Anuncie

Dicas para um sobrado com arquitetura sustentável

Arquitetura sustentável: Projetos trazem alternativas para amenizar as agressões ao meio ambiente e reconectar o ser humano com sua própria natureza.

Dicas para um sobrado com arquitetura sustentável

Sobrado sustentável

Desde o século XX, devido às ações desmedidas do homem, a terra dá sinais de que precisa de atenção especial em seu ecossistema. Diante disso, surgiu uma demanda ecológica que atingiu diversos setores do mercado, inclusive o da construção civil. Muitos projetos trazem alternativas para amenizar as agressões ao meio ambiente e reconectar o ser humano com sua própria natureza através da arquitetura sustentável. Este tipo de projeto se tornou tendência para o mercado da arquitetura e possui grande procura em sobrados.

Ao contrário do que se posa imaginar, os sobrados sustentáveis são frequentes na arquitetura atual já que, além da consciência ambiental, são economicamente viáveis. Este tipo de construção traz vários benefícios para os moradores e proporciona um design inovador, que gera economia de recursos.

Mas você sabe como são os sobrados sustentáveis? Conhecidos também como sobrados ecológicos, as construções são projetadas e construídas de modo a respeitar o meio ambiente. Seguindo princípios de sustentabilidade, a atitude reduzir os principais impactos das ações do homem na natureza e causa bem-estar aos moradores.

Os sobrados sustentáveis são caracterizados por:

– Instalar sistemas elétrico e hidráulico que economizam e evitam o desperdício de água e de energia elétrica;

– Usar madeiras certificadas, com origem legal;

– Instalar o sistema de aquecimento pro meio da energia solar;

– Ser um projeto capaz de privilegiar a iluminação natural (solar), o que possibilita a economia de luz artificial;

– No período de construção do sobrado, não causar danos ao meio ambiente. Ou seja, não se deve poluir o ar e a água, gerar desmatamento e contaminação do solo;

– Usar um sistema de captação de água fluvial para o uso interno, como descargas, por exemplo;

– Utilizar materiais de construção recicláveis e reutilizáveis;

– Planejamento para evitar o desperdício de materiais de construção e até de acabamento;

– Utilizar um sistema térmico para diminuir o uso de ar condicionado. Para isso, uma boa solução é o telhado verde, que ajuda a aumentar a área verde da casa e diminui o calor interno do sobrado em dias quentes.

– Se, houver terreno, plantar árvores para aumentar a área verde.

Dentre os benefícios de morar em um sobrado ecológico, estão:

– Reduz o consumo de energia;

– Melhora o conforto tanto térmico quanto acústico;

– Reduz o consumo de água;

– Melhora a qualidade do arque circula dentro do sobrado;

– Utilizar madeiras para uso legal;

– Reduz os resíduos e rejeitos;

– Incentiva o consumo consciente e a construção mais solidária.

E os custos?

Ao analisar tudo que um sobrado precisa para ser sustentável, logo se imagina que os gastos serão muito elevados em comparação com um projeto tradicional. Mas é aí que você se engana! Os custos de construção serão um pouco maiores, mas este custo inicial posteriormente se torna um ganho, já que possui um maior custo-benefício.

Na construção do sobrado ecológico, o custo dos materiais é mais elevado por conta dos tributos e burocracias exigidos pelo governo. Contudo, com a popularização das construções sustentáveis, muito em breve será possível construir imóveis sustentáveis com o mesmo custo e até mais baratos que imóveis comuns.

Materiais “verdes”

Para contribuir com a sustentabilidade na construção, os materiais “verdes” podem ser aplicados em paredes, pisos, telhados, no acabamento e até na hora de decorar o ambiente.

Dá uma olhada nos materiais que contribuem para a sustentabilidade e podem ser utilizados na construção civil:

Blocos de entulho:  São blocos feitos a partir de entulhos moídos, gerado através do reaproveitamento dos restos de construções demolidas ou de reformas.

Madeira Manufaturada:  Este material consiste em tábuas de madeira feitas a partir da serragem, madeiras de demolições e restos de madeira.

