Crie a sua própria adega em casa

    Com a tecnologia adequada e a criatividade de um bom profissional, já é possível criar a sua própria adega em casa, charmosa e aconchegante. Aprenda aqui!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Adega em casa

    Com a tecnologia adequada e a criatividade de um bom profissional, já é possível ter uma charmosa e aconchegante adega dentro do lar.

    Tanto em casa ou no apartamento, ter uma adega não significa a necessidade de um porão no mais estiloso modelo padrão internacional, ou uma edícula, por exemplo.

    Quem pensa que para ter um espaço para degustar os preciosos vinhos, é preciso um cômodo exclusivo, está enganado.

    É possível criar um cantinho para apreciar as bebidas em uma área de até um metro quadrado.

    Segundo profissionais especializados o tamanho do espaço vai depender da quantidade de garrafas que o cliente pretende armazenar, do uso da adega e até da integração com outros ambientes da casa.

    Existem dois tipos principais de adega: as climatizadas e as sem refrigeração.

    Mas quando a intenção é montar o cantinho dos vinhos em um espaço na sala de estar, por exemplo, suscetível a variações de temperatura, o indicado é usar um sistema de climatização.

    É possível projetar um armário refrigerado, feito sob medida, ou comprar uma adega refrigerada, como uma geladeira, mas específica para a bebida fermentada.

    Outra opção é a adega refrigerada, que pode ser comprada pronta, em vez de sob medida.

    Entre as melhores opções de adegas em armário, estão aquelas que oferecem portas de abrir, com vidro – já que possuem sistema de correr, não oferecem vedação suficiente para manter a temperatura, mas ao mesmo tempo podem ser incorporadas aos ambientes de convívio social.

    Despensas não utilizadas também podem ser transformadas no espaço para vinhos. A escolha costuma ser por um local longe do sol e de fontes de calor, para ajudar a manter a refrigeração da adega.

    O número de pessoas que buscam fazer a adega como espaço integrado com a sala de estar vem crescendo.

    Entre os projetos mais comuns, estão aqueles onde a sala de jantar integra com a churrasqueira ou lareiras.

    Nesse caso, o ideal é afastá-las de 50 cm a um metro, para evitar a transmissão de calor.

    Mas, para qualquer projeto, o necessário é que o apreciador do bom vinho mantenha as garrafas na temperatura ideal, que fica entre 15 e 18 graus célsius para os tintos, entre 10 e 12 graus para os brancos e em cerca de oito graus para os espumantes.

    Depois de pronta, não esquece de passar aqui contar pra gente como ficou! 😉

    Confira em nosso site as melhores ofertas de casas à venda.