6 dicas de sofá Black Friday para arrasar na decoração da sua casa

    Você precisa redecorar a sala de casa? Montamos uma lista das melhores opções de sofá Black Friday. Inspire-se com os exemplos de ambientes.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão1 semana atrás

    O mês da Black Friday é um mês de muitas boas oportunidades, inclusive de compras para a casa, sabia disso? Se deseja dar uma repaginada nos ambientes ou adquirir aquilo que faltava para completá-los, este pode ser o momento certo. 

    Inclusive, agora pensando exclusivamente no ambiente de sala de estar, também é possível encontrar ótimas opções de sofá Black Friday nas lojas. Montamos uma lista com as melhores opções. Confira.

    Monise Rosa https://www.vivadecora.com.br/foto/165728/sofa-em-l-cinza-e-puff-com-manta-listrada

    Escolhendo um bom sofá de black friday para casa

    #1 Modelos de dois ou três lugares

    Os sofás de dois e três lugares são o tipo de sofá mais simples e firmes que você pode utilizar na decoração da sua sala de casa. Em muitos casos, estas peças mobiliárias são vendidas como um conjunto, em cores, estampas e outros detalhes idênticos. 

    Mas, hoje em dia, as pessoas costumam investir nelas, separadamente, pensando em criar composições mais flexíveis, que possam contar também com cadeiras, poltronas, pufes e mais.

    Existem alguns detalhes de design que fazem com que estes sofás sejam mais vantajosos com relação aos demais modelos. Por exemplo, apresentar dimensões menores; por isso, sendo uma melhor opção para salas compactas. 

    Eles também podem ter almofadas de encostos soltas, permitindo que a base de assentos vire uma cama de solteiro. Ou melhor, ter embutido em seu interior uma estrutura de cama de casal de armar – sofá-cama.

    Sofás de dois e três lugares são, hoje, vendidos não apenas em linhas mais tradicionais, como também em formatos mais arrojados. As peças de pés elevados, ao estilo vintage ou retrô, estão em alta no momento. 

    Também devemos citar os sofás modernos em revestimento de couro, adequados ao estilo rústico modernos, cotado como um dos estilos em alta para a moda casa 2022.

    Decoradoria Decoração Online https://www.vivadecora.com.br/foto/164341/sala-de-estar-moderna-e-contemporanea
    Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/259396/sala-com-sofa-estofado-e-conjunto-de-quadros | Diego Revollo https://www.vivadecora.com.br/foto/6151/sala-de-estar

    #2 Sofá de canto ou sofá em L

    Os sofás de canto ou em L já apresentam dimensões bem maiores que os sofás de dois ou três lugares. 

    Inclusive, é importante não confundir estas peças com os sofás com chaise, que são, na verdade, modelos de sofás de três lugares, mas com um dos assentos um pouco mais longo. Já os de canto, apresentam uma divisão aproximada de três por três módulos ou dois por três módulos, com braços nas laterais, formando um desenho de L.

    Estes sofás são indicados tanto para salas pequenas quanto mais amplas. A ideia é aproveitar um canto de parede livre do ambiente – como o próprio nome já explica – ou marcar o perímetro de uma zona funcional. 

    De todo modo, consegue-se explorar melhor a área de planta do cômodo para colocar o máximo de assentos possível. Por isso, é a peça ideal quando se quer montar uma decoração mais convidativa para receber visitas.

    Katia Llaneli https://www.vivadecora.com.br/foto/164378/poltrona-de-couro-preto-e-revestimento-3d-branco
    Katia Llaneli https://www.vivadecora.com.br/foto/164376/sofa-com-tecido-cinza-e-mesa-de-centro-de-vidro

    #3 Conjuntos com poltronas e pufes

    O desenho do sofá que você escolher pode comprometer mais ou menos a circulação da sala que está sendo decorada. O espaço restante poderá ser completo com vários móveis diferentes. 

    Pode-se inclusive adquirir, pensando na harmonia visual da casa, itens que sejam parte de um conjunto de estofados. Por exemplo, poltronas e pufes que levem o mesmo revestimento do sofá principal.

