Anuncie

Misture mesa e cadeiras diferentes na sala de jantar e crie ambientes incríveis!

O comum é encontrar conjunto de mesa e cadeiras combinando para serem usadas em sala de jantar. Porém, a nova tendência é misturar peças!

Misture mesa e cadeiras diferentes na sala de jantar e crie ambientes incríveis!

É fácil se empolgar em comprar flores, quadros, velas e tantos outros itens menores para casa. Mas são os elementos maiores, como os móveis, que importam para a composição de uma decoração de interiores

O resto seria mesmo complemento – em alguns casos até supérfluo. Numa sala de jantar, por exemplo, não pode faltar mesa e cadeiras. E como escolher estas peças? Será que precisam combinar entre si? Ou não?

Seria essencial tentar responder estas questões antes de sair decorando a casa. Isso porque os itens escolhidos precisam ter um design, um estilo. 

Para que um ambiente pareça atraente, deslumbrante, é preciso planejar antes estes detalhes. E uma tendência muito atual que pode servir de guia para você é a da utilização de objetos diferentes – não idênticos – em composições decorativas.

Afinal, será que tudo precisa estar combinando nas decorações para que os interiores residenciais pareçam bonitos, em harmonia? Talvez, seja a hora de você abandonar aquele conceito de ‘pares’ – par de criados-mudos, par de poltronas, par de abajures e mais. “Pensar fora da caixinha” pode ser o segredo das produções de alto nível, já pensou? Bem, use as dicas e imagens deste texto como fonte de inspiração!

O valor de um bom conjunto de mesa e cadeiras para decoração de sala de jantar

De nada adianta se esmerar em escolher bons revestimentos e luminárias, mas adquirir móveis ruins, desconfortáveis e de má qualidade para a sala de jantar. Em verdade, esse cômodo só estará completo, ajustado, com mesas e cadeiras

Agora, não se pode “ir pelo menor preço” nesta hora! Isso porque peças assim têm que ser resistentes, duradouras, bonitas e ergonômicas, ou toda a decoração planejada para o cômodo será comprometida.

Mas, qual é a moda atual em se tratando de móveis para sala de jantar? Bem, obviamente, ainda é válido investir em conjuntos prontos, em que todas as peças combinam e são vendidas juntas. 

Mas, a tendência adotada por muitos designers de interiores hoje em dia é criar cenários autênticos, personalizados de acordo com a história e o gosto dos clientes. E para isso eles têm apostado na mistura de peças!

Não faz sentido se prender a ideia de usar mesa e cadeiras de um único estilo na sala de jantar. Talvez por medo, tem gente que só consegue aceitar ter um conjunto de móveis de design simples e tons neutros.

Só que o mercado possui uma quantidade enorme de opções – em formatos, cores, acabamentos e preços diferentes. Então, por que não tentar deixar a decoração do ambiente com mais personalidade?

A decoração contemporânea está muito mais livre de paradigmas e regras! Já é aceitável misturar diferentes modelos de mesa e cadeiras numa única sala de jantar. Pense em tirar proveito desta ideia para criar algo totalmente único para a sua casa! 

Só lembre-se de que isso não deve ser um simples ajuntamento de peças. Quase tudo é praticamente permitido em interiores – quase. Certa dose de bom senso e bom gosto nunca é demais!

Como misturar mesa e cadeiras diferentes sem comprometer a harmonia da sala de jantar

A mistura mais comum feita de mesa e cadeiras em sala de jantar é uma mesa de um modelo com cadeiras de outro modelo ao seu redor. Outra opção muito utilizada em decorações de sala de jantar é ter cadeiras de vários modelos diferentes ao redor de uma mesa de outro modelo, mas tudo na mesma cor ou material. Repetindo, não é um simples agrupamento de peças. Existe uma coerência por trás de tudo!

Entre todas as peças escolhidas para a sala tem que haver algum elo, algo em comum que ligue suas imagens e harmonize o todo decorado – pode ser a cor, por exemplo. 

Muita informação diferente reunida pode ser demais! Então, o melhor é limitar a escolha em até três ou quatro estilos diferentes de cadeiras. E também limitar que suas alturas estejam mais ou menos no mesmo nível – principalmente o nível dos assentos.