Blocos de pedra:  Os blocos comuns podem ser substituídos pelos blocos de pedra.

Madeira certificada: é a madeira extraída legalmente. Isso acontece pois são feitas plantações apenas para este fim.

Telhado Verde: no telhado verde é colocada uma cobertura vegetal, absorvendo cerca de 90% mais calor que os ecossistemas tradicionais. Este método é capaz de deixar o ar-condicionado de lado. Além disso, ele absorve a água da chuva, evitando enchentes.

Mas é preciso ter atenção! O telhado verde deve ser planejado por um especialista, pois existem plantas específicas e as camadas devem ser estruturadas de forma correta.

Tijolos de Terra: este tipo de tijolo está disponível em duas opções. A primeira são paredes com estilo chamado pau-a-pique, cujos materiais utilizados são: mistura de terra argilosa, água e palha.  A segunda opção são os chamados tijolos adobe, que são feitos com terra crua, água e palha. Este tipo de tijolo pode ser feito na hora da construção.

De um modo geral, os tijolos de terra proporcionam conforto térmico e acústico.

Boa parte dos materiais verdes podem ser artesanais, ou seja, podem ser fabricados no  mesmo local da construção. Por este motivo, os tijolos e blocos feitos com terra ou entulhos têm um preço mais em conta pois, além da terra, necessitam somente de água e cimento. Ainda assim, existem lojas especializadas em materiais de construção desse tipo que trabalham sob encomenda.

Como tornar o seu sobrado mais sustentável e de forma simples?

Como pôde-se perceber, para um imóvel se tornar completamente sustentável, é necessário cumprir com uma série de exigências. Caso você não esteja em um momento favorável para investir nos materiais, temos uma boa notícia! É possível contribuir para o ambiente de forma simples, apenas seguindo alguns passos. Dá uma olhada:

– Para economizar energia elétrica, aposte na luz natural! Portanto, abra as janelas pela manhã e deixe a luz entrar. Além disso, a atitude contribui para a ventilação do ambiente;

– Para evitar o superaquecimento do sobrado em dias de muito calor, instale toldos e brises nas janelas. Assim, também é possível economizar na conta de energia, já que o ventilador e o ar-condicionado podem ser deixados de lado;

– As lâmpadas fluorescentes ou as de LED são muito mais duráveis e econômicas;

– Para evitar o desperdício de água, as descargas com caixa acoplada são ótimas na hora de economizar, pois possuem dois níveis de água: 3 ou 6 litros.

– Quando for comprar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, verifique se estes possuem o selo Procel, pois consomem menos energia.

Viu como não precisa de muito para contribuir com o meio ambiente?!

Confira em nosso site as melhores ofertas de Sobrados à venda.

Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Construir uma casa de madeira com alvenaria A madeira pode ser associada ao uso da alvenaria, dando um ar de modernidade à fachada do sobrado. Com o passar dos anos, a construção de sobrados de madeira com alvenaria tem se tornado muito popular, principalmente por quem tem sobrados à venda. O sobrado de madeira e […]

Continuar lendo
Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

5 Passos Essenciais na Decoração de um Apartamento Pequeno

As melhores dicas para decorar o seu pequeno doce lar! Aprender a viver em um pequeno espaço pode definitivamente ser um desafio. Contudo, você terá uma grande vantagem se não tiver problema em abrir mão de itens desnecessários e souber escolher móveis multiusos e uma decoração leve e clara. Assim você conseguirá aproveitar ao máximo […]

Continuar lendo
5 Passos Essenciais na Decoração de um Apartamento Pequeno

Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Ah, as escadas de madeira! Mesmo que você seja um aficionado pela decoração industrial, é inevitável admirar as casas “decoradas” com esse item. Sim, decoradas! Apesar de serem fundamentais para a funcionalidade, garantindo acesso ao pavimento superior, o seu preço e a dificuldade de manuseio acabaram limitando as escadas de madeira a pouquíssimos projetos, que, em […]

