Dicas e 28 modelos para construir uma casa de madeira

    A casa de madeira foi deixada de lado com a chegada da alvenaria, mas nunca foram esquecidas por possuírem um charme sem igual.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 anos atrás

    Construindo uma casa de madeira

    A casa de madeira foi deixada de lado com a chegada da alvenaria, mas nunca foram esquecidas por possuírem um charme sem igual. Sem contar, é claro, o aconchego que este material proporciona.

    Com a variedade de modelos e estilos de madeira, é possível construir uma casa do jeitinho que você sempre sonhou.

    Há quem pense que as casas de madeira são modelos mais simples. Saiba que está muito enganado! A madeira é um material ideal para as casas de condomínio, de campo, de sítios e fazendas, por possuírem vantagens como a durabilidade, resistência e um processo fácil de construção.

    E para você que irá construir a sua casa de madeira, dê uma olha nas dicas mais importantes que precisa seguir:

    Normalmente as casas de madeira são construídas com toros de madeira de 18 a 22 cm, empilhados na horizontal e com intervalos nas extremidades para os cantos – no caso das paredes.

    – Os toros de madeira precisam estar posicionados de modo a não ficar um vão entre eles;

    – A umidade dessas peças deve variar entre 16% e 20%;

    – O teto precisa ser distribuído uniformemente ao longo das paredes externas e das divisórias da parte interna;

    – Normalmente a casa precisa de aproximadamente três anos, depois de construída, para secar completamente e alcançar o equilíbrio ideal da umidade;

    – Antes de construir a sua casa de madeira, saiba que elas perdem, em média, 3% da altura;

    – Os caixilhos das portas e das janelas não podem ser instalados diretamente na parede de madeira, pois isso pode danificar o material;

    Conheça as vantagens e desvantagens

    Aconchegante

    A casa de madeira é uma ótima opção para quem procura uma casa com a sensação de acolhimento e aconchego. Sabe por quê? A madeira, de uma forma ou de outra, remete ao campo e à natureza, proporcionando um ambiente mais tranquilo.

    Além disso, é perfeita para quem ama o estilo rústico de casas e decoração.

    Baixo custo

    Para a construção da casa de madeira, não é necessário o uso de cimento, tijolos, e outros detalhes de alvenaria, portanto o custo de edificação acaba sendo 60% menor que as construções tradicionais.

    Tempo de construção

    O tempo de construção é muito inferior ao tempo gasto na construção das casas de tradicionais. Em apenas cerca de três meses é possível ter a casa completamente pronta.

    Isolamento térmico

    A madeira é um exemplo quando o assunto é isolamento térmico. É possível manter a casa quentinha nos dias de inverno e fresca nos dias de verão. Porém, são necessários alguns cuidados especiais, como por exemplo, usar paredes duplas para manter a temperatura agradável dos ambientes.

    Durabilidade

    Se a casa for construída com madeiras de qualidade e receber todos os cuidados necessários ela pode durar muitas décadas, muito mais até que as casas tradicionais.

    Riscos

    As casas de madeira não são resistentes aos desastres naturais como são as casas tradicionais. Portanto, não são recomendadas para áreas que apresentam riscos de enchentes, furacões e deslizamentos.

    Qual madeira escolher?

    Existem diversos tipos de madeiras que podem ser utilizadas para a construção de casas, e todas com uma característica em comum: são maciças, “duras” e “amargas”, então são anti cupins e outras pragas. Dá uma olhada em cada um dos tipos:

    Maçaranduba

    É uma madeira escura.

    • CARACTERÍSTICAS: sem odor ou gosto característicos, cerne marrom-escuro, alburno marrom-amarelado claro, granulação lisa, brilho moderado, textura fina.
    • PODE SER APLICADA EM: construção civil, material para soalho e outros; muito resistente.
    • DENSIDADE: madeira altamente densa, com 13% de umidade tem 1.010 kg/m³, verde tem 1.320 kg/m3, seca rapidamente ao forno ou ao ar livre.

    Angelim Pedra

    Madeira de cor castanho avermelhado claro ou escuro, com manchas castanhas mais escuras devido à exundação de óleo-resina, brilho ausente.

    • CARACTERÍSTICAS: cerne marrom-amarelado claro, diferente do alburno marrom-claro. Tem um acentuado aspecto fibroso na figura tangencial, devido à proeminência do parênquima axial, fibras e linhas vasculares, granulação ondulada, textura áspera, sem brilho e sem odor característico.
    • ALGUMAS APLICAÇÕES: fácil para trabalhar, construção civil, os móveis com a Agelim Pedra possuem bom acabamento e são muito duráveis
    • DENSIDADE: madeira de densidade média, com 13% de umidade tem 785 kg/m 3, verde tem 1.210 kg/m3, seca muito rapidamente.

    Grápia, Garapa ou Amarelinho

    Madeira de cor bege amarelada ou bege rosada, tem resistência a cupins e outras pragas, além de ser muito resistente ao apodrecimento.

    Ipê

    Madeira de cor pardo-acastanhado ou pardo-claro muito pesada e dura, com alta resistência mecânica e baixa retraibilidade volumétrica. É resistente a insetos e ao apodrecimento.

    • CARACTERÍSTICAS: não possui odor característico, alburno amarelo, cerne verde-oliva escuro, pode ser marrom-escuro, granulação encadeada e textura média.
    • ALGUMAS APLICAÇÕES: material para soalho, construção civil, caixilhos e quadros de portas, altamente resistente, excelente para perfurar com broca ou jato de areia.
    • DENSIDADE: madeira altamente densa, com 13% de umidade tem 1.103 kg/m 3, verde tem 1.315 kg/m³, seca rapidamente ao forno ou ao ar livre.

    Itaúba

    Madeira de cor amarelo-esverdeado e quando recém serrado torna-se castanho-esverdeado-escuro. Possui um cheiro agradável, levemente adocicado.

    A densidade é alta e possui uma textura média com a superfície irregularmente lustrosa. Considerada de alta resistência ao ataque de fungos apodrecedores, cupins e fungos marinhos.

    Separamos 28 modelos de casas de madeira para você se inspirar:

    Casa pré-fabricada de madeira

    Se você escolher comprar uma casa de madeira pré-fabricada, dá uma olhada nestas dicas:

    – O primeiro passo é escolher o estilo de casa pré-fabricada de madeira que você deseja. Existem diversos estilos  e modelos de casas, desde as menores às casas maiores, por isso é fundamental que já tenha uma ideia das características e funcionalidades que a casa deve conter.

    – Analise o tamanho do seu local para construção. É possível personalizar a casa com base nas dimensões do terreno e no espaço ao redor da casa propriamente dita.

    – Não caia no erro de não planejar com atenção o seu orçamento. Embora possa poupar bastante dinheiro com uma casa pré-fabricada, quando em comparação com uma casa tradicional, a verdade é que todos os custos devem ser cuidadosamente analisados para não ter despesas indesejadas.

    – Faça uma pesquisa online. Assim é possível comparar modelos, preços e fabricantes para ter o melhor material para a sua casa de madeira.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de casas à venda.