Dicas surpreendentes de decoração para Lavabo

    O lavabo é um ambiente de casa que serve mais às visitas. Deve ter uma decoração muito bem personalizada, funcional e impactante ao olhar.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão6 meses atrás

    Costumamos acessar muitas vezes ao dia os banheiros de casa. E, apesar das atividades envolvidas nisso, sempre esperamos ter uma boa experiência.

    Para um visitante, por exemplo, o lavabo será como um refúgio também. É onde ele poderá reavaliar a sua imagem, respirar e recarregar as energias para dar continuidade às suas conversas. E, por isso, esperará ver, neste ambiente, uma decoração super alto astral.

    É por este motivo que os lavabos recebem sempre um tratamento especial por parte dos arquitetos e designers de interiores. A ideia não é apenas apresentar um ambiente funcional, mas um ambiente esteticamente impactante e ao mesmo tempo acolhedor. 

    Muita gente até mesmo utiliza as paredes dos lavabos para expressar um pouco dos seus gostos e ideais, além de transmitir uma mensagem carinhosa aos visitantes de casa.

    Claro, é confuso explicar isto apenas em palavras. Por isso, trouxemos, em imagens, neste texto também muitos bons exemplos de decoração de lavabo. Use todo o material apresentado a seguir como inspiração para criar um lindo projeto de redecoração para a sua residência.

    Tektos – Projetos & Obras e Elen Saravalli

    Revestimentos para pisos e paredes de lavabos

    Lavabos costumam ser ambientes mais compactos em plantas baixas de residências. Mas, então, como eles conseguem impactar os observadores? Bem, o segredo está principalmente no tratamento de revestimento de pisos e paredes que recebem.

    Pense assim, quando a pessoa abrir a porta deste cômodo, deverá ver muita cor, textura e brilho. Peças estampadas e até em alto relevo combinam bastante para a sua decoração. E nesta linha, podemos considerar muitas opções de materiais, como pastilhas de vidro e pedra natural, tratamento de superfícies em cimento queimado, placas de espelho, e até mesmo papel de parede.

    Sim, a tecnologia dos papéis de parede evoluiu muito nos últimos anos. Agora já existem modelos com cobertura vinílica – o que torna o material mais resistente, inclusive à umidade. E, por conta disso, o lavabo se tornou um dos ambientes em que mais podemos explorar esta possibilidade de personalização de decoração com papel.

    Regina Meira e Marli Assis

    Mais uma alternativa para decoração de lavabo seriam as coberturas de adesivos – que podem ser até mesmo encomendados direto nas gráficas. E tal material até pode estampar pisos de banheiros também, sabia? 

    Por exemplo, sendo aplicados sobre um contrapiso liso e recebendo uma camada de resina transparente por cima, formando um piso monolítico liso e brilhante. Nesta categoria também estão os porcelanatos líquidos – outra opção.

    Aquiles Nicolas Kílaris e Iara Kilaris

    Pode-se pensar em cobrir o piso e todas as paredes do lavabo com revestimentos como estes. Acima de tudo, busca-se sofisticação. Só lembre-se de que se trata de um cômodo compacto, ok? 

    Por isso, estude bem qual a combinação de materiais poderá valorizar a decoração local, mas sem fazer com que o ambiente pareça visualmente poluído e “comprimido”. Digamos que o efeito esperado tem que ser mesmo aquele “uau”.

    Louças e outros acessórios para lavabos

    Claro, não podemos esquecer de que lavabos são ambientes funcionais; e, sendo assim, precisarão de certos equipamentos. 

    Nesta lista, não pode faltar a pia e a bacia sanitária. E, aliás, estas duas peças podem apresentar um design mais arrojado ainda do que aquelas que vemos em projetos de decoração de banheiros comuns. Sabe por quê?

    É que, numa situação assim, não precisamos nos preocupar tanto com otimização de espaço, ou em deixar mais áreas vazias em planta para armários. Nem mesmo se precisa guardar nada neste cômodo. 

    Então, podemos explorar toda a zona com muito mais liberdade criativa. Porém, mesmo assim, é interessante que pia e vaso escolhidos tenham semelhanças estéticas entre si, sendo um conjunto ou podendo formar um conjunto.

    Francielli Frare e Piloni Arquitetura

    Existem lindas opções de cubas que combinam com decoração de lavabo. As cubas isoladas – de parede –, incluindo as peças de canto, se encaixam bem dentro das medidas deste ambiente. 

    Se a ideia é ter uma bancada, pode-se utilizar tanto cubas de sobrepor de menor dimensão ou cubas de semi encaixe, que permitem que a pedra de base tenha menos profundidade e que se libere mais área para circulação no cômodo.

    Outra opção muito boa é a cuba de piso ou de chão. Esta peça veio para substituir os tradicionais lavatórios – pia sobre coluna de louça. 

    Só que apresentam um design muito mais moderno e podem ter formato e serem feitas de materiais bem inusitados. Do mesmo modo as pias esculpidas. Ambas, por sinal, só iriam contribuir para o efeito “teatral” que têm as decorações de lavabos.

    Fernanda Peçanha e Iara KilarisCSDA arquitetura + decoração e Revista Viva Decora

    Decoração de bancada e iluminação de lavabo

    Decoração de bancada e esquema de iluminação são dois pontos bem importantes das propostas de lavabos. Para começar, se não tivermos gabinetes neste ambiente, devemos aproveitar as superfícies existentes da melhor forma possível. 

    Por isso, a bancada deve expor amostras de produtos de higiene para as visitas – apresentados de uma forma bem chic, em frascos, bandejas e cestas.

    Roberta Devisate e CSDA arquitetura + decoração

    Roberta Devisate e CSDA arquitetura + decoração

    Outro elemento de bancada, que é funcional, e que deve contribuir para a decoração do lavabo é a torneira; seu design também precisa ser surpreendente. 

    E por traz dela, é geralmente posicionado um lindo espelho, para que os visitantes possam apreciar a sua imagem. Mas, atenção: planeje este reflexo. Melhor dizendo, a imagem ao redor da própria imagem da pessoa, transmitindo uma mensagem de boa saúde e alegria.

    Contribui para isto arranjos de flores sobre a bancada. Também o tipo de revestimento ou quadrinhos fixados na parede oposta. E, por fim, uma iluminação pontual, cálida, suave e em tom amarelado. 

    Esta luz poderá vir de arandelas posicionadas de cada lado do espelho, na parede, de pendentes vindos do teto, ou de uma fita de LED embutida ao redor de sua moldura.

    Carla Cuono Arquitetura e Interiores

    Lembrando que esta iluminação deve combinar com conjunto. Melhor dizendo, ela deve fazer parte de um sistema que irá iluminar todo o cômodo, como uma decoração atrativa. E pode ser que estes pequenos pontos, incluindo spots ou sancas no forro, já sejam o suficiente, tirando a necessidade de se ter um grande ponto central no teto do lavabo.

    ColorMIX para um Ambiente Ideial

    Gostou das dicas? Então, mão na massa, inicie seu projeto!

    Essas dicas de decoração personalizada de lavabo foram criadas pela equipe Viva Decora.