Armários de cozinha: como deixar sua cozinha mais moderna com eles

    Existe armário de cozinha pronto e feito sob medida. Mas, na modernidade, todos os modelos precisam ser bonitos, funcionais e de qualidade.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão1 mes atrás

    Há muito as cozinhas deixaram de ser ambientes exclusivamente funcionais. Agora, elas simbolizam também um importante ponto de reunião familiar dentro de casa. Um local onde são expostos os mais caros eletrodomésticos e também onde são realizadas as atividades mais complexas do lar. 

    Por isto é que a sua decoração passou a ser tão valorizada – caso comprovado em cada armário de cozinha, louça e revestimento utilizado.

    Andrea Petini

    O que considerar no início do planejamento de uma cozinha moderna

    Mas ficam algumas perguntas: quais os estilos de móveis atualmente empregados em decorações de cozinha? Como usá-los para deixar esta parte da casa com um visual mais moderno? Como mudar a cara de um ambiente antigo, precisando de atualização? E será que cômodos compactos têm chance de terem seus espaços mais bem otimizados?

    Tenha em mente, você, três coisas na hora de projetar uma cozinha: funcionalidade, estética e qualidade. Seguindo este critério, o cômodo de sua casa ficará perfeito, do jeito que sempre desejou, de acordo com o seu gosto e atendendo às suas necessidades. 

    Neste post vamos lhe apresentar algumas dicas de como compor uma cozinha moderna, dando uma atenção maior à questão dos armários.

    Revista Viva DecoraActual DesignRevista Viva DecoraAndrea Petini

    O que levar em conta na hora de comprar armários de cozinha

    Percorrendo as lojas é possível encontrar vários modelos diferentes de módulos de armário de cozinha, prontos e à venda. Porém, sempre é possível encomendar um sob medida. Ambas as opções são válidas. 

    O representante de móveis planejados e decoração André Martucci Esteves disse, em entrevista para o jornal eletrônico ‘O Vale’, algo bem interessante:

    “A sua cozinha não precisa ser grande para ficar linda. A função dos móveis planejados é justamente fazer pequenos espaços virarem verdadeiros ambientes modernos e organizados.”

    Revista Viva Decora Juliana Conforto

    Antes de definir um estilo de armário para a sua cozinha, é preciso pensar em outras questões. Primeiro em como é possível, mesmo tendo que seguir algum padrão pré-estabelecido de fábrica, dar um toque de personalidade e requinte ao cômodo. 

    Também em como fazer a distribuição dos elementos de modo a aproveitar melhor o espaço, criando um layout adequado ao fluxo local.

    Avaliar as medidas do ambiente e as dos módulos de armário é importante para saber tudo que poderá ser colocado em planta. Não se pode esquecer também de subtrair a medida dos vãos e dos eletrodomésticos no desenho. 

    E, por fim, estudar o que será guardado nos armários e cada opção de material, acabamento, cor e textura para que as peças sempre ofereçam funcionalidade e praticidade de uso.

    Revista Viva Decora

    As melhores sugestões para armário de cozinha

    Armários de cozinhas modernas possuem vários diferenciais – começando pela materialidade. Quase todos os modelos são fabricados em chapas de madeira ou aço. 

    Certamente a tecnologia atual mais indicada para este fim é o MDF – sendo bastante utilizado em planejados. Isto porque o material apresenta uma maior resistência e durabilidade, fora que oferece mais opções de acabamentos – o chamado ‘tamponamento’.

    Revista Viva Decora

    A cor de armário de cozinha predominante na maioria dos projetos ainda parece ser o branco – isso porque ele remete a ideia de um ambiente mais higiênico.  Porém as estampas amadeiradas claras são uma tendência igualmente forte. 

    Depois vêm os módulos em preto, em amadeirado escuro, e em outras tonalidades. E em projetos modernos também se pode ver bastante o uso de transparências em vidro – até mesmo em fumê.

    Revista Viva Decora Vanja MaiaRevista Viva Decora

    Outro detalhe interessante em armário de cozinha moderna são os puxadores – em alguns casos esta peça fica embutida ou é até mesmo inexistente. Também há as luminárias embutidas – sobretudo na parte inferior de módulos aéreos.

    Os sistemas complexos de ferragens – alguns abrindo com auxílio de pistão a gás. E ainda outras surpresas – como é o caso da instalação de uma tela de TV pode detrás de alguma porta.

    Favorita Movdecor Favorita

    Então, o que achou dessas ideias? Entendeu como as ambientações de cozinhas modernas são diferentes? Percebeu todas as maravilhas em soluções de arquitetura e design reveladas pelos exemplos fotográficos? Agora é sua vez de pensar como deixar esse cômodo de sua casa mais bonito e melhor aproveitado com o modelo de armário certo.

    Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.