Fachadas para sobrados: Dicas e modelos para se inspirar

    Separamos algumas inspirações e dicas de fachadas para sobrados que deixarão o seu sobrado ainda mais elegante. Confira!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Fachadas para sobrados

    Fachadas para sobrados: A procura por sobrados aumentou e se tornou bastante relevante nestes últimos anos. Além de poder dividir melhor cada ambiente e obter espaços maiores, é considerada uma arquitetura muito mais robusta quando comparada às demais construções.

    Muitos proprietários de casas térreas optam por aumentar a área útil, erguendo mais alguns andares e transformando sua moradia em sobrados muito mais charmosos. Para isso, é necessário atenção ao planejamento de construção e à estrutura que será erguida, pois, muitas vezes a base da casa precisa de mais sustentação, o que pode alterar as fachadas para sobrados.

    Com todas as reformas e construções possíveis torna-se fácil criar fachadas simples, modernas e atraentes para quem vê, além de valorizar o valor de uma possível venda.

    Por isso, separamos algumas inspirações e dicas de fachadas para sobrados que deixarão o seu sobrado ainda mais elegante.

    Telhado platibanda

    Uma tendência que vem sendo muito utilizada nas arquiteturas de sobrados é o telhado Platibanda, ou seja, uma casa sem telhado ou com telhado embutido. Nada mais é que um muro construído na parte superior do sobrado para esconder o telhado. Assim, é muito mais fácil modernizar as fachadas para sobrados.

    Essa é uma opção mais econômica do que o uso de telhados tradicionais, pois os tradicionais possuem um custo mais elevado com relação às telhas, incluem gastos com limpeza e manutenção por serem mais frágeis e com a pintura. Já no telhado escondido, você pode optar por telhas mais baratas e não se preocupar com a aparência delas, por não ficarem à mostra.

    Revestir as paredes externas, pode?

    É possível revestir a fachada do seu sobrado com materiais bem diferenciados que darão um charme exclusivo. Dentre esses acabamentos estão a madeira, concreto aparente, azulejos e tijolinhos. Apenas dependendo da sua preferência e do seu orçamento.

    Dá uma olhada em como pode ser aplicados alguns desses acabamentos modernos:

    Concreto aparente: trazem uma aparência urbana e expressiva para o sobrado, além de serem resistentes e bem flexíveis para o uso.

    Na hora da aplicação desse material, é possível escolher texturas podendo ser rudimentares ou então lisas. A aparência pode ser de sarrafos, o que deixará com textura de risquinhos verticais ou horizontais, pode ser mais rústica ou totalmente lisa. Tudo depende do seu gosto e da harmonia que ela criará com o restante do sobrado.

    Caso o seu sobrado já esteja pronto e queira aplicar o acabamento em concreto aparente, é só colocar um painel de fechamento ou peças pré-moldadas.

    A manutenção é muito mais simples do que uma parede normal se construída de forma correta. Sempre limpe com água sob pressão e passe verniz ou silicone para manter o aspecto de nova, visto que o material é poroso.

    O concreto aparente é um acabamento de luxo para a fachada, porém é de difícil construção. Portanto, se você pretende aplicá-lo em seu sobrado, converse com seu empreiteiro e peça para ver trabalhos executados anteriormente, estude sobre esse material e conte com um profissional especializado na área.

    Madeira:

    Muitos sobrados com estilo contemporâneo são revestidos com madeira, podendo ser em apenas parte da fachada ou no sobrado inteiro. Esse acabamento de fachada é um simples painel feito de tábuas de madeira aplicada que facilita na hora da manutenção.

    As cores do sobrado podem ser combinadas com a tonalidade das tábuas de madeira. Muitas vezes ao revestir apenas um dos andares, a parede restante é preenchida com uma tonalidade neutra, como a inspiração abaixo:

    A espessura da madeira utilizada também é um fator importante para a aparência do sobrado. Ao utilizar um formato mais largo, obtêm-se menos detalhes de textura, dando a sensação de amplitude para a fachada.

    Pode-se criar um jogo de volume muito interessante quando utilizados diferentes tamanhos de largura das madeiras numa mesma fachada. Observe na foto abaixo, como foram aplicados esses painéis, suas orientações, tonalidades e espessuras despertam diferentes sensações.

    Aço corten:

    O aço corten é um material que muda com o passar do tempo e vai ficando cada vez mais bonito. Ele possui uma camada de óxido avermelhada que altera a tonalidade conforme as ações dos agentes corrosivos externos.

    Como ícone do estilo rústico, esse material pode ser utilizado tanto da decoração interna do sobrado, como por exemplo painéis de TV, paredes internas, cabeceira da cama, quanto na fachada.

    O aço é vendido em formato de bobinas, chapas e perfis soldados, possibilitando uma flexibilidade maior na hora da aplicação no local desejado.

    Entrada Principal

    A entrada principal pode ser a área de destaque na fachada, sendo composta por paisagismo, iluminação e revestimentos que dão um toque de luxo para o sobrado.

    Os diferentes estilos de portas, podem ser explorados de acordo com o estilo que o sobrado acompanha. Por estarem expostas para a área externa, sujeitas à chuva, sol e vento, devem ser escolhidas com atenção para não acabar prejudicando a aparência.

    Uma dica de ouro, é combinar a cor e estilo da porta com as janelas para obter uma harmonia na fachada do sobrado. Como mostra na imagem acima, o formato das portas e das janelas estão seguindo um mesmo padrão, tanto de cor quanto de formato tornando o sobrado geométrico e com uma aparência leve.

    A iluminação nas entradas principais, além de proporcionar segurança para os moradores, dão aspectos diferentes para as fachadas. Com o jogo de luzes é possível modificar a textura e até o formato das paredes na entrada.

    O paisagismo é uma moda que começou em grandes casas, centros empresariais, locais públicos e hoje recebe uma atenção especial em apartamentos e sobrados, dando um toque especial e natural para a fachada dos imóveis. Mas tudo deve ser muito bem planejado e pensado para não prejudicar na segurança e até na beleza do seu sobrado. É essencial analisar se o tipo de planta escolhido acompanha com o estilo do sobrado, e se ela irá se adaptar com o ambiente.

    Que tal renovar a fachada da sua casa usando essas dicas? Com certeza ficará muito mais moderna e irá valorizar o valor para um possível venda.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de Sobrados à venda.