    Aliás, falando especialmente dos pufes, eles podem ser peças individuais, soltas, que fazem parte da composição de um grande sofá. As mesmas podem formar, com um dos assentos do móvel, uma chaise. 

    Ou, em outros momentos, podem ser deslocadas do lugar, utilizadas em outro ponto da casa. E, se a área da sala for mais compacta, pode-se até destinar o item para substituir a mesa de centro, posicionado-o no centro do agrupamento.

    Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/257280/mesa-de-centro-de-madeira-e-tapete-felpudo-branco

    #4 Possibilidade de inclinação e expansão

    Sofás simples, de dois ou três lugares, ou a menor parte de um sofá em L pode apresentar outras funcionalidades. Alguns modelos vendidos nas lojas apresentam uma sub estrutura interna metálica com uma engrenagem especial que permite a inclinação do seu encosto. Já os assentos podem ter uma subestrutura de madeira mesmo, tipo “gaveta” que garante a expansão dos módulos, bem mais fofos e macios.

    Estes modelos de sofás com inclinação e expansão de partes são os sofás que estão mais em alta no momento, sonho de consumo da maioria das pessoas. 

    Isso porque eles permitem que os usuários fiquem sentados de forma mais confortável, em posições super relaxantes. O que você precisa saber sobre eles é que vão exigir mais área da sala. A própria caixa fixa dele já é mais profunda.

    O que isso tudo quer dizer? Bem, o lado positivo é você poder criar uma decoração mais dinâmica para a sala. Por outro lado, vai precisar pensar em soluções para o deslocamento das peças – por exemplo, uma mesa de centro mais leve e talvez com rodízios. Mas o resultado pode ser um conjunto super moderno, adequado para reuniões familiares e para aquelas mini sessões de cinema em casa.

    Ana Ozenda | Arquitetura + Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/202290/parede-com-quadro-decorativo-geometrico-colorido
    Raduan Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/105627/banquetas-acrilicas-vermelhas-e-sofa-de-veludo

    #5 Densidade e revestimento

    Lembra que falamos em oportunidades diferentes deste texto sobre sofás serem mais firmes ou fofos? Bem, isto tem a ver com a densidade das peças, pensando em salas formais ou informais, respectivamente. 

    De modo geral, você vai encontrar nas lojas sofás com várias densidades, mas você deve avaliar a melhor opção para a sua família com base na carga de peso sobre as camadas de espuma. Veja a seguir:

    • 60 a 70 kg = D-28;
    • 70 a 80 kg = D-28;
    • 80 a 90 kg = D-33;
    • 90 a 100 kg = D-33;
    • mais de 100 kg = D-45.

    Outra característica muito importante a ser observada nos sofás é a resistência da sua cobertura – que pode ainda ser impermeabilizada. Alguns tipos de tecido estão em alta no momento e praticamente dominam todas as ofertas de sofá Black Friday. 

    São alguns exemplos: jacquard, linho, suede, chenille, sarja, tafetá, tweed, veludo. Quando surgir o termo ‘acquablock’, se trata dos sofás para área externa, cem por cento impermeável.

    #6 Cores, estampas e complementos

    Este último item da nossa lista faz relação com o último critério que você deverá usar para escolher um sofá para casa, a estética. É filtrar a busca pelo melhor modelo com base em um estilo. 

    Os sofás de cores lisas e neutras são perfeitos para decorações modernas. Os de cores vibrantes já servem melhor para a montagem de decoração retrô. Estampas em arabescos, decoração clássica. E os florais para decoração provençal.

    São cores e estampas que serão tendência em 2022:

    • tons de azul, rosa, amarelo, lilás e terrosos.
    • flores e folhas, geométricas, étnicas, animal print, poá, pied de coq.

    Lembrando que estas cores e estampas podem ser utilizadas para todo o sofá, só para o seu encosto ou almofadas e mantas, complementos que venham com o móvel, na compra.

    Pronto, escolha um sofá incrível e por um preço ótimo, nesta Black Friday!Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.