Anuncie

Ecodesign: o design em favor do ambiente

O ecodesing, além de aliar beleza e desenhos arrojados e inovadores, também deve se preocupar com o destino final dos objetos criados.

Ecodesign: o design em favor do ambiente

Ecodesign

Desde a primeira Conferência Mundial de Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 5 de junho de 1972, o mundo vem se adaptando às necessidades de mudanças no comportamento humano. As novidades vão desde o uso de combustíveis menos poluentes, destinação correta de resíduos, até os hábitos de consumo, apoiadas por empresas com foco na produção sustentável.

A conferência mais recente foi a de Copenhague, capital da Dinamarca, que ocorreu entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009. Apesar de ser considerado o mais importante da história recente dos acordos multilaterais ambientais, pois trazia o objetivo de estabelecer o tratado para substituir o Protocolo de Quioto, vigente de 2008 a 2012, o encontro foi marcado apenas por declarações políticas.

As diretrizes desses encontros foram levadas para o cotidiano das pessoas e, hoje, são abordadas nos mais diversos setores. Medidas que evitem o desperdício e a poluição, outras que otimizem os recursos buscam um ciclo sustentável. Na arquitetura, engenharia e design não foi diferente. Nessas áreas também o ambiente ajuda a orientar a direção das decisões. O termo mais usado recentemente é “ecodesign”.

Para a arquiteta e designer Marina Otte, a nova nomenclatura vem movimentar algo que, na verdade, já vem sendo discutido há tempos: a sustentabilidade. Marina, que também é mestre em engenharia ambiental, explica que o assunto tem sido discutido mais amplamente, com análises que vão “do berço ao túmulo”, da criação ao descarte do produto.

A arquiteta destaca que, ao se pensar em um novo produto ou na reinvenção de um já existente, seja um móvel ou uma embalagem de alimento, é preciso focar no ecodesign. Desde o material a ser utilizado, design que requer menor quantidade de matéria-prima, até a manutenção (que seja vantajosa, tornando viável a troca de alguma peça quebrada e aumentando a vida útil do produto). “Hoje, assim como outros exemplos, é preferível jogar fora a cafeteira que estragou e comprar uma nova, a pagar pelo conserto”, lamenta Marina.

O ecodesing, além de aliar beleza e desenhos arrojados e inovadores, também deve se preocupar com o destino final do objeto criado. Após o tempo de uso, ao menos a maior parte dele deve ser passível de reciclagem. Esse conceito já não é novidade, mas ainda há muito a se fazer. O modo de se pensar as novas construções também agrega valores de sustentabilidade cada vez mais utilizados.

Casas e edifícios são construídos com foco no reaproveitamento de recursos, seja da água das chuvas, da luz do sol ou da água que sai da lavadora de roupas, que pode ser reutilizada em descargas sanitárias ou para lavar pisos. Marina Otte ressalta que nenhum desing é ambientalmente correto, já qEscolher o imóvel ideal: Dicas infalíveis para escolher o imóvel idealue, para a fabricação de qualquer que seja o objeto, há impacto ambiental. O ecodesign, ou design sustentável surge na tentativa de minimizar esse impacto. .

Segundo Marina, uma construção totalmente sustentável é mais cara. Porém, dentro de cinco anos, em média, dependendo do consumo, todo o sistema implantado estará pago. Após esse período, o usuário passa a ter lucro, já que os custos com o consumo serão radicalmente reduzidos. Nas obras já construídas, é preciso lançar mão de artifícios com o mesmo objetivo. Plantar uma árvore em frente a uma janela ensolarada ajuda a reduzir o calor no ambiente interno, consequentemente, o condicionador de ar ficará menos tempo ligado.

A arquiteta ainda avalia que é preciso estar atento ao falso ecodesign. É comum, por exemplo, a utilização de garrafas PET para criar enfeites, principalmente em datas comemorativas. Mas, se forem utilizados produtos químicos, como tintas automotivas, para pintar o plástico, ele fica inutilizável, tendo como destino o lixo comum e não mais a reciclagem. Nesse caso, além de ignorar a sustentabilidade, a tinta está contaminando a terra quando escorre com a água da chuva.

