Como escolher um sofá perfeito para sua sala?

    O sofá é uma das peças mais importantes de uma residência e é por isso que a escolha de um não é tarefa fácil. Confira as dicas da Scarbodini.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Como escolher um sofá?

    O sofá é uma das peças mais importantes em uma residência. É nele que “nos jogamos”, em um final de semana, para assistir televisão, onde recebemos os amigos e também onde tiramos aquele cochilo após o almoço.

    Além disso, não podemos deixar de reparar na importância que ele representa na decoração da sala de estar.

    E é por esses e outros motivos que o sofá precisa ser, além de bonito, muito confortável, e a escolha de um que se encaixe em ambas as exigências não é uma tarefa fácil.

    Porém, se você dedicar um tempo somente para tomar essa decisão, com base nas dicas que a Scarbodini Design e Estofados trouxe pra gente, você garantirá um sofá incrível e de qualidade superior aos demais, por muitos anos.

    Escolha um sofá para o seu espaço e não um espaço para o seu sofá

    O primeiro ponto a ser observado é o cômodo onde você colocará seu novo sofá. A sala em questão é grande ou pequena?

    No caso de uma Sala de TV, a dica é que o módulo maior do sofá fique de frente para o aparelho televisor, para evitar desconfortos durante a programação que você está assistindo.

    Portanto meça o local onde você pretende posicioná-lo, seja na parede ou delimitando ambientes.

    Se por acaso houver uma porta na parede onde você deseja colocar o sofá, descubra primeiro o tamanho máximo que ele pode ter, para que não obstrua a passagem da porta, não ocupe o espaço de outros móveis e nem prejudique a circulação do ambiente.

    Também lembre-se de observar onde estão as tomadas e se elas fazem falta ou não para o seu dia-a-dia, pois se você contar com o sofá nesse espaço provavelmente perderá a tomada.

    Optar por sofás de modelos que se adaptam ao seu ambiente é fundamental, pois evita muitos transtornos.

    Defina pré-requisitos e qual o seu orçamento

    Após definir o tamanho que pode ter o seu novo sofá, decida o estilo de sofá que você precisa: com ou sem sofá-cama, com ou sem estrutura à vista, cores, tecidos, padrões… Qual será o estilo de decoração da sua sala? Tem crianças e bichos de estimação em sua casa?

    Definido isso, estabeleça um orçamento realista que lhe garanta a melhor relação custo-benefício.

    Existem preços para todos os bolsos, sem sombra de dúvidas, mas nem sempre você encontrará o sofá perfeito por uma pechincha.

    O ideal é ter em mente que esse é o tipo de móvel que se pode envelhecer, ou seja, daqui há alguns anos você deve ter a opção de reformá-lo ao invés de comprar um novo.

    Modelos, tecidos, cores e texturas

    No mercado são quase infinitas as possibilidades de sofás que existem à sua escolha.

    Por isso é essencial que você conheça do assunto para escolher o sofá ideal para sua casa.

    • Estrutura – a estrutura do sofá deve ser, de preferência, de madeira, sólida e incluir os pés. Um bom teste para perceber se a estrutura do sofá é frágil é erguer uma das esquinas da frente do sofá cerca de 15 cem. Caso a outra parte da frente também se levante, a estrutura é forte, caso contrário, passe para o próximo.

    • Juntas – apenas são permitidas juntas de madeira ou metal, ou seja, fuja de pregos, grampos e colas.

    • Molas – as molas são imprescindíveis na composição de um sofá, e devem estar unidas e bem firmes. Prefira modelos de cinco ou seis filas de molas por almofada, ao invés daqueles mais baratos que dispõe de apenas duas ou três filas por almofada. O teste é simples: se você sentar e ouvir qualquer estalo que seja, fuja.

    • Enchimento – as opções, como já dissemos mais acima, são infinitas. As melhores são espuma de alta resistência com penas incorporadas ou espuma de poliuretano para mais conforto e durabilidade.

    Mas a parte mais divertida dessa escolha, definitivamente, é a escolha das cores e texturas. O ideal é optar por estilos capazes de sobreviver à passagem de todas as tendências, como tons neutros, que permitam combinação com a demais decoração do ambiente. Porém, há quem não resista a uma vida colorida, o que, apesar de exigir cuidado, é uma das melhores opções para quem tem crianças em casa.

    A escolha do tecido é outro ponto muito importante – o algodão e o linho são ótimos, mas são tecidos que ficam facilmente presos a tudo e mais alguma coisa; os sintéticos e micro fibras são uma boa opção e mais resistentes às nódoas que os anteriores; as fibras naturais e sintéticas poderão parecer velhas em pouco tempo; a e a pele são extremamente fortes, mas também são as mais caras; a seda é lindíssima mas muito frágil.

    Cada opção tem as suas vantagens e desvantagens, procure o meio-termo ideal para a sua casa e para o seu estilo de vida.

    Tendo isso em mente, aproveite o Aniversário de 15 anos da Scarbodini Design e Estofados, parceira do Portal Chaves na Mão, e boas compras:

    Rua Serafina Cumam Culpi n° 247 – Butiatuvinha – Curitiba / PR – CEP: 82400-240

    Então, aproveite a visita ao nosso blog e saiba como escolher sofá para apartamentos pequenos.