Dicas com as melhores opções de revestimentos para cozinhas

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 meses atrás

    A cozinha é um dos ambientes de serviços da casa; um local extremamente funcional e que deve ter a sua arquitetura e design muito bem planejados. Um dos detalhes mais importantes da sua decoração são os revestimentos. 

    Isto porque estes materiais devem ajudar não só na proteção das superfícies, como também na personalização visual do cenário. Confira, neste texto, algumas opções de projeto.

    INÁ Arquitetura

    #1 Opções de revestimento para piso de cozinha

    No passado, as residências mais humildes tinham os pisos das cozinhas revestidos de cimento batido ou ladrilho hidráulico fabricado artesanalmente. Depois, quando as tecnologias evoluíram, as pessoas passaram a adquirir diferentes modelos de azulejos. 

    Agora, tudo isto está na moda. Sendo assim, vemos em sites e revistas especializadas exemplos de projetos utilizando cimento queimado, ladrilho industrial e azulejos.

    Os porcelanatos e as lâminas de madeira não eram antes bem recomendados para cozinhas. Mas, hoje em dia, até estas peças estão mais resistentes – com camadas extras protetoras que impedem que estes pisos das manchas ou da umidade. 

    Pois isto, também são opções a serem consideradas. Inclusive, são excelentes alternativas para cômodos integrados, mantendo a continuidade visual.

    Devemos destacar a dificuldade que é acertar o piso de uma cozinha compacta. Mas tudo fica bem se houver planejamento. 

    Peças menores podem ser manipuladas para formar, com as suas juntas, desenhos na diagonal – deve-se evitar criar mosaicos centrais, que possam diminuir ainda mais o ambiente. As peças retificadas – de corte preciso – são sempre a melhor opção, marcando menos o desenho da superfície.

    Estúdio AE e RAP Arquitetura e InterioresAdriana Fontana e Joana Adamy Fernandes

    #2 Opções de revestimento para paredes de cozinha

    A tendência atual, para personalização de cozinhas, não é cobrir todas as paredes do ambiente de revestimentos impermeáveis. 

    Na verdade, prioriza-se a área atrás do fogão e da pia – camada chamada de backsplash. E para estes locais, podemos contar com várias opções diferentes de revestimento. Os mais comuns são os em cerâmica, claro. Mas tem mais.

    As pastilhas de vidro viraram febre alguns anos atrás e ainda estão na moda para as decorações de interiores. Outra tendência muito forte é a do ladrilho. 

    Direto do passado, há também os exemplos de parede de cozinha cobertas com cimento queimado e granilite – uma massa com pedriscos coloridos. Também as plaquetas de tijolinho – ou imitação de tijolinho, tipo metrô -; fora as chapas vidro, espelho e inox.

    Mis Arquitetura e Interiores e Karen PisacaneAvner Posner e Danyela Corrêa 3P Studio

    #3 Opções de revestimento para bancada de cozinha

    Obviamente, é possível construir bancadas de cozinha em alvenaria, com revestimento em azulejo, por exemplo. Muitos projetos modernos também utilizam o concreto como base. 

    Mas o mais prático, nos dias de hoje, é ter uma bancada simples e leve sobre uma marcenaria, composta de vários modelos de madeira – uma grande aposta dos planejados é o aglomerado MDF.

    Podemos encomendar, de empresas especializadas, bancadas de cozinha recordadas em placas de pedra. Esta é a alternativa mais utilizada e recomendada, no momento. 

    O granito é uma boa opção. E não podemos nos esquecer do quartzo, de superfície mais resistente; uma pedra menos porosa, e de industrialização que não degrada o meio ambiente. Sua variação, o silestone – com toque de poliéster – oferece uma grande variedade de cores.

    Lamego Mancini Arquitetura e Artis Design+ | Fábio Bouilet e Rodrigo Jorge

    Outras opções para bancada de cozinha, com o qual podemos contar, é o aço inox – para uma pegada mais industrial – e também a madeira – para decorações rústicas. 

    Aliás, neste último caso, o material precisa ser rigorosamente bem seco e tratado, e sua limpeza requer vários cuidados. Por exemplo, devem-se realizar tratamentos posteriores com verniz náutico, resina, silicone ou pintura com tintas à base de poliuretano.

    São opções de madeira utilizadas como para bancadas de cozinhas e de banheiros também: cumaru, ipê, jatobá, itaúba, sucupira e peroba-rosa.

    Então, nos diga quais os revestimentos desta lista que lhe agrada? Pesquise mais sobre cada um deles e considere qual combina mais com a decoração da sua cozinha e que pode atender bem às suas necessidades. 

    Não se esqueça de avaliar questões como cor, estampa e textura, além do distanciamento mínimo entre as peças. Depois, busque as melhores ofertas do mercado, levando em conta custo-benefício. Boa escolha.

    Next Arquitetura

    Essas dicas de decoração para a cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.