Enriqueça sua decoração organizando os seus livros

    Em tempos de imóveis pequenos e espaços reduzidos é possível ter uma área de sua casa dedicada especialmente para os seus livros. Basta saber organizar!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Decoração organizando os seus livros

    Em tempos de imóveis pequenos e espaços reduzidos, ter uma área de sua casa dedicada especialmente para os seus livros parece impossível. Mas saiba que não é preciso ter um cômodo da casa só para uma biblioteca. Com as dicas que nós, do Chaves na Mão, preparamos, é possível focar na organização dos livros nos demais ambientes, e garantir que os seus exemplares favoritos estejam sempre à mão.

    O mais comum é iniciar essa organização escolhendo uma estante para organizar sua coleção de livros, mas não apenas colocando os mesmos de forma aleatória. A dica de especialista é separar os livros de acordo com o assunto de cada um deles, de forma a encontrá-los mais facilmente depois. Essa é uma boa dica para aqueles que possuem um número muito grande de volumes.

    Em sua estante você pode organizar os livros técnicos utilizados no trabalho em uma prateleira e os romances e literaturas em geral em outra, por exemplo, utilizando também objetos de decoração como bibelôs e pequenos vasos. Coleções que possuem volumes iguais devem ser acomodadas lado a lado, em ordem de publicação.

    Você também pode manter uma organização semelhante a encontrada em bibliotecas e livrarias, ou seja, deixar os livros separados por autor e obra. Lembrando que não importa a forma que você escolher, a organização dos seus livros deve levar em consideração a forma que você achar mais eficiente.

    E considerando a decoração do ambiente, livros grandes de imagens bonitas de referência, sejam de decoração, flores, moda ou qualquer outro assunto visualmente agradável, podem ficar expostos em mesas de centro ou de apoio. Tais livros, geralmente de referência, são tão bonitos que podem ser considerados verdadeiros objetos de decoração. Cuidado apenas com a incidência do Sol, pois a luz solar pode desbotar as capas, estragando os seus volumes.

    Outra dica preciosa para uma organização de livros visualmente agradável, é deixar os exemplares de altura semelhante próximos uns dos outros. Isso faz com que a composição fique mais harmoniosa e evita a quebra das linhas.

    Colocar alguns livros deitados e outros em pé, sempre com o título voltado para fora, facilita a visão na hora de escolher o livro desejado e também garante charme à decoração. Isso, sem esquecer da importância de escolher uma estante bonita. Móveis claros ficam especialmente bonitos cheios de livros e objetos coloridos.

    E, por fim, ninguém discorda que a leitura deve ser estimulada desde muito cedo, portanto, se você tem crianças em casa, faça com que elas tenham e cuidem dos próprios livros. Uma maneira fácil e divertida de incentivar a leitura das crianças é deixar os livros sempre à mão deles, então invista em prateleiras baixinhas, ao alcance dos pequenos e organize um cantinho de leitura só para eles. P.s.: se quiser mais dicas sobre isso, temos um post que te ajudará a montar uma biblioteca para as crianças.

    Agora que você já conferiu todas as nossas dicas, saiba também que na hora de começar a organizar os seus livros, é fundamental ter uma visão ampla de todos os seus volumes, então sempre vai rolar uma bagunça inicial. Espalhe todos os livros no chão, fazendo pilhas de acordo com as categorias, e mãos a obra!

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.