Anuncie

Plantas de casa: utilização de vasos na decoração de interiores [dicas de espécies para ambientes de varanda]

Na hora de desenhar plantas de casa, os designers já podem prever a personalização da decoração dos ambientes utilizando plantas. Saiba+.

Plantas de casa: utilização de vasos na decoração de interiores [dicas de espécies para ambientes de varanda]

Ao desenhar as primeiras plantas das casas, os projetistas já precisam lidar com várias questões importantes. Por exemplo, pensar na distribuição dos principais equipamentos e móveis na planta já deve ajudar a entender como muitos dos sistemas ao redor devem ser.

Isso inclui ambientes como o jardim, varandas e sacadas, por exemplo. 

Além disso, a paginação de revestimentos e outros detalhes importantes dos ambientes. Por fim, a qualidade visual final destes espaços trabalhados.

Cada ambiente da casa deve receber uma função. Sua ligação com outros espaços desenhados em planta baixa é que vai determinar isso. 

E, em consequência, são permitidas certas personalizações dos cenários – claro que desde que não comprometam justamente o andar das atividades nestes ambientes. E um bom caminho para enriquecer os cômodos decorados é através da utilização de espécies naturais. Veja a seguir.

Por que investir em plantas na decoração de interiores?

Você pode já ter ouvido falar de uma forte tendência em decoração de interiores que é o “urban jungle”. Bem a ideia é mesmo transformar as decorações através da máxima utilização de vasos com espécies vivas. Isto, em tese, ajudaria as pessoas de muitos modos diferentes. Primeiro, melhorando a sua saúde, mas também a de sua casa, deixando os cômodos com energias mais elevadas e o ar renovado.

As plantas podem emitir cheiros que acalmam as pessoas; também podem ajustar os índices de umidade de dentro de casa; e funcionar como barreira solar e de ruídos. 

E as plantas, por fim, contribuem com sua beleza para o visual dos ambientes – deste à área externa à interna dos imóveis. Inclusive, elas podem envolver completamente as arquiteturas, por jardins verticais e coberturas verdes.

Em quais áreas da casa vale a pena ter vasos de plantas?

Como ficou subentendido no tópico anterior, ter mais a presença da natureza dentro de casa é uma bênção; representa mais qualidade de vida para os moradores. E não importa muito o tamanho de área livre disponível, sempre é possível criar um jardim dentro de casa. 

Aliás, muitos ambientes dentro dos imóveis podem receber plantas – salas, quartos, banheiros, cozinhas e mais. Agora, nada se compara às varandas.

Certamente é nas sacadas, terraços e varandas das casas que as plantas têm mais chances de se desenvolver melhor – dependendo das condições ambientais, claro. 

Mas isto deve ser analisado em planta baixa juntamente com as distribuições dos equipamentos no ambiente, conforme a função que este espaço recebe. Afinal, os vasos não podem atrapalhar a circulação de pessoas.

Em varandas gourmet, pode ser uma boa pedida os vasos pendentes. Varandas utilizadas como escritórios também podem ter plantas, mas não em excesso; melhor que os vasos fiquem em prateleiras ou também pendentes. 

Já as varandas destinadas totalmente para descanso, relaxamento e contemplação da paisagem mais que pedem a inserção de natureza na sua decoração – neste caso, casa bem a ideia do tal “urban jungle”.

Quais são as espécies de plantas mais indicadas para decoração de varanda?

Deve-se ter uma atenção redobrada na hora de escolher as espécies naturais para serem utilizadas na decoração de varandas.

Muita coisa pode ser determinante para que elas possam sobreviver e perdurar bonitas e saudáveis pelo máximo de tempo possível. 

Isto inclui a ação dos ventos, a umidade local, e, sobretudo, a incidência dos raios solares. Um estudo completo será fundamental para o desenvolvimento do projeto e desenho de planta baixa.

Terraços abertos em andares mais altos, por exemplo, podem ser bons espaços para a colocação de vasos com árvores frutíferas, como romã. Também se pode pensar em fazer uma pequena horta no local. 

