Anuncie

Torneiras pretas no banheiro: você experimentaria esta tendência?

Faz dois anos, mas a tendência das torneiras pretas em projetos de lavabos e banheiros ainda permanece. Saiba como escolher e usar as peças.

Torneiras pretas no banheiro: você experimentaria esta tendência?

Há dois anos, temos presenciado uma grande transformação em todos os setores do mercado global. Podemos citar, por exemplo, as mudanças de design e fabricação de produtos voltados à decoração de interiores. 

O lançamento de novas tendências é uma consequência natural disso; uma resposta direta às novas necessidades expressas pelas pessoas, assim como sua nova visão de mundo. O resultado é uma mudança de tudo aquilo que vemos nas prateleiras das lojas, e modelos de torneiras não são exceção.

Aliás, falando especialmente sobre isso, lavabos e banheiros modernos e suas torneiras, os fabricantes perceberam nestes últimos anos um aumento na procura por torneiras pretas. Tal tendência pode servir também de referência para a decoração da sua casa. 

A peça em si cumpre a função normalmente. A questão que levantamos é o papel decorativo da mesma, importante na composição de