Decoração rústica no quarto e outros ambientes da casa

    Será que a decoração para um quarto pode apresentar características rústicas e modernas ao mesmo tempo? Pois, esse mix está em alta!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 meses atrás

    Nenhuma arquitetura de interiores é igual. Isso porque elas são montadas em locais diferentes, épocas diferentes, para e por pessoas diferentes, além de outras variações.

    Claro que alguns ambientes, como um quarto de casal e solteiro, podem apresentar características semelhantes, porque, afinal, uma obra inspira a outra. Mas, todas vão apresentar, de certa forma, suas particularidades.

    Assim surgiram os estilos de decoração!

    Crédito: Gislene Lopes

    Vamos entender um pouco sobre as características de dois modelos de decoração bem distintos, o rústico e o moderno. Esse texto vai demonstrar como eles podem inspirar os projetistas na criação de um modelo novo – um mix de linhas, tons, cores e texturas a princípio completamente incompatíveis.

    Diz o ditado que “os opostos se atraem”. Nesse caso, os opostos se complementam e deixam os espaços mais interessantes! Veja a seguir!

    Crédito: Gislene Lopes

    Um pouco sobre a decoração rústica

    Decorações rústicas são mais vistas em residências de campo ou de praia. Por quê? Porque estas casas, em geral, são mais simples, pertencentes a pessoas humildes que trabalham com a terra ou no mar.

    Os revestimentos, móveis e ornamentos de suas casas refletem muito a sua realidade econômica, social e cultural. Usa-se e abusa-se muito da matéria-prima natural e também de peças feitas de forma artesanal.

    Crédito: Morar mais por menos Goiânia 2017

    A decoração rústica é, portanto, uma decoração mais “família”. Ela é alegre e confortável. Apresenta muitos elementos, como paredes de tijolos e pisos de madeira, sem qualquer acabamento.

    Seus móveis também não são pintados – a maioria é em tom terroso. E vê-se bastante nos ambientes arranjos de plantas e ornamentos feitos de pedra, concha, barro, palha, sisal, juta e mais.

    É comum em propostas em estilo assim o reaproveitamento de materiais. Itens que iriam para o lixo ou que não possuiriam mais serventia acabam reutilizados como enfeites ou móveis improvisado, como pás de jardim, barris de vinho e outros.

    E têm mais, alguns artigos ganham soluções inusitadas, mas cheias de charme, como é o caso das mesas de centro feitas de tronco e mesas de jantar com pés de cavalete.

    Crédito: Gislene Lopes

    Conhecendo a decoração moderna

    O termo ‘arquitetura moderna’ é atribuído para uma arquitetura que foi desenvolvida entre o final do século XIX e a metade do XX. Pode se dizer que foi uma consequência da reação dos artistas às mudanças econômicas e sociais que ocorreram desde a Revolução Industrial e, posteriormente, durante as Grandes Guerras.

    Era mais que um estilo, mas uma atitude comportamental que foi, obviamente, refletida nos interiores.

    A partir da arquitetura moderna surgiram muitas vertentes estilísticas diferentes, como racionalismo, funcionalismo e minimalismo. Inevitavelmente, todos os trabalhos criados na sequência, até a contemporaneidade, carregam alguma destas características. Surgiram, então, propostas mais clean, neutras, com poucos adornos, linhas retas e com muitos elementos em aço, concreto e vidro.

    Crédito: Gabriela Herde

    Agora, não se pode dizer que as obras de arquitetura de interiores atuais são modernistas. Na verdade, algumas têm é um ‘visual moderno’. Só que não existe uma regra que diga que todas as obras de decoração contemporâneas precisam ser assim.

    Algumas têm inspiração retrô, provençal, industrial, high tech e mais. Portanto, a decoração moderna de hoje pode muito bem ter, inclusive, traços de rusticidade. Entenda melhor o caso no tópico seguinte!

    Crédito: Gabriela Herde

    Decoração rústica e moderna para interiores

    Olhando as imagens apresentadas neste texto, fica difícil responder se tais ambientes são rústicos ou modernos, não é mesmo? O fato é que eles não são nem uma coisa e nem outra, mas os dois.

    Estes projetos são a prova de que se pode planejar residências com decoração rústica e ao mesmo tempo moderna. As características de ambas se misturam de forma muito harmoniosa e com muito bom gosto.

    Crédito: Studio Ecoara

    Mas, vamos entender melhor o caso! Tomemos como exemplo um quarto. Mesmo que o decorador inicialmente se inspire no estilo rústico, isso não impede que ele indique para o cliente a utilização de uma cama box, por exemplo.

    Afinal, as tecnologias estão aí para dar mais conforto e facilitar a vida das pessoas. Então, é pertinente que sejam colocadas, num mesmo cômodo, peças de visual rústico e moderno. Basta que se encontre um equilíbrio!

    Crédito: Ana Maria Vieira Santos
    Crédito: Jayme Bernardo Arquitetura e Design

    O contraste entre itens claros e escuros, lisos e rugosos, novos e antigos, produzidos a mão e industrializados, bem acabados e mal acabados sempre será interessante. Uma decoração contemporânea pode ser, sim, rústica e moderna.

    Aliás, é um modelo que está em alta e que vale para todo o tipo de imóvel e todo o tipo de ambiente. Uma ideia bonita e charmosa, que não impõe limites para a criatividade de projetistas!

    Crédito: Gabriela Herde

    Observe melhor as imagens apresentadas neste texto para entender como produzir uma decoração rústica e moderna ao mesmo tempo.

    Essa pode ser a opção que você buscava para a sua casa!

    Estas dicas de decoração rústica e moderna foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Continue com a gente e confira as 5 tendências de decoração para 2019 que você precisa conhecer.

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.