Novas tendências de papel de parede para: cores e estampas!

    Sala de jantar é um ambiente de pouca permanência, mas que precisa ter uma decoração bem elaborada. Veja essas sugestões de papel de parede.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão2 semanas atrás

    Existiu um tempo em que os papéis de parede eram utilizados como complemento bem chamativo em decorações. Mas essa moda passou décadas depois. 

    E, nesse período, os papéis disponíveis nas lojas apresentavam cores e estampas mais neutras, adequadas ao conceito de ambientes futuristas que se tinha. Mas a moda casa de hoje é bem mais ousada – basta olhar para os exemplos de sala de jantar apresentados neste texto.

    Também devemos lembrar que a tecnologia dos papéis de paredes também evoluiu. Se antes tínhamos poucas opções nas lojas, hoje a cartela de opções parece infinita. 

    São centenas de opções de cores e estampas. E, com isso, obviamente, é possível se chegar a resultados estéticos diferentes, como você verá nos tópicos a seguir. Leia as informações, olhe as imagens e inspire-se.

    Viva Decora

    #1 O simples e o luxo

    Antes de tudo, você sabe para que serve o papel de parede? Sim, trata-se de um material para personalização de decoração, mas também é um material de isolamento térmico de ambientes. 

    Por isso é que tantos palácios nórdicos eram decorados com papel de parede. Entretanto, esses papéis eram mais frágeis, enquanto aqueles fabricados hoje possuem uma camada vinílica protetora, que permite a aplicação do material em áreas úmidas.

    Bem, então, dependendo de qual o propósito de uso do papel de parede na decoração, pode-se dar mais ou menos destaque ao material. Sua função pode ser apenas dar uma leve textura à parede. 

    Aliás, esse modelo mais simples, muitas vezes em cor única, combina super bem com decoração de sala de jantar – ambiente tema deste texto. E os com detalhes adamascados e metalizados deixam os cenários ainda mais sofisticados.

    Viva DecoraViva Decora

    #2 O neutro e o escandaloso

    Como sala de jantar é um ambiente destinado a reunião de pessoas e consumo de alimentos, deve-se ter cuidado com a escolha de cores e estampas para a sua decoração. 

    Aqueles papéis com estampas em paleta de cor e neutras – como bege e cinza – são mais fáceis de combinar com qualquer estilo de decoração. Mas por que não ousar mais, já que temos tantas opções de papéis no mercado?

    Considere o seguinte: sala de jantar é um ambiente de poucas funções e também, por conta disso, de poucos móveis na decoração. Isso quer dizer haver espaço suficiente no cenário para o estrelismo de outros elementos, além do conjunto mesa e sala de jantar. 

    Por exemplo, o foco pode ser desviado para um lustre ou painel revestido de papel de parede bem colorido, brilhante e até que simula efeitos 3D.

    De fato, todo o toque dramático da decoração desse ambiente pode vir do papel de parede aplicado às suas maiores superfícies. Pode ser a única fonte de cor não neutra no local, o detalhe a enfatizar o estilo da produção, e o que irá unir sala de jantar com sala de estar e mais. E este papel pode ajudar a criar ilusões na decoração, como de movimento, que contribuirá para o clima alegre e animado das reuniões de pessoas para uma refeição.

    Ana YoshidaAndrea Petini

    #3 O liso e o estampado

    Papéis lisos, portanto, têm menor presença nas decorações, por assim dizer. Mais estampados podem praticamente contar uma história. Por exemplo, de requinte, com papéis com arabescos; bom humor, com papéis tipo recorte de revista; retorno ao passado clássico, com papéis em estampa floral; de futuro, com desenhos geométricos. Mas as estampas do papel podem competir com as das cadeiras. Por isso, cuidado.

    São outras opções de estampas de papéis de parede utilizados em decorações contemporâneas: listras, tribais, étnicas, lúdicas, tecido não tecido, ladrilhos, bolinhas, chevron, folhas, textura de madeira, e mais.

    Para determinar o tamanho do rolo de papel a comprar para a sala de jantar, é preciso levar em conta essa estampa escolhida. Eis um exemplo de cálculo: para uma parede de 2,60 m de altura e 3,90 m de largura, usaremos um rolo de papel de 50 cm de largura e 10 metros de comprimento.

    • 2,60 x 3,90 = 10,14 / 4 (4 para um papel estampado) = 2,54 m + 10% de folga = 2,80 m ou 3 rolos de papel.
    Viva DecoraAna Luisa Previde

    #4 O futurista e o retrô

    As influências escolhidas para a decoração podem determinar também a escolha de papel. Duas tendências estão em alta no momento. 

    De um lado, os papéis que simulam texturas como de concreto – alternativa para substituir um revestimento ainda mais caro. Já de outro lado, os papéis estilo retrô, inspirados nos anos 50 a 70, têm estampas geométricas e cores bem chamativas, como vermelho sangue e amarelo ouro.

    Casa de Valentina | Cassia GiacomazziVinícius de Mello | Viva Decore

    Qual desses papéis de parede combina mais com sua sala de jantar? Que tal fazer essa mudança? É rápido e fácil, não precisa quebrar nada!Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.