8 dicas essenciais para donas de casa iniciantes

    O começo da vida de dona de casa pode ser difícil, e foi pensando nisso que nós trouxemos algumas dicas que ajudarão até que as coisas tornem-se naturais.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Donas de casa iniciantes

    Algumas mulheres sonham casar e ter uma família, outras  têm o sonho de apenas morar sozinha.

    Independente de em qual desses perfis você se encaixa, precisa saber que o começo da vida de dona de casa pode ser difícil, seja por falta de experiência ou até mesmo por não saber resolver situações do cotidiano doméstico.

    E foi pensando em ajudar as donas de casa de primeira viagem que nós, do Portal Chaves na Mão, trouxemos algumas dicas que ajudarão na organização da casa até que as coisas tornem-se mais fáceis e naturais, afinal, aquela tradição da mulher casar sabendo fazer tudo para um marido que apenas espera já não existe mais. 😉

    Desapegue de coisas velhas das quais você não precisa mais

    Essa dica vale para todas as pessoas, não apenas as que pretendem se mudar ou morar sozinhas.

    Nunca mantenha guardadas coisas que você não precisa ou não usa, pois todo acúmulo gera bagunça, e essa bagunça precisa ser administrada.

    Nunca deixe acumular muita louça suja

    Outro ponto bem importante: não acumule louça. E aqui também entra a dica anterior, pois de nada adianta ter 20 copos em seu armário, se você raramente utiliza todos eles, pois você vai cair na tentação de usar todos antes de decidir lavar, e o mesmo se aplica aos demais.

    Tenha ferramentas, essenciais para reparos simples

    Tenha uma caixa de ferramentas em casa e saiba fazer pequenos reparos do dia-a-dia, como trocar uma lâmpada, apertar o parafuso de alguma porta de armário ou até mesmo lubrificar dobradiças.

    São coisas bobas, mas que quem mora sozinho pela primeira vez não está acostumado a fazer. Ter uma furadeira em casa também é uma boa pedida!

    Mantenha suas contas organizadas, para não se perder

    É bem comum vermos novas donas de casa mal orientadas com relação às finanças da casa, por isso é importante que você mantenha tudo sob controle, organizado e em dia, para não correr o risco de ficar sem luz, por exemplo, por falta de pagamento.

    Separe as roupas escuras das claras antes de lavar

    Roupas não se lavam sozinhas e você descobrirá como elas são muitas quando começar a cuidar das suas.

    Deixe acumular uma quantidade razoável para encher a máquina, para não desperdiçar luz e água, e lembre-se de não misturar cores escuras com claras.

    Oriente a empregada doméstica sobre como você gosta que as coisas sejam feitas

    Ninguém é obrigado a saber quais são as suas preferências com relação à limpeza e organização, portanto, explique à sua diarista – caso você tenha uma – como você quer e gosta que as coisas sejam feitas em sua casa.

    Basta explicar e treiná-la para que as coisas funcionem exatamente da forma que você espera.

    Economize na hora de montar o enxoval

    Há algum tempo era comum lojas terem listas com a quantidade de roupa de cama, mesa e banho exata que você precisaria para sua casa.

    Porém, hoje em dia as coisas são mais práticas, então saiba que bastam quatro jogos de cama para cada cama da casa e 4 jogos de banho para cada pessoa.

    Afinal, com essa quantidade, dá tempo suficiente de usar, lavar e voltar a peça limpa para o lugar.

    Não esqueça da listinha do supermercado

    No começo é difícil acertar a quantidade exata de coisas que você precisa comprar no supermercado, portanto, a dica é: faça uma lista e não vá às compras com fome.

    Isso vai te ajudar a comprar somente o que for realmente necessário. E, na dúvida, compre menos para não jogar comida fora, até que você tenha noção exata das quantidades de cada coisa que você gasta em casa.

    Também confira algumas dicas de como comer bem e gastar pouco, aqui, nesse outro post.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.