Modelos de cabeceiras que vão inspirar a decoração do seu quarto

    Existem vários modelos de cabeceiras. E elas não são apenas ornamentos dentro de quartos, mas possuem um propósito, proteger. Saiba mais!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão6 meses atrás

    Definitivamente, as camas box são uma forte tendência quando se trata de camas para quartos de casal e de solteiro. Pouco a pouco, elas ganharam os corações e os lares dos brasileiros. 

    Contudo, nem sempre agradam a todos pelo fato de não virem acompanhadas de cabeceiras – e para muita gente, incluindo designers de interiores, este item é indispensável. Mas, então, será que há alternativas?

    Sim, podem-se encontrar vários modelos diferentes de cabeceiras avulsas para vender. E também sempre é possível fazer ou mandar fazer uma peça especial, sob medida, mais adequada ao quarto ou no material desejado, causando um efeito ainda mais bonito na decoração.

    Qual a real função das cabeceiras na decoração de interiores?

    Cabeceiras são verdadeiras protagonistas em decorações de quarto de casal. Elas também vão ser muito importantes em quartos infantis

    Quatro funções são atribuídas a estas peças: preencher um espaço vazio de parede; delimitar o espaço da cama; ornamentar o ambiente; e proteger seus usuários. E sua presença no cômodo, sem dúvidas, faz o cenário parecer mais aconchegante!

    O motivo de se instalar uma cabeceira atrás da cama é, primeiramente, proteger a parede de eventuais arranhões e sujeiras do contato desta com o móvel. Segundo, proteger as pessoas de entrar em contato com o frio da parede e, assim, adoecerem. 

    Em quartos infantis geralmente a cama é colocada de lado para a parede e, neste caso, a cabeceira pode se estender da “cabeça” à lateral do móvel.

    Espaço do Traço ArquiteturaBraccini + Lima Arquitetura Gisele Taranto

    Como são os modelos mais comuns de cabeceiras na contemporaneidade?

    Antigamente, as cabeceiras eram quase todas muito parecidas. Elas eram mais baixas e mais estreitas. 

    E apesar de, em muitos casos, serem bem ornamentadas, pareciam um tanto quanto monótonas e em nada podiam expressar a personalidade de seus proprietários. Mas, com o surgimento das camas box tudo mudou e o design destas peças ganhou muito mais estilo.

    Pode não parecer, mas é fácil escolher uma cabeceira para o quarto – é tudo uma questão de gosto, de planejamento, e de qual o efeito que se quer causar na decoração. 

    Há muitas opções: cabeceiras modernas, rústicas, minimalistas, românticas, sóbrias, despojadas, e excêntricas.  Pra quem gosta do básico, eis alguns modelos de cabeceiras tradicionais a seguir!

    INÁ Arquitetura Revista Viva Decora

    Cabeceiras de ferro

    Este modelo de cabeceira já é bastante conhecido, sendo usado em decorações de interiores há muitas décadas. Sua principal característica é ser vazado. 

    Combina muito bem com decorações rústicas, vintages e retrôs – ficando um charme acompanhado de camas estilo “princesa” ou “duquesa”.

    Cabeceiras de madeira

    Outra opção bastante tradicional são as cabeceiras em madeira. Peças talhadas, tipo provençais vão muito bem com vários estilos de decoração. Mas, a maior tendência atual, são as marcenarias sob medida – sobretudo em MDF. 

    Neste caso, tal tipo de peça pode ganhar multifunções. Por exemplo, ter um baú na parte de trás para edredons; nichos em ambos os lados como criados-mudos; esconder cabeamentos; e receber luminárias.

    Com a marcenaria sob medida é possível fazer uma cabeceira em forma de painel. Esta peça pode ir do chão ao teto, sendo ou na medida exata da largura da cama ou ainda maior, alongando visualmente o ambiente – especialmente os compactos. 

    Também pode ser revestida em lâminas de várias cores e estampas diferentes. E isto tudo é perfeito para àquelas pessoas querem ver seu gosto e necessidades bem satisfeitos!

    Allison ThiagoTarantoSP Estudio

    Cabeceiras almofadadas

    Outro grande sucesso do momento são as cabeceiras almofadadas. Elas são o total sinônimo de conforto e de sofisticação, combinando bem com decorações em estilos tanto clássico quanto moderno. 

    Seu efeito nos interiores é mesmo impressionante. Nelas, podem-se utilizar diferentes tecidos – como veludo, suede, linho e camurça -, lisos ou estampados. E também fazer inúmeros detalhes, com costuras, botões e tachas.

    A desvantagem das cabeceiras almofadadas, como as capitonê, é que elas requerem mais manutenção. A cada certo período de tempo é preciso limpar ou até mesmo trocar a forração da peça. A própria espuma pode ficar marcada demais. 

    Porém, apesar de tudo, ainda é a melhor opção para quem quer sentar na cama, sob as cobertas, se recostar na cabeceira e ler um livro ou assistir televisão.

    L + W ArquitetosZuleica Tartaro Vanessa Trad By Kamy

    Quais as alternativas para as cabeceiras tradicionais?

    Fazendo uma pesquisa rápida na internet é possível descobrir várias outras ideias criativas de cabeceiras para camas, alternativas para as cabeceiras tradicionais. 

    Por exemplo, cabeceiras feitas de peças de placas de concreto; tijolos ou blocos empilhados; tapeçaria pendurada à parede; quadros; espelhos; adesivos; ou somente tinta. E ainda há a solução super atual dos revestimentos tridimensionais.

    Agora, para quem curte o reaproveitamento em decoração de interiores pode apelar para uma outra linha de design. Por exemplo, usar, para fazer uma linda cabeceira, biombos, portas e janelas antigas, repaginadas; ou mesmo pallets e nichos de madeira usados. 

    De todo modo, o quarto ainda ficará bonito e aconchegante – fora que ainda se estará ajudando o meio ambiente.  

    Então, responda: qual a solução que mais combina com sua a casa e com você? Que tal começar essa mudança de decoração agora mesmo? Essas dicas de como se inspirar com modelos de cabeceira na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.