Sofá de canto: por que e como utilizar na decoração da sala

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 horas atrás

    No passado, quando nossas casas eram abertas para terceiros, estas pessoas eram levadas, primeiro, para uma sala reservada. Elas jamais acessavam os espaços sociais privados. 

    Contudo, hoje em dia, só chamados para dentro da nossa residência quem nós queremos e preferencialmente quem nós amamos. Então não importa se, de imediato, ao passar pelo hall, elas virem o sofá de canto ou painel para TV da sala da família.

    Aliás, por que é mesmo que iríamos usar um sofá de canto na sala de casa? Bem, justamente para criar este ar mais receptivo, estimulando a reunião daqueles que se gostam num mesmo espaço. 

    É como se o seu formato dissesse que está abraçando ou acolhendo a todos de um modo bem confortável e descontraído. E esta é só uma das muitas qualidades dos modelos de sofás de canto. Continue lendo entender melhor.

    Marel – Grupo Factory

    Layout de salas de estar e sofás de canto

    Existem muitos modelos de sofá de canto à venda nas lojas, com tamanhos e desenhos diferentes. Isto quer dizer que sempre será possível encontrar um modelo que se adeque a ambientação da sala que está sendo decorada. 

    Se a sua sala de casa é pequena, por exemplo, um sofá desses pode otimizar muito o seu espaço. Mas o seu formato em ‘L’ também pode ser adequado para marcar uma grande zona de sala ampla.

    Fernanda Moreira Lima

    Sofás de canto dispensa o acompanhamento de outros sofás e, por vezes, de mesa lateral. Contudo, podem ter por perto outras peças que combinem com eles, como poltronas. 

    Geralmente, um de seus lados é deixado encostado a uma parede e o outro com as costas protegidas apenas por um aparador. Se a sala é muito grande, o jeito é trazer o sofá para perto da TV e deixar o espaço atrás livre para outros elementos, como vasos de plantas.

    Renato Teles Arquitetura

    Aliás, este modelo de sofá costuma ter dois lados de diferentes proporções. O maior deles é voltado para o principal centro de interessa da sala – que pode ser mesmo uma televisão ou uma grande janela, lareira ou painel ornamental. 

    Seu desenho fecha dois lados da zona de jantar. Mas a utilização de um tapete – preso da metade para frente do sofá – deverá ajudar a marcar o outro lado.

    Juliana Pippi

    Modelos de sofá de canto encontrados nas lojas

    As opções de modelos de sofá de canto no mercado são muitas. Os móveis mais comuns apresentam linhas retas, cores neutras e quase nenhum detalhe muito especial em sua costura ou funcionalidade. 

    Estes são uma alternativa menos arriscada, combinando com qualquer estilo de decoração. Mas acontece que também existem outros modelos sofisticados e até ousado, capazes de surpreender bem mais.

    Duda Senna

    Existem modelos de sofá de canto em um design clean, com pés palitos, encosto baixo e extremidades sem braço, formando algo quase como uma chaise. 

    Também tem os sofás de canto com encostos altos e braços de espuma mais larga. Os com encosto retrátil. Os bem coloridos ou estampados. E os com detalhes de costura tipo botonê ou capitonê.

    Há ainda modelos de sofás de canto ainda mais diferentões. Por exemplo, os sofás que são modulados. Os sofás que pode ter seus assentos expandidos. Os que têm desenho não em ‘L’, mas em ‘U’. 

    Os que podem ser transformados em cama. E ainda os sofás que em seu vértice, ou canto mesmo, não são fechados por encostos, mas abertos, quase lembrando a soma de dois sofás mais uma mesinha lateral.

    Felipe HessPietro Terlizzi

    Acompanhamentos e incrementos para sofá de canto

    Se você deseja criar uma decoração mais despojada para a sua sala de estar utilizando sofá de canto, pode preferir excluir a mesa de centro do layout. 

    No lugar, colocar um grande pufe com a mesma linguagem estética e revestimento combinando com o próprio sofá. Na hora da compra do estofado já se pode encomendar junto o pufe e também várias almofadas do mesmo tecido.

    A.M Studio Arquitetura

    Outra vantagem de ter um pufe frente ao sofá é que o mesmo pode substituir a mesa de centro. E também por poder, sempre que as pessoas quiserem, ser puxado para perto do sofá. 

    Assim a sala parecerá mais confortável. E tal ideia pode ser enfatizada com o acompanhamento de outros acessórios dispostos estrategicamente sobre o sofá – preferencialmente em tons contrastantes.

    Sofás cinzas e marrons ficam lindos acompanhados de mantas e almofadas em cores como laranja. 

    Já os sofás beges, com mantas e almofadas amarelas, verdes, azuis e mais. E tem os sofás brancos que combinam com tudo, incluindo peças em cores como vermelho, rosa e roxo. Brinque com as combinações não só de cores, mas de texturas destas peças para criar uma linda e interessante decoração para a sala de estar da sua casa.

    Marel – Grupo Factory Studio Canto Arquitetura

    Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.