4 Ideias Criativas de Como Usar Nichos de Madeira na Decoração do seu Apartamento

    Se buscava um móvel flexível e multifuncional, vai encontrar neste texto. Nichos de madeira são uma excelente ideia para apartamentos. Veja.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão1 dia atrás

    Sempre estamos ouvindo dos decoradores conselhos assim: “É preciso buscar formas de otimizar o espaço do seu apartamento ao máximo.”, “Cada centímetro importa.”. Mas como fazemos quando sobram aqueles cantinhos sem utilidade? 

    Uma parede vazia, as laterais de um sofá, o vão entre um armário e uma porta… Tudo isso pode ser preenchido com nichos de madeira. Já pensou nisso? Inspire-se com as dicas e imagens apresentadas a seguir.

    Rua 141 Arquitetura

    #1 Nichos abertos e fechados multifuncionais

    Nichos são nada mais do que estruturas simples, geralmente de madeira – podendo ser de plástico também – em formatos geométricos puros. 

    Os modelos quadrados e retangulares são os mais utilizados nas decorações, pois são mais fáceis de serem encaixados em pequenos vãos para melhor aproveitamento de espaço. Isso faz toda a diferença principalmente em ambientes como cozinhas.

    Pois bem, nessas e em outras áreas de serviços os nichos funcionam como substituto de armários aéreos, apoio para livros de receitas, utensílios e equipamentos. 

    Contudo, não existem apenas módulos de nichos abertos, mas também nichos fechados com portas de madeira ou portas de vidro. E esses modelos servem para fazer conjunto com os nichos abertos, mas sendo utilizados para guardar objetos que não podem ficar expostos à poeira.

    São exemplos de nichos – abertos – utilizados em cozinhas e medidas de referência:

    • nicho de microondas: medida aproximada de 60 x 40 x 40 cm;
    • nicho garrafeiro simples: medida aproximada de 15 x 70 x 38 cm;
    • nicho para porta pano de prato: medida aproximada de 20 x 70 x 55 cm; e
    • nicho aéreo para potes: medida aproximada de 20 x 80 x 38 cm ou 40 x 70 x 30 cm
    Viva Decora

    #2 Nichos em estantes de parede e suspensas

    Podemos encontrar mais facilmente à venda nas lojas peças de nichos isolados. Mas podemos utilizar os módulos de nichos juntos, lado a lado, para formar algo maior, com mais importância para a estética e funcionalidade dos cômodos. 

    Só empilhando uma peça sobre a outra já teríamos uma estante de piso. E também é possível criar divisórias e estantes suspensas em sistema de nicho.

    Algo que está bastante em alta para decoração de interiores, são as estruturas metálicas, ou melhor dizendo, os móveis de ferro. Um exemplo bem bacana apresentado neste texto é a mistura de estante metálica com partes preenchidas com nichos de madeira. 

    A mistura de elementos equilibra e deixa a atmosfera local mais atrativa. E o mais legal é que esses nichos podem ser deslocados sempre que desejado, formando novos cenários.

    Oliva ArquiteturaAdriana Fontana |Priscila Fernandes Arquitetura

    #3 Nichos isolados e embutidos

    Os nichos isolados instalados a certa distância ajuda a preencher paredes vazias dos ambientes. E eles podem ficar projetados para fora, em diferentes profundidades, gerando um efeito visual de momento bastante interessante nas decorações. 

    Mas uma alternativa diferente, muito adotada pelos projetistas, é embutir os nichos de madeira em painéis de madeira ou gesso – preferencialmente destacado com luzes embutidas do tipo floquinho.

    Não é uma regra, mas quase sempre o tipo de nicho embutido não tem nenhuma função dentro das decorações, a não ser estética. Por isso mesmo é que o esquema de iluminação destacando essas peças é tão importante. 

    E mais do que isso, é essencial saber escolher itens ornamentais que ficarão em destaque em seu interior – como esculturas, vasos decorativos e vasinhos com buxinhos e suculentas, por exemplo.

    Maria Helena Torres | Glaucio Gonçalves Paula CarvalhoRocha Andrade Arquitetura e Interiores | Melina Romano

    #4 Nichos em painéis de parede

    A dupla rack e painel para TV são destaque em muitas propostas de decoração de sala de estar. Mas vamos falar mais especificamente dos painéis. 

    Eles podem ser pequenos, cerca de 35 cm a mais de cada lado dos aparelhos e instalados sobre racks, ou podem cobrir paredes inteiras, indo até o teto. Nesse segundo caso, pode ser interessante acrescentar detalhes a esse grande plano para evitar que a decoração fique monótona.

    Bem, é aí, dentro dessa ideia, que entram os nichos. Uma solução bem bacana é mesclar estilos de peças diferentes – em branco ou textura de madeira natural, mais finas e largas, mais ou menos profundas, e sem e com porta. 

    Esse dinamismo pode deixar a decoração do ambiente mais atrativa, com espaço próprio para expor diferentes objetos. Mas lembrando que a função desses nichos é, especialmente, preencher a grande área de painel.

    O que propomos agora para você é rever todas as imagens deste texto e se inspirar nessas ótimas soluções para criar uma linda decoração com nichos para a sua casa.

    Tria Arquitetura

    Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.