É claro que a graça está mesmo no contraste – só não de proporcionalidade! Pequenas diferenças nas linhas, tonalidades, materiais e acabamentos já deve ser suficiente para deixar o cenário personalizado, atraente e descontraído. 

Em sua casa, você pode não só adotar uma mistura de cadeiras, mas cadeiras mais poltronas, ou cadeiras mais bancos individuais e compridos, tanto faz.

Se você tem receio de fazer algo errado, anote as seguintes dicas. Analise a sua sala de jantar para saber qual o estilo que predomina no ambiente. É partir deste referencial que se poderá ampliar a lista de itens mobiliários a serem comprados para sua casa.

Vá até as lojas e escolha a mesa candidata da área de jantar – com nas proporções e com o número de assentos que você julga necessário. Daí será a vez de escolher as cadeiras.

Pois cada cadeira, peça por peça, deverá “conversar” com a linguagem da mesa que você escolheu para a sua sala de jantar

Lembre-se que cadeiras modernas, a primeira vista, costumam parecer muito atraentes, mas podem não ficar bem com uma mesa em estilo clássico – ou pode surpreendentemente dar certo! Tudo será uma questão de tentativa e erro, que só quem domina o assunto entende! Na dúvida, converse com seu decorador!

Claro que a palavra final quanto ao conjunto de mesa e cadeiras para sala de jantar será sempre sua! É possível misturar peça em acrílico com madeira, madeira com metal, metal com acrílico. 

Um jeito de não errar nesta miscelânea é escolher uma só cor na paleta para todas as peças. Assim, diminuem-se um pouco as diferenças e a combinação fica menos agressiva!

“O contexto da decoração deve ser considerado como um todo. Se o espaço onde a mesa será colocada tem muita laca, por exemplo, a mesa de madeira pode dar esse contraponto. Se tem muita madeira, pode variar com um tampo de vidro.”

“(cadeiras com encosto de palhinha) dão uma transparência e são bem atuais. A madeira traz mais aconchego e o vidro ainda mais leveza ao espaço.”

– disseram a arquiteta Cristina Morethson e a designer Carolina Becattini, em Estado de Minas.

Percebeu como é possível compor uma decoração super bonita com mesa e cadeiras diferentes? Gostou da ideia? Observe as combinações pra lá de criativas exemplificadas nas ilustrações deste texto! E aposte nesta tendência você também!

Essas dicas de diferentes modelos de cadeiras e mesas para a sala de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.

Gostou do artigo? Aproveite a visita ao nosso blog e saiba como arrumar a mesa para fazer um jantar.

Como montar uma mesa de jantar perfeita?

Quem nunca quis montar uma mesa de jantar perfeita um dia, seja para mostrar para as visitas de sua casa ou para postar uma foto em seu instagram, não é mesmo? Neste artigo, traremos algumas dicas de como montar uma mesa de jantar perfeita para impressionar a todos na hora da refeição. Utensílios e toalhas […]

Continuar lendo
Como montar uma mesa de jantar perfeita?

Como Decorar Uma Sala De Jantar Pequena: 5 Dicas Essenciais

Quer algumas dicas para decorar a sua sala de jantar pequena de um jeito elegante e confortável? Leia este artigo e tenha ideias!

Continuar lendo
Como Decorar Uma Sala De Jantar Pequena: 5 Dicas Essenciais

Novas tendências de papel de parede para: cores e estampas!

Existiu um tempo em que os papéis de parede eram utilizados como complemento bem chamativo em decorações. Mas essa moda passou décadas depois.  E, nesse período, os papéis disponíveis nas lojas apresentavam cores e estampas mais neutras, adequadas ao conceito de ambientes futuristas que se tinha. Mas a moda casa de hoje é bem mais […]

Continuar lendo
Novas tendências de papel de parede para: cores e estampas!

Mesa de jantar de vidro: dicas de como usar esse clássico em sua sala de jantar

Mesas de jantar são muito importantes para as decoração de sala de jantar – praticamente definem a função do ambiente. Existem muitas variações lindas deste móvel à venda, e diferentes acompanhamentos de cadeiras para ele também.  Um exemplar bastante sofisticado e requisitado para projetos contemporâneos de interiores é a mesa de jantar com tampo de […]

Continuar lendo
Mesa de jantar de vidro: dicas de como usar esse clássico em sua sala de jantar

Misture mesa e cadeiras diferentes na sala de jantar e crie ambientes incríveis!

