Anuncie

Como escolher o portão ideal para sua casa: 35 modelos

Além de garantir privacidade e segurança aos moradores, o portão faz toda a diferença para a arquitetura e fachada do imóvel. Confira 35 modelos lindos!

Como escolher o portão ideal para sua casa: 35 modelos

Como escolher o portão ideal

Além de garantir privacidade e segurança aos moradores, o portão faz toda a diferença para a arquitetura e fachada do imóvel.

Para que crie uma harmonia, e que una o útil ao agradável, é necessário escolher o modelo mais adequado de portão.

É preciso analisar o estilo do imóvel, o grau de manutenção desejado, o tipo de abertura do portão, o espaço disponível e o grau de segurança necessário.

Por isso, separamos algumas dicas super simples para você escolher o portão perfeito para a arquitetura do seu imóvel. Confira!

Tipo de abertura do portão

A primeira coisa que precisa ser pensada ao escolher o modelo de portão perfeito para o imóvel é o dimensionamento.

Em caso de portões que terão a entrada e saída de veículos, leve em consideração a altura e largura necessária.

Lembre-se que é importante deixar um espaço de folga para a circulação.

Os tipos de aberturas mais  tradicionais para os portões são: de dobradiça, de correr e o basculante.

O modelo com dobradiças, se abre como uma porta comum e é possível adaptá-lo a qualquer projeto, pois não precisa de espaços laterais adicionais para seu deslocamento.

Os portões de correr são indicados para quando há um espaço lateral para o deslizamento da folha. Os basculantes costumam ser utilizados quando há uma área mais restrita para abertura. Este modelo ocupa pouco ou nenhum espaço nas laterais.

Materiais dos portões

Dentre os tipos de materiais dos portões, os mais utilizados são os metálicos e os de madeira.

Existem também os portões mistos, que possuem uma estrutura e aço galvanizado e são revestidos com madeira.

Se você está escolhendo um portão para o seu imóvel, com certeza preza pelos modelos duradouros e de fácil manutenção.

Uma boa opção são os portões de alumínio, que são resistentes à corrosão e não precisam de muita atenção para a manutenção.

Por ter um sistema mais leve, são indicados para quem pretende ter um portão automatizado.

Mas, se pretende escolher um portão por questões estéticas, o portão de ferro é o indicado por combinar com a maioria dos estilos de arquitetura e está disponível em diversos modelos e cores.

Porém, é preciso mais atenção na manutenção e em alguns cuidados básicos.

Manutenção

A manutenção é um dos pontos mais observados ao escolher um estilo e modelo de portão.

Lembre-se que optar por um portão mais barato pode te induzir a uma falsa economia.

Portanto, a durabilidade do material e os custos com a manutenção devem ser estudados com muita atenção.

No caso dos portões de ferro, é necessário realizar manutenções periódicas com a pintura e até ferrugem.

O mesmo acontece com a madeira, que exige lixamento e aplicação de verniz.

Como sugestão, a manutenção deve ser feita ao menos uma vez por ano. Já nos portões com sistema automático, normalmente o intervalo entre as manutenções deve ser de seis meses.

Para aumentar a vida útil do portão, é recomendado aplicar lubrificante nos rolamentos.

Ao procurar por durabilidade e manutenção, os portões de alumínio saem ganhando.

Eles são indicados, inclusive, para áreas sujeitas à maresia, porque detêm alta resistência à corrosão.

Contudo, é o modelo mais caro, já que um modelo simples, deslizante, com 2,5 m de largura e 2,1 m de altura, pode variar entre R$ 2.500 e R$ 5 mil, sem instalação.

Pronto ou sob medida?

Quer um modelo personalizado para a arquitetura do seu imóvel? Saiba que existe a possibilidade de optar por um modelo sob medida.

Contudo, antes é preciso estudar as vantagens e desvantagens dessa solução com relação aos modelos prontos.