No mais, principalmente pensando em varandas e sacadas, a regra é o seguinte: plantas de folhas menores e claras para o sol; com folhas grandes e verdes, para meia sombra ou sombra total.

Vamos pensar mais sobre esta classificação de plantas. Varandas bem ensolaradas podem pegar mais vento, nesta situação uma indicação é usar nos vasos fícus, clusia e buxos. 

Já as varandas fechadas com vidro funcionam como uma estufa e podem receber filodendros, suculentas, chamaedoreas e árvore da fortuna. São outras boas opções para áreas ensolaradas as palmeiras, o jasmim e a moreia.

Agora, a realidade da maioria dos espaços de varandas é de sombra ou meia sombra, com cultivo de plantas em jardineiras e pequenos vasos. 

Para áreas de maior sombra são indicadas algumas espécies de palmeiras, além das bromélias, asplênios, samambaias e costela de adão – nada com floração. Já para meia sombra, lança e espada de são Jorge, pata-de-elefante, pau d’água, asplênio e pândano.

Agora é sua vez, comece a usar mais plantas em sua decoração e tenha uma casa mais verde!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


5 Passos Essenciais na Decoração de um Apartamento Pequeno

As melhores dicas para decorar o seu pequeno doce lar! Aprender a viver em um pequeno espaço pode definitivamente ser um desafio. Contudo, você terá uma grande vantagem se não tiver problema em abrir mão de itens desnecessários e souber escolher móveis multiusos e uma decoração leve e clara. Assim você conseguirá aproveitar ao máximo […]

Continuar lendo
5 Passos Essenciais na Decoração de um Apartamento Pequeno

4 Ideias Criativas de Como Usar Nichos de Madeira na Decoração do seu Apartamento

Sempre estamos ouvindo dos decoradores conselhos assim: “É preciso buscar formas de otimizar o espaço do seu apartamento ao máximo.”, “Cada centímetro importa.”. Mas como fazemos quando sobram aqueles cantinhos sem utilidade?  Uma parede vazia, as laterais de um sofá, o vão entre um armário e uma porta… Tudo isso pode ser preenchido com nichos […]

Continuar lendo
4 Ideias Criativas de Como Usar Nichos de Madeira na Decoração do seu Apartamento

O uso de cobre em itens decorativos volta com tudo

Descubra 12 maneiras de decorar sua casa com o cobre A decoração de casas em condomínio com o uso do cobre tem sido uma tendência entre designers e blogueiros desde 2012 e continua a ser ainda nos dias de hoje.  Usar acentos de cobre em casa é uma ótima maneira de adicionar calor instantâneo, elegância […]

Continuar lendo
O uso de cobre em itens decorativos volta com tudo

Economia criativa e artesanato contemporâneo: descubra itens que você pode usar em sua casa

E como impressionar as visitas com eles É comum sentir que nossos apartamentos carecem de personalidade e que, embora tenhamos móveis muito modernos, o local não reflete nossa história ou nosso estilo de pessoa, casal ou família.  O ideal é decorar nossos apartamentos de um modo que nos faça sorrir ao entrar e, embora haja […]

Continuar lendo
Economia criativa e artesanato contemporâneo: descubra itens que você pode usar em sua casa

Dicas para cuidar das plantas no Inverno

Deixe seu jardim bonito e prepare seus canteiros para os dias frios As plantas têm uma importância e uma influência super positiva na vida das pessoas. Ter uma planta em casa é ter outra pessoa habitando o mesmo espaço.  Uma planta precisa de cuidados, atenção e carinho.  Nós acreditamos que a planta transforma a energia […]

Continuar lendo
Dicas para cuidar das plantas no Inverno

Decoração com ladrilhos: conheça dicas imperdíveis

Os ladrilhos nunca saem de moda e sempre podem combinar com os estilos de decoração do minimalista ao moderno. Para quem quer deixar os ambientes mais coloridos e harmoniosos, uma das opções que volta a ganhar força na decoração é o ladrilho hidráulico.  É muito comum encontrar nos cômodos de apartamentos para alugar em cidades […]