Preservar florestas

Uma tentativa recente que reaproveita o plástico descartado como lixo tem dado origem à madeira plástica, ou madeira biossintética. O polietileno de alta densidade (PAD), quando transformado, fica semelhante à madeira e apresenta vantagens como durabilidade e resistência à umidade. A novidade tem sido adotada pelo governo norteamericano, maior consumidor mundial do produto. No Brasil, uma empresa de Belo Horizonte produz a madeira plástica para uso na construção civil, na indústria e em paisagismo.

A arquiteta Marina Otte analisa com cautela os benefícios das novidades que surgem no mercado. Para ela, é preciso fazer testes que certifiquem a qualidade, durabilidade e eficiência da proposta. Ela ressalta que o consumidor deve estar atento e procurar empresas atestadas por um certificador idôneo. “Muitas empresas se autocertificam, sem critérios de um órgão especializado, e isso não é garantia”, afirma.

Não ao descartável

Para Marina, algo que ainda precisa evoluir muito é a consciência de abandonar o imediatismo. “Os descartáveis são práticos, é verdade, mas o impacto no meio ambiente é desastroso”. Avaliar a produção e o consumo holisticamente aumenta de forma considerável o sucesso do ecodesign. A arquiteta aponta que o maior poluente em toda a cadeia de consumo é o transporte de produtos.

Pensando nisso, os móveis que ela projeta já são elaborados de forma compacta. Assim, o espaço dentro do caminhão ou container é otimizado, exigindo menos viagens. O desenho das partes dos móveis é feito de acordo com o pedaço de madeira disponível na marcenaria, buscando sempre o melhor aproveitamento. A matéria-prima utilizada é o eucalipto com selo FSC (Forest Stewardship Council), que atende às normas de sustentabilidade: ambientalmente adequado, socialmente justo e economicamente viável.

Outro artifício usado por Marina é a ilusão de ótica. Trabalhando com espessuras, comprimentos e linhas de corte, ela consegue fazer com que o móvel pareça mais robusto, apenas aproveitando melhor o material. Os móveis que ela desenha são feitos em partes desmontáveis, o que facilita a troca em caso de quebra. O objetivo de conservação é trabalhado para que o móvel dure por várias gerações.

Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.

Piso Para Calçada — Qual É O Melhor Material?

A escolha de piso para calçada não costuma ser uma prioridade em projetos arquitetônicos, mas é muito importante. Entenda melhor neste artigo e veja quais são os materiais mais recomendados.

Continuar lendo
Piso Para Calçada — Qual É O Melhor Material?

Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Ah, as escadas de madeira! Mesmo que você seja um aficionado pela decoração industrial, é inevitável admirar as casas “decoradas” com esse item. Sim, decoradas! Apesar de serem fundamentais para a funcionalidade, garantindo acesso ao pavimento superior, o seu preço e a dificuldade de manuseio acabaram limitando as escadas de madeira a pouquíssimos projetos, que, em […]

Continuar lendo
Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

Uma nova tendência tem se estabelecido em meio aos anseios mundiais. Estamos falando das condutas ambientalmente responsáveis. Essa preocupação tem se intensificado com a divulgação de mais fatos incontestáveis em relação às alterações climáticas. Geleiras monumentais desaparecendo, falhas geológicas gerando fendas e demais eventos climáticos igualmente catastróficos. Apesar de soarem como a sinopse de um blockbuster […]

Continuar lendo
Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

Decoração para salão de beleza: truques e inspirações!

Confira alguns truques e inspirações de decoração para salão de beleza para deixar os clientes mais confortáveis. A decoração para salão de beleza precisa refletir a excelência dos serviços prestados, afinal, é onde as pessoas vão para se sentirem mais belas e confortáveis. É preciso criar algumas estratégias para decorar o espaço, deixar os clientes […]

Continuar lendo
Decoração para salão de beleza: truques e inspirações!