É fácil se empolgar em comprar flores, quadros, velas e tantos outros itens menores para casa. Mas são os elementos maiores, como os móveis, que importam para a composição de uma decoração de interiores.  O resto seria mesmo complemento – em alguns casos até supérfluo. Numa sala de jantar, por exemplo, não pode faltar mesa […]

Continuar lendo
Misture mesa e cadeiras diferentes na sala de jantar e crie ambientes incríveis!

7 dicas de como escolher sua mesa de jantar

Como escolher sua mesa de jantar? Siga estes 7 passos! Um dos móveis mais usados na casa, às vezes até para jogar cartas ou estudar, a mesa de jantar ocupa um lugar especial tanto em nossos corações como em nosso lar. Mais do que o local onde se fazem as refeições, a mesa de jantar […]

Continuar lendo
7 dicas de como escolher sua mesa de jantar

Feng Shui na sala de jantar: +20 modelos para atrair boas energias!

Valorizar o fluxo de boas energias é o principal objetivo do Feng Shui na sala de jantar Um ambiente bem decorado, bonito e aconchegante é o ideal para receber bem os convidados e valorizar a arquitetura da casa. Mas, já pensou em usar uma estratégia para atrair boas energias? O Feng Shui na sala de […]

Continuar lendo
Feng Shui na sala de jantar: +20 modelos para atrair boas energias!

Buffet para sala de jantar: saiba como otimizar e decorar o ambiente!

Se precisa ter mais funcionalidade e charme no ambiente, estas dicas irão lhe ajudar Se inspire para ter o seu buffet na sala de jantar! Quando se fala de sala de jantar, quais móveis vêm à sua cabeça? Apenas algumas cadeiras e uma mesa? Pois saiba que este cômodo pode ser composto por mais alguns […]

Continuar lendo
Buffet para sala de jantar: saiba como otimizar e decorar o ambiente!

Dicas para instalar papel de parede no teto da sala de jantar

Papel de parede no teto da sala Pensando em dar um up na decoração para sala de jantar? Que tal apostar no papel de parede no teto? Confira algumas dicas! Para dar um up na decoração e no visual da casa, às vezes é preciso deixar de lado o tradicional e pensar diferente. Olhar os […]

Continuar lendo
Dicas para instalar papel de parede no teto da sala de jantar

Saiba como aderir ao estilo clean na sala de jantar

Um ambiente clean é sinônimo de ambiente funcional e amplo. Confira dicas para aderir ao estilo clean na decoração para sala de jantar! O estilo clean é uma tendência forte para a decoração, principalmente na decoração para sala de jantar. Na média, por ser um cômodo pequeno, este estilo de decoração valoriza o espaço e […]

Continuar lendo
Saiba como aderir ao estilo clean na sala de jantar

Decoração da sala de jantar: dicas para ter uma no apartamento

Escolha um estilo de decoração de sala de jantar para valorizar o imóvel e o ambiente! Confira dicas e se inspire. Com a nova tendência de apartamentos sendo projetados com uma metragem reduzida, fica cada vez mais difícil de explorar a decoração de sala de jantar. Para isto, é preciso soltar a criatividade e buscar […]

Continuar lendo
Decoração da sala de jantar: dicas para ter uma no apartamento

Sala de jantar pequena integrada: confira dicas!

Com alguns truques de decoração é possível dar uma cara nova à sala de jantar pequena integrada. Sala de jantar pequena integrada: Os ambientes pequenos estão cada vez mais presentes nos novos apartamentos e imóveis. Para alguns, pode ser um problema, mas com alguns truques de decoração é possível dar uma cara nova ao ambiente […]

Continuar lendo
Sala de jantar pequena integrada: confira dicas!

Sala de jantar decorada: 5 dicas fáceis para turbinar a sua

Confira algumas inspirações para decorar a parede da sala de jantar e dar um toque personalizado ao ambiente. Sala de jantar decorada: Se você quer dar um upgrade no visual da sala de jantar, saiba que é possível fazer isto de uma forma simples e sem gastar muito, apenas pendurando alguns quadros na parede. Além […]

Continuar lendo
Sala de jantar decorada: 5 dicas fáceis para turbinar a sua
Mais notícias de Sala de Jantar