Continuar lendo
Decoração com ladrilhos: conheça dicas imperdíveis

Plantas de casa: utilização de vasos na decoração de interiores [dicas de espécies para ambientes de varanda]

Ao desenhar as primeiras plantas das casas, os projetistas já precisam lidar com várias questões importantes. Por exemplo, pensar na distribuição dos principais equipamentos e móveis na planta já deve ajudar a entender como muitos dos sistemas ao redor devem ser. Isso inclui ambientes como o jardim, varandas e sacadas, por exemplo.  Além disso, a […]

Continuar lendo
Plantas de casa: utilização de vasos na decoração de interiores [dicas de espécies para ambientes de varanda]

Dicas de cadeiras para deixar mais elegantes e confortáveis clínicas e consultórios

Vamos refletir um pouco sobre os ambientes de clínicas e consultórios. Bem, de cara, podemos dizer duas coisas sobre eles. Primeiro, que sua decoração é diferente de uma casa.  Contudo, ainda deve parecer acolhedor, de algum modo, com cadeiras adequadamente macias e confortáveis. Bem, a ideia é que as pessoas atendidas no local se sintam […]

Continuar lendo
Dicas de cadeiras para deixar mais elegantes e confortáveis clínicas e consultórios

Sofá de canto: por que e como utilizar na decoração da sala

No passado, quando nossas casas eram abertas para terceiros, estas pessoas eram levadas, primeiro, para uma sala reservada. Elas jamais acessavam os espaços sociais privados.  Contudo, hoje em dia, só chamados para dentro da nossa residência quem nós queremos e preferencialmente quem nós amamos. Então não importa se, de imediato, ao passar pelo hall, elas […]

Continuar lendo
Sofá de canto: por que e como utilizar na decoração da sala

Todo charme do aparador na decoração de vários ambientes da sua casa

Os arquitetos e designers de interiores já sabem que existem móveis que são extremamente versáteis. E é com eles que podemos contar mais na hora de otimizar os espaços de casa. O aparador é um exemplo. É comum vermos a sua utilização em propostas de ambientação de hall de entrada. Mas sabia que eles podem […]

Continuar lendo
Todo charme do aparador na decoração de vários ambientes da sua casa

Papel de parede: a alternativa fácil para sua reforma

Papéis de parede são um excelente tipo de revestimento. Eles já são velhos conhecidos dos designers e arquitetos, além de seus clientes – sendo considerados uma ótima alternativa para a personalização de ambientes.  Apresentam muitas vantagens. Acredita-se, por exemplo, que o papel de parede seria a solução mais econômica para quem quer reformar a casa […]

Continuar lendo
Papel de parede: a alternativa fácil para sua reforma

5 tendências de decoração para 2019 que você precisa conhecer

A passagem do tempo marca a transição da personalidade de cada época, refletindo em novas expressões aos ambientes domésticos. Para atualizar nossos leitores, elaboramos este conteúdo, em que destacamos as principais tendências de decoração para 2019. Interessado em conhecer a estética do ano ímpar? Então mergulhe nesta leitura! As 5 tendências de decoração para 2019 […]

Continuar lendo
5 tendências de decoração para 2019 que você precisa conhecer

Saiba quais são os tipos de portas mais elegantes e sofisticadas

Um fato: as portas dificilmente passam despercebidas em um projeto de arquitetura. Em realidade, são componentes protagonistas na decoração do imóvel, principalmente ao harmonizarem com o restante do projeto, garantindo coerência e estilo ao ambiente. Mas, afinal de contas, durante o esboço do seu imóvel, como escolher a opção ideal em meio à infinidade de […]

Continuar lendo
Saiba quais são os tipos de portas mais elegantes e sofisticadas
Mais notícias de Design de interiores