

    Que tal uma fogueira?

    A fogueira é outro item presente na maior parte das festas juninas brasileiras, e se você tiver a oportunidade de fazer uma em seu próprio quintal, com certeza o evento irá ganhar um brilho ainda mais especial.

    Lembre-se de escolher uma área segura para montar a fogueira e controlar o fogo durante o evento para não correr o risco de causar acidentes.

    Fonte da foto: pixabay.com

    Não se esqueça dos trajes típicos

    Uma festa junina de verdade não pode abrir mão dos trajes típicos que marcam a tradição desse tipo de evento. Para as mulheres, vestidos floridos e estampados, tranças e as tradicionais marquinhas no rosto são alguns dos detalhes que compõem o figurino.

    Para os homens, uma calça jeans com remendos, uma camisa xadrez e um chapéu de palha ajudam a montar um traje a caráter. Adultos e crianças podem entrar na brincadeira e se vestir de acordo com a ocasião especial.

    Fonte da foto: pixabay.com
    Fonte da foto: pixabay.com

    Para encerrar, uma bela quadrilha

    Se você quiser que a sua festa junina seja completa, então não pode deixar faltar uma bela quadrilha com direito a casamento e tudo. Essa tradição cultural é muito presente na maior parte das festas juninas e conquista qualquer pessoa com alegria e diversão.

    Lembre-se de que será necessário um narrador para guiar quais serão os próximos movimentos durante a quadrilha. Se algo sair fora do planejado, não se preocupe, o principal é se divertir!

    Fonte da foto: pixabay.com

    FONTE DO ARTIGO: www.habitissimo.com.br

    Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos que são apaixonados por festa junina!

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.