Rede de descanso: um toque de tranquilidade em sua decoração

    Toda decoração com rede de descanso é sempre muito bonita. Esse elemento transmite uma mensagem, faz convite e enfatiza estilos. Saiba mais.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 horas atrás

    Rede de descanso é um elemento de decoração bastante apreciado pela cultura brasileira. É uma figurinha carimbada em muitos projetos, seja para ambientes de interiores ou exteriores de residências. 

    Aliás, você sabe como fazer bom uso desse tipo de peça na sua própria casa? Pois bem, o texto a seguir deve esclarecer sobre como podemos, não apenas deixar em destaque, mas usar as redes para criar focos diferenciados nos ambientes que habitamos. Confira.

    Redes de descanso versus arquitetura e decoração

    Já parou para pensar no impacto visual da presença de uma rede de descanso inserida em uma decoração de ambientes, de jardins ou até mesmo de fachadas? Uma peça como essa pode contribuir de três maneiras para valorizar os cenários. São elas:

    • Primeiro dando um toque de cor. 
    • Segundo, um toque de textura – principalmente pela presença das cordas de sustentação e renda de borda. 
    • E terceiro, através de seu movimento com o vento, dando a impressão de que a decoração é mais dinâmica.

    Viva Decora: https://www.vivadecora.com.br/foto/182047/parede-com-pintura-laranja-e-rede-de-tecido-branco

    Antonio Armando de Araujo: https://www.vivadecora.com.br/foto/167145/pergolado-e-rede-laranja

    Existem ainda mais duas boas razões que levam as pessoas a apreciarem rede de descanso nas decorações. Seria a ideia de incentivo ao descanso – função principal dessa peça – e sensação de maior aconchego, que muitas vezes também está ligada à lembrança do próprio estilo de vida que mais adota o seu uso.

    Aqui, em nosso país, as redes são bastante utilizadas por aqueles que vivem em regiões de campo, floresta e mar. Por isso, usa-se as mesmas em decorações urbanas, mas com uma pegada mais campestre ou praiana.

    Em parte, a razão disso é para quebrar a formalidade implícita no ar e gerar um cenário com astral mais descontraído. 

    O elemento contrasta com a situação naturalmente caótica nas cidades, transmitindo a sensação de tranquilidade. Também é uma opção diferente de assento, que “força” a pessoa a se sentar de uma maneira mais relaxada, criando uma atmosfera mais informal para o local.


    Larissa Minatti: https://www.vivadecora.com.br/foto/224076/pendentes-metalicos-brancos-e-cadeiras-amarelas

    Gisele Gaiguer : https://www.vivadecora.com.br/foto/174254/mesa-de-jantar-de-vidro-e-cadeiras-acrilicas-azuis

    Diferentes estilos de redes de descanso

    É claro que não podemos contar sempre com a presença das redes na decoração de um ambiente ou fachada de casa. Isso porque a ideia é justamente que elas possam ser recolhidas sempre que necessário ou desejado. 

    Mas é claro que podemos, sim, prever a sua utilização e até explorar a ideia de que algo assim possa esclarecer uma mensagem que queremos transmitir em nosso projeto. Por exemplo, enfatizando um modelo de decoração escolhido, e convidando a uma determinada ação – como de contemplação, descanso solitário ou reunião familiar.


    Viva Decora : https://www.vivadecora.com.br/foto/227016/rede-com-tecido-cinza-e-piso-de-madeira 

    Existem muitos tipos diferentes de redes de descanso. E também ajuda bastante conhecê-los. Por quê? Porque há peças mais modernas e rústicas à venda, para combinar com vários “jeitos” de decorar. 

    E falando em comportamento, existem redes para o uso individual ou para o uso de casais, para deitar ou para só sentar. Ademais, redes que podem ser penduradas de parede a parede ou penduradas no teto, com sistema de sustentação de quatro pontas ou central – que até mesmo inspiraram a criação das cadeiras de balanço suspensas.

    São medidas gerais das redes de descanso comuns encontradas à venda no mercado:

    • Rede de descanso individual: largura de pelo menos 140 cm, para distâncias de 270 cm entre suportes, altura do solo de 120 cm, suportando 120 e 150 kg.
    • Rede de descanso dupla: largura de 140 e 160 cm, para distâncias de 300 cm entre suportes, altura do solo de 140 cm, suportando 200 kg.
    • Rede de descanso para a família – casal e um ou dois filhos: largura de 180 cm, para distâncias de 360 cm entre suportes, altura do solo de 160 cm.
    • Rede de descanso extra grande: com variadas larguras, distâncias, alturas do solo e resistências de peso.

    Viva Decora :https://www.vivadecora.com.br/foto/279824/rede-com-tecido-colorido-e-cadeira-estofada-bege

    E olha que interessante. Nesse texto, trouxemos um exemplo ainda mais diferente de rede de descanso. Trata-se da rede em formato de rede de proteção, que pode ser utilizada como marcação de áreas de descanso. 

    Outra ideia é que ela seja feita em tramas de cordas mais maleáveis, como uma rede de descanso entre vãos de lajes que dividem o primeiro do segundo pavimento de uma casa. Essa é uma estratégia de decoração bastante utilizada em projetos contemporâneos de arquitetura.

    São materiais utilizados na fabricação de redes de descanso: 

    • fibras naturais, como algodão; fibras sintéticas; cipós e palhas; ou PET reciclado.

    Madrid Redes :https://www.vivadecora.com.br/foto/276185/rede-suspensa-piso-de-madeira-paisagismo

    Onde instalar redes de descanso

    Falamos do quanto pode ser positivo ter uma rede em uma decoração de interiores, jardins e fachadas. Mas precisamos comentar também sobre como harmonizar as decorações com a presença desse elemento e também locais ideias para a sua instalação. 

    Antes de tudo, dizer que, por motivos de segurança, é melhor que redes de descanso sejam colocadas longe de bordas de piscinas, escadas, parapeitos de janelas e guarda-corpo de varandas e sacadas. 

    É importante também estudar a altura de instalação de seus ganchos de fixação, para que o usuário não bata com o corpo nem no chão e nem em uma viga superior. Inclusive, a altura recomendada para isso seria algo em torno de 1,60 m – pensando nos ganchos.


    Balaio Arquitetura: https://www.vivadecora.com.br/foto/261663/rede-de-balanco-fechamento-de-varanda-e-mesa
    Viva Decora: https://www.vivadecora.com.br/foto/286662/rede-de-descanso-parede-rosada-quadro-decorativo

    É fundamental que o sistema de fixação dessas redes seja resistente, mas que também permita um recolhimento fácil da peça.

    De todo modo, deve-se estudar o local de instalação de cada rede para que elas não comprometam a circulação da casa. 

    Elas podem ser, sim, o complemento perfeito da decoração de dormitórios e salas. Mas a sua presença na área precisa fazer sentido – por tudo que dizemos antes – e não dar a impressão de que o cômodo está mais apertado ou entulhado de objetos.


    Pascali Semerdjian Arquitetos: https://www.vivadecora.com.br/foto/248/rede

    Por fim, não esqueça de que uma rede de descanso nada mais é do que um grande pano. E o mesmo, sendo muito colorido ou estampado, deve impactar demais qualquer cenário. 

    Pode ser o ponto focal mais importante, se em um tom mais vivo. Ou pode ser mais neutro e até combinar com outros elementos de tecido ao redor, como capas de pufes, revestimentos de estofados, e mais. 

    Portanto, como elemento de instalação provisória ou não, uma rede de descanso deve ser considerada já na etapa inicial de planejamento da decoração. Fica a dica.

    Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.