Obviamente, os modelos prontos são mais baratos, mas as variedades de material e formas são reduzidas.

Já os portões sob medida seguem os seus gostos e podem se adaptar mais facilmente à arquitetura do imóvel, porém possuem um custo mais elevado.

Independente da sua escolha é preciso tomar cuidado não só com os termos de produção, como materiais e prazos, mas também com as normas de instalação, garantias e outros serviços para manutenção.

Estilos diferenciados de portões

O portão composto por tubos é um dos estilos que já foram muito utilizados, mas que hoje caiu em desuso.

Esse modelo é formado por gradis ocos de aço e é perfeito se você precisa de uma garagem mais arejada e iluminada. Porém, se deseja mais privacidade, este não é o modelo mais indicado.

Outra sugestão é o portão de alumínio ripado com pintura eletrostática.

Além disso, os modelos com chapas em tramas, sem permeabilidade visual, e os de alumínio acrescidos de panos de vidro temperado opaco ou translúcido, são tendência para arquitetura do imóvel.

Segurança em primeiro lugar

Os portões de modelos fechados e opacos são perfeitos para quem busca privacidade, porém estes modelos impedem de observar o que acontece do lado de fora do imóvel.

Para estes casos, vale a pena apostar em um sistema de monitoramento por CFTV (circuito fechado de televisão). Assim, o morador pode ver o que acontece na frente de casa.

Para manter o imóvel seguro é recomendado ter os portões mais altos, mas tome cuidado para não transformar a sua residência em um presídio!

Não exagere na quantidade de grades e na altura do portão. Assim, além de ter um imóvel seguro, sua arquitetura ficará mais sofisticada.

Lembre-se: quanto mais material utilizar, mais pesado o portão ficará e isso traz más consequências ao manuseio e aos custos de manutenção.

Além disso, o sistema de automatização é uma ótima solução para quem busca segurança, além da facilidade e rapidez ao abrir e fechar o portão sempre que sair e entrar.

O tempo de abertura do portão depende do tamanho utilizado e do seu peso.

Normalmente, o tempo é de aproximadamente 18 segundos, mas é possível optar por motores mais rápidos, com abertura em apenas 9 segundos.

Gostou do artigo? Continue com a gente e confira nosso blog de dicas e reformas.

Piso Para Calçada — Qual É O Melhor Material?

A escolha de piso para calçada não costuma ser uma prioridade em projetos arquitetônicos, mas é muito importante. Entenda melhor neste artigo e veja quais são os materiais mais recomendados.

Continuar lendo
Piso Para Calçada — Qual É O Melhor Material?

Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Ah, as escadas de madeira! Mesmo que você seja um aficionado pela decoração industrial, é inevitável admirar as casas “decoradas” com esse item. Sim, decoradas! Apesar de serem fundamentais para a funcionalidade, garantindo acesso ao pavimento superior, o seu preço e a dificuldade de manuseio acabaram limitando as escadas de madeira a pouquíssimos projetos, que, em […]

Continuar lendo
Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

Uma nova tendência tem se estabelecido em meio aos anseios mundiais. Estamos falando das condutas ambientalmente responsáveis. Essa preocupação tem se intensificado com a divulgação de mais fatos incontestáveis em relação às alterações climáticas. Geleiras monumentais desaparecendo, falhas geológicas gerando fendas e demais eventos climáticos igualmente catastróficos. Apesar de soarem como a sinopse de um blockbuster […]

Continuar lendo
Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

Decoração para salão de beleza: truques e inspirações!

Confira alguns truques e inspirações de decoração para salão de beleza para deixar os clientes mais confortáveis. A decoração para salão de beleza precisa refletir a excelência dos serviços prestados, afinal, é onde as pessoas vão para se sentirem mais belas e confortáveis. É preciso criar algumas estratégias para decorar o espaço, deixar os clientes […]

Continuar lendo
Decoração para salão de beleza: truques e inspirações!