Saiba como construir um sobrado funcional

Existem algumas estratégias e táticas que podem ser seguidas durante o projeto de sobrado para torná-lo funcional. Ter uma casa própria, ou mais especificamente um sobrado, pode ser um dos maiores sonhos dos brasileiros. Para isto, é fundamental contar com a ajuda de um arquiteto profissional bem capacitado e de confiança, para que o projeto de […]

Continuar lendo
Saiba como construir um sobrado funcional

Casa de esquina: confira as vantagens e desvantagens

Casa de esquina É possível elaborar um projeto de casa de esquina incrível! Confira algumas dicas e se inspire com este estilo de arquitetura Os terrenos de esquinas contam com seus prós e contras. Antes de investir em um projeto para a construção de uma casa de esquina, você precisa saber quais são os seus […]

Continuar lendo
Casa de esquina: confira as vantagens e desvantagens

Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Construir uma casa de madeira com alvenaria A madeira pode ser associada ao uso da alvenaria, dando um ar de modernidade à fachada do sobrado. Com o passar dos anos, a construção de sobrados de madeira com alvenaria tem se tornado muito popular, principalmente por quem tem sobrados à venda. O sobrado de madeira e […]

Continuar lendo
Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Confira dicas de decoração para otimizar o flat

Decoração para otimizar o flat Como o flat tem espaços reduzidos e ambientes integrados, é preciso ter atenção na hora de planejar a decoração. Confira dicas e se inspire! Como tudo na vida, antes de realizar algum projeto, é preciso se planejar. Não basta ter tudo em mente, é necessário colocar na ponta do lápis […]

Continuar lendo
Confira dicas de decoração para otimizar o flat

Piso para sala comercial: atente-se para escolher o piso ideal

Além da estética, é preciso avaliar as facilidades que o piso proporciona para a sala comercial. Confira dicas! Piso para sala comercial: O piso escolhido para sala comercial a ser instalado e compor a decoração, diz muito sobre o ambiente e até sobre a sua empresa! Por este motivo, é necessário dar uma atenção especial […]

Continuar lendo
Piso para sala comercial: atente-se para escolher o piso ideal

Cobertura com pergolado: item que valoriza o espaço

Cobertura com pergolado O pergolado cria um ambiente agradável para instalar mesas e cadeiras, e ainda dá um up na decoração da cobertura. A cobertura com pergolado é uma tendência na decoração dos ambientes. Na cobertura do apartamento, por exemplo, o pergolado pode ser utilizado não somente como uma solução estética, mas também funcional. Além […]

Continuar lendo
Cobertura com pergolado: item que valoriza o espaço

Conheça as vantagens de construir um galpão pré-moldado

Construir um galpão pré-moldado Além de contribuir com o meio-ambiente, o galpão pré-moldado oferece vantagens para o financeiro da empresa Com o cenário atual do mercado, todas as questões industriais precisam ser resolvidas com a maior rapidez possível, utilizando o mínimo de verba disponível. Em casos que a empresa precisa de um local para armazenamento […]

Continuar lendo
Conheça as vantagens de construir um galpão pré-moldado

Sala comercial mais receptiva

Uma sala comercial receptiva pode contribuir para o bom relacionamento com os seus clientes! Sala comercial mais receptiva: Aposto que você já ouviu que “a primeira impressão é a que fica”, não é? Não tem nada melhor do que ter uma sala comercial bem organizada, decorada e aconchegante para receber os seus clientes. Receber um […]

Continuar lendo
Sala comercial mais receptiva

Cores que mais valorizam a kitnet na decoração

A escolha da cor correta para a decoração da kitnet faz toda a diferença O nosso humor é muito influenciado pelas cores que nos cercam. Sabendo disso, é possível usá-las ao nosso favor nos ambientes que mais frequentamos, como o escritório ou a mesa de trabalho em casa ou no apartamento. Se você mora em […]

Continuar lendo
Cores que mais valorizam a kitnet na decoração
Mais notícias de Arquitetura