Apartamento pequeno: vantagens e desvantagens

Com o passar do tempo, as tendências de arquitetura foram se modificando e novas estruturas de apartamentos pequenos começaram a surgir.

Chaves na MãoPor : Chaves na Mão2 anos atrás

Apartamento pequeno

Com o passar do tempo, as tendências de arquitetura foram se modificando e novas estruturas de apartamentos começaram a surgir. Tudo para se adequar à evolução do ser humano.

A mudança mais notável foi a redução do espaço, tornando o apartamento pequeno.

Isso aconteceu para reduzir custos e ainda mais pessoas habitarem um mesmo terreno, aproveitando o máximo de espaço possível.

Agora, entenda o por que dos apartamentos estarem menores:

Redução das instalações hidráulicas

A fim de agilizar a entrega do apartamento e todos os cômodos que precisam de instalações hidráulicas, as construtoras acabaram diminuindo o tamanho das cozinhas e banheiros, o que facilita a obra e demanda menos tempo e custo.

Porém, vale lembrar que as linhas de financiamento de crédito têm crescido muito no Brasil e isso contribui para a velocidade de entrega das construções.

Alguns móveis foram deixados de lado

Temos como exemplo o banheiro! Nos banheiros de muitas arquiteturas antigas, era possível encontrar um bidê para a higiene íntima.

Hoje, com a mudança de alguns hábitos, o bidê foi substituído pelo chuveirinho higiênico, ocupando menos espaço.

Alguns cômodos também foram deixados de lado

O quarto de hóspedes é um deles. Muitas vezes este cômodo se transforma em um ambiente para guardar as coisas que não são utilizadas no cotidiano, e se tornou dispensável!

Além do quarto de hóspedes, o quarto da empregada também foi dispensado. Hoje é rara a contratação de funcionários residentes.

Escritório virou luxo

Os escritórios também diminuíram e foram levados para outros ambientes da casa, como por exemplo, a sala, o quarto e até o corredor.

Hoje, os lançamentos de apartamentos contam apenas com unidades de três e dois quartos, sendo que cerca de 80% ofertados possuem apenas dois.

É difícil de achar um apartamento que conte com quatro quartos, deixando os que precisam de uma moradia mais espaçosa na mão.

Este modelo foi substituído por apartamentos de três quartos com um tamanho maior (entre 70m² e 150m²), suíte para o casal e um bom closet.

No caso dos apartamentos de dois quartos, eles costumam ser projetados entre 45m² e 70m².

apartamento-bem-pequeno

Esses números foram baseados nos hábitos de vida dos moradores e nas características das novas famílias.

Houve uma queda de 3,8 pessoas por moradia para apenas 1,8 pessoas por unidade.

Ou seja o fato de morar sozinho ou ter apenas um filho está se tornando cada vez mais comum, outro motivo para a diminuição dos apartamentos.

A vantagem de morar em um apartamento menor é que, com a vida agitada e cada vez mais econômica dos últimos tempos, os imóveis menores acabam saindo mais em conta, além de economizar tempo e ainda não perder o conforto.

Os novos condomínios estão chegando cada vez mais com novas áreas comuns, como espaço gourmet, espaço kids, academia, piscina, sauna, quadra de esportes e diversos outros ambientes que proporcionam relaxamento e conforto aos moradores.

Confira algumas vantagens de morar em apartamento

Segurança

Uma das maiores vantagens de se morar em apartamento é a segurança.

Muitos condomínios contam com portaria 24 horas, câmeras de segurança e portões com monitoramento.

Além disso, o gasto com estes equipamentos são divididos entre os moradores do prédio, tendo um custo benefício muito maior.

Lazer

Boa parte dos novos empreendimentos conta com academia, piscina, churrasqueira, parquinho, campo de futebol, salão de festas e espaço gourmet, o que valoriza os condomínios e oferecem mais vantagens aos moradores.

Além do prédio contar com várias áreas de entretenimento para quem não tem tempo de sair, os custos não são muito elevados por serem divididos com todos os moradores do condomínio.

Dentre as desvantagens, está

A privacidade

As novas construções estão sendo feitas com as paredes que dividem os apartamentos mais finas, o que aumentam os ruídos de um apartamento para o outro.

Portanto, para que os vizinhos não escutem as conversas muito altas, choros, música ou televisão no volume máximo, é necessário controlar os ruídos.

Outro ponto são as janelas. Muitas vezes elas ficam posicionadas de frente para outros apartamentos, diminuindo mais ainda a privacidade.

Mas para você, qual o tamanho ideal de apartamento?

Uma boa notícia, é que as construtoras estão cada vez mais adaptando os seus projetos para os novos costumes e hábitos dos novos moradores.

Então será fácil de encontrar o imóvel ideal!

apartamento-pequeno

Separamos algumas dicas super simples para te ajudar a escolher o imóvel com o tamanho perfeito

Confira!

Se atente à metragem e à forma de distribuição dos cômodos na planta. Em cada projeto é possível encontrar diferentes formas de organização dos cômodos. Estude e analise o modelo ideal para as suas necessidades.

Quantas pessoas irão morar no apartamento? Você tem planos para o futuro? Planejar um novo integrante para a família também interfere na escolha do estilo do seu apartamento.

Prefira os apartamentos que possuem os quartos virados para a face Sul. Estes estilos de quartos possuem maior incidência de luz solar. Isso otimiza a economia de energia e ainda porporciona mais aconchego aos ambientes.

Não se baseie somente nos modelos decorados. Boa parte dos apartamentos decorados não mostram o real tamanho dos cômodos. Com os móveis reais, o tamanho pode ser reduzido. É preciso ter atenção! Uma dica é analisar o tamanho do apartamento, verificando a planta para daí sim ter uma noção real.

A localização do imóvel faz a diferença! Para escolher a melhor localização do imóvel é necessário avaliar o seu perfil. Caso tenha filhos, prefira imóveis próximos às escolas, praças e locais de entretenimento. Mas caso seja solteiro, analise seus hábitos e escolha a localização que mais se encaixa na sua rotina, tanto profissional quanto de lazer.

Para a facilidade em ambos os casos, verifique a proximidade com os hospitais, mercados, padarias, farmácias e pontos de ônibus.

Não se esqueça de perguntar sobre as instalações hidráulicas e por onde passam os encanamentos do prédio. Assim, é possível evitar danos e gastos que não estavam programados.

apartamento-menor

Confira as melhores ofertas de kitnets à venda.

Relacionadas

Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.