Continuar lendo
Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

4 dicas para utilizar porta-retrato na decoração de forma impecável

Embora as fotos estejam mais nas redes sociais do que nas prateleiras, muitas pessoas ainda mantêm o hábito de colecionar retratos. Manter as fotos visíveis como parte da decoração do seu apartamento deixa o ambiente aconchegante, suscita conversas e faz relembrar tempos memoráveis da vida de uma família. Mas se você acha que a única […]

Continuar lendo
4 dicas para utilizar porta-retrato na decoração de forma impecável

5 tendências de decoração para 2019 que você precisa conhecer

A passagem do tempo marca a transição da personalidade de cada época, refletindo em novas expressões aos ambientes domésticos. Para atualizar nossos leitores, elaboramos este conteúdo, em que destacamos as principais tendências de decoração para 2019. Interessado em conhecer a estética do ano ímpar? Então mergulhe nesta leitura! As 5 tendências de decoração para 2019 […]

Continuar lendo
5 tendências de decoração para 2019 que você precisa conhecer

Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

Uma nova tendência tem se estabelecido em meio aos anseios mundiais. Estamos falando das condutas ambientalmente responsáveis. Essa preocupação tem se intensificado com a divulgação de mais fatos incontestáveis em relação às alterações climáticas. Geleiras monumentais desaparecendo, falhas geológicas gerando fendas e demais eventos climáticos igualmente catastróficos. Apesar de soarem como a sinopse de um blockbuster […]

Continuar lendo
Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

O uso de cobre em itens decorativos volta com tudo!

Descubra 12 maneiras de decorar sua casa com o cobre A decoração de casas em condomínio com o uso do cobre tem sido uma tendência entre designers e blogueiros desde 2012 e continua a ser ainda nos dias de hoje.  Usar acentos de cobre em casa é uma ótima maneira de adicionar calor instantâneo, elegância […]

Continuar lendo
O uso de cobre em itens decorativos volta com tudo!

Móveis Para Home Office — Dicas Para Otimizar A Decoração

Veja a lista de móveis para home office que não podem faltar em seu ambiente de trabalho em casa!

Continuar lendo
Móveis Para Home Office — Dicas Para Otimizar A Decoração

Home office organizado aumenta produtividade

Home office organizado Em tempos de trânsito intenso e transporte público lotado, cresce o número de profissionais que preferem trabalhar em casa, seja como funcionário terceirizado de alguma empresa, ou compro freelancer. Para não atrapalhar a produtividade do dia-a-dia, e até mesmo dinamizá-la, a decoração do seu home-office precisa ser planejada com bastante cuidado. Pensando […]

Continuar lendo
Home office organizado aumenta produtividade

Mesa de escritório para home office

Quer dar um up na decoração do seu cantinho home office? Saiba que a mesa de escritório pode ser o item chave para isso. Confira dicas! Com o objetivo de otimizar o seu rendimento no trabalho, é preciso ter atenção quando o assunto é a decoração do espaço. Para isso, é preciso fazer um bom […]

Continuar lendo
Mesa de escritório para home office

Dicas para um espaço gourmet decorado!

Espaço gourmet decorado O espaço gourmet pode ser decorado e instalado em vários ambientes, como na churrasqueira, por exemplo. Tudo depende do seu espaço disponível e a partir disso, só adaptar o projeto do espaço gourmet ao espaço. Um charme muito especial que você pode dar, é integrá-lo na cozinha, varanda, quintal e até na […]

Continuar lendo
Dicas para um espaço gourmet decorado!

12 Formas De Tirar O Mau Olhado Da Sua Casa

Descubra 12 maneiras de se livrar desse tipo de energia ruim do seu lar! Se sua casa não estiver tão boa ou positiva quanto deveria, pode ser um acúmulo de mau olhado. Os médiuns costumam dizer que o mau-olhado, em nossas casas, pode gerar sentimentos instáveis, fazendo você sentir frio ou tensão, ou ter uma […]

Continuar lendo
12 Formas De Tirar O Mau Olhado Da Sua Casa
Mais notícias de Ambientes