Saiba como construir um sobrado funcional

Existem algumas estratégias e táticas que podem ser seguidas durante o projeto de sobrado para torná-lo funcional. Ter uma casa própria, ou mais especificamente um sobrado, pode ser um dos maiores sonhos dos brasileiros. Para isto, é fundamental contar com a ajuda de um arquiteto profissional bem capacitado e de confiança, para que o projeto de […]

Continuar lendo
Saiba como construir um sobrado funcional

Casa de esquina: confira as vantagens e desvantagens

Casa de esquina É possível elaborar um projeto de casa de esquina incrível! Confira algumas dicas e se inspire com este estilo de arquitetura Os terrenos de esquinas contam com seus prós e contras. Antes de investir em um projeto para a construção de uma casa de esquina, você precisa saber quais são os seus […]

Continuar lendo
Casa de esquina: confira as vantagens e desvantagens

Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Construir uma casa de madeira com alvenaria A madeira pode ser associada ao uso da alvenaria, dando um ar de modernidade à fachada do sobrado. Com o passar dos anos, a construção de sobrados de madeira com alvenaria tem se tornado muito popular, principalmente por quem tem sobrados à venda. O sobrado de madeira e […]

Continuar lendo
Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Confira dicas de decoração para otimizar o flat

Decoração para otimizar o flat Como o flat tem espaços reduzidos e ambientes integrados, é preciso ter atenção na hora de planejar a decoração. Confira dicas e se inspire! Como tudo na vida, antes de realizar algum projeto, é preciso se planejar. Não basta ter tudo em mente, é necessário colocar na ponta do lápis […]

Continuar lendo
Confira dicas de decoração para otimizar o flat

Piso para sala comercial: atente-se para escolher o piso ideal

Além da estética, é preciso avaliar as facilidades que o piso proporciona para a sala comercial. Confira dicas! Piso para sala comercial: O piso escolhido para sala comercial a ser instalado e compor a decoração, diz muito sobre o ambiente e até sobre a sua empresa! Por este motivo, é necessário dar uma atenção especial […]

Continuar lendo
Piso para sala comercial: atente-se para escolher o piso ideal

Cobertura com pergolado: item que valoriza o espaço

Cobertura com pergolado O pergolado cria um ambiente agradável para instalar mesas e cadeiras, e ainda dá um up na decoração da cobertura. A cobertura com pergolado é uma tendência na decoração dos ambientes. Na cobertura do apartamento, por exemplo, o pergolado pode ser utilizado não somente como uma solução estética, mas também funcional. Além […]

Continuar lendo
Cobertura com pergolado: item que valoriza o espaço

Conheça as vantagens de construir um galpão pré-moldado

Construir um galpão pré-moldado Além de contribuir com o meio-ambiente, o galpão pré-moldado oferece vantagens para o financeiro da empresa Com o cenário atual do mercado, todas as questões industriais precisam ser resolvidas com a maior rapidez possível, utilizando o mínimo de verba disponível. Em casos que a empresa precisa de um local para armazenamento […]

Continuar lendo
Conheça as vantagens de construir um galpão pré-moldado

Sala comercial mais receptiva

Uma sala comercial receptiva pode contribuir para o bom relacionamento com os seus clientes! Sala comercial mais receptiva: Aposto que você já ouviu que “a primeira impressão é a que fica”, não é? Não tem nada melhor do que ter uma sala comercial bem organizada, decorada e aconchegante para receber os seus clientes. Receber um […]

Continuar lendo
Sala comercial mais receptiva

Cores que mais valorizam a kitnet na decoração

A escolha da cor correta para a decoração da kitnet faz toda a diferença O nosso humor é muito influenciado pelas cores que nos cercam. Sabendo disso, é possível usá-las ao nosso favor nos ambientes que mais frequentamos, como o escritório ou a mesa de trabalho em casa ou no apartamento. Se você mora em […]

Continuar lendo
Cores que mais valorizam a kitnet na decoração
Mais notícias de Arquitetura