Decoração com quadros: descubra como usar figuras abstratas em diferentes cantos da casa
O que é arte abstrata? E será que existe uma forma correta de decorar a casa com quadros abstratos? Descubra as respostas disso neste texto.
Decorar com quadros abstratos é divertido e ousado; ao mesmo tempo, uma das formas mais simples de deixar os ambientes de casa sofisticados. Porém, antes de tudo, você saberia dizer o que é abstrato?
Bem, é uma forma de representação que não é real. Cada pessoa, ao olhar esse tipo de figura, poderá gerar interpretações diversas. Obras assim são capazes de provocar também sentimentos e emoções distintas em cada um.
Nos quadros abstratos não existe cópia do mundo real, só figuras, por meio de muitas cores, linhas e relevos.
Talvez, por isso, somos levados a criar várias hipóteses dessa representação, traduzindo do jeito como a nossa percepção individual consegue nos guiar. Saiba mais sobre isso no texto a seguir.
Vale a pena investir em quadros abstratos?
Sim, demais. Isso porque essas peças podem ser usadas em decorações tanto residenciais quanto comerciais.
E o mais legal é que elas podem ser facilmente combinadas com qualquer estilo de ambiente, do clássico ao moderno, a depender da situação.
O importante é que o modelo ou modelos escolhidos tenham características específicas que combinem com a linguagem do ambiente onde serão colocados – como pontos de cores.
Outra coisa legal a se dizer sobre os quadros abstratos é que eles, por incrível que pareça, ficam muito bem acompanhados por peças de arte em estilos opostos. E é possível, com tudo isso, criar uma composição bem harmoniosa.
Só é preciso estudar bem tal união para que ela não fique sobrecarregada demais para o ambiente. Mas uma coisa é certa, esta profusão de estilos garante com que mais pessoas admirem a decoração.
Por fim, você não precisa se preocupar com o valor monetário dessas obras. A questão aqui é o efeito visual que elas podem provocar.
Inclusive, muitos quadros abstratos que vemos em projetos de revistas não são assinados por artistas famosos, nem sequer possuem títulos.
E devido ao seu tipo de imagem, não precisam ser destinados a um determinado fim, servindo a muitas possibilidades e inserções em qualquer conceituação.
Como escolher um quadro abstrato para casa?
Quadros abstratos são minimalistas e podem ser monocromáticos ou multicoloridos. Entenda que eles não são colocados nas decorações para serem interpretados.
Na verdade, eles são simples e meramente complementares na maioria dos casos, revelando um ambiente novo a cada olhar e em cada ângulo experimentado.
Até porque suas imagens grandes ou pequenas, não são uniformes, embora possam ser repetidas lado a lado.
Praticamente não tem como errar na escolha de quadros abstratos – até com base em tudo que foi dito antes. Nem mesmo importa seu gosto pessoal, pois esse estilo de arte vai combinar com tudo.
Seu protagonismo será totalmente relacionado com as suas proporções – medidas, largura e altura – e intensidade de cores contrastando com o fundo. Use estes dois critérios para guiar as suas compras.
Quais os modelos indicados para hall, salas e quartos?
Hall de entrada
Vale usar neste ambiente quadros abstratos bem coloridos, geométricos e grandes. Até porque trata-se de um cômodo da casa que não é preenchido de muitos objetos, permitindo tamanha ousadia sem cometer qualquer pecado.
Na verdade, nesse caso, um quadro abstrato só contribuiria para deixar tal espaço mais cheio de personalidade. Porém, é preciso ficar atento às proporções da peça em relação ao tamanho do hall.
- Posição favorável para instalação no ambiente: logo em frente à porta da casa, servindo de convite para a entrada de visitantes.
Observação: a peça pode ter conexão direta com algum outro ambiente na sequência, como sala de estar ou jantar, se o mesmo for integrado, por exemplo.
Sala de estar
Quadros abstratos podem ajudar a tornar salas de estar, que são cômodos sociais que devem agradar à família e seus visitantes, bem mais acolhedoras.
Geralmente, dentro de ambientes assim, tais peças assumem um grande protagonismo, recebendo muita atenção dos observadores.
Então, para não competir demais com móveis de grande importância, como sofá, é melhor que apresentem cores claras e neutras, embora isso não seja uma regra.
- Posição favorável para instalação no ambiente: sobre o sofá maior da sala e também, em tamanho melhor, em cantinho de leitura.
Sala de jantar
As regras ou não regras aqui são as mesmas da sala de estar. É provável que seja o item focal de maior importância na decoração, perdendo talvez apenas para o lustre pendente sobre a mesa de jantar. Mas tenha dois cuidados.
Primeiro com a cor – quadro com tons frios como azul pode inibir o apetite das pessoas. Segundo, com a altura de instalação, que deve ser um pouco mais baixa, para que a obra seja apreciada por quem está sentado à mesa.
- Posição favorável para instalação no ambiente: ao lado da mesa de jantar, mesmo que em conjunto com outras peças, apoiado sobre o balcão aparador ou buffet.
Quartos
Por fim, quadros abstratos podem deixar mais moderna e imparcial a decoração de um quarto de casal. Contudo, combinam melhor com quartos de solteiro e quartos de hóspedes.
Agora é o momento de você dar mais atenção à questão de proporção dos quadros abstratos.
Especialmente para quartos, a peça ou conjunto escolhido não pode brigar, de forma alguma, com outros objetos próximos – sobretudo com a cama.
Para cômodos pequenos, o ideal é um quadro proporcionalmente menor acima da cabeceira e sem outros enfeites ao redor. Já para cômodos amplos, quadros maiores, até mesmo deixados apoiados no chão ou sobre algum móvel.
- Posição favorável para instalação no ambiente: uma peça central superior parede sobre a cama; uma peça de cada lado da cama, ao lado de placa decorativa ou espelho central e sobre criado-mudo; e duplo na entrada do closet ou banheiro suíte.
Observação: quadros abstratos bem coloridos podem ajudar a dar toques de cor em quartos minimalistas, com poucos enfeites e todo em tonalidades claras e neutras.
Mas se a ideia é harmonizar uma peça ao restante do ambiente bem clean, melhor um quadro abstrato não muito grande e com uma base mais neutra.
Agora é com você, crie sua decoração com quadros abstratos e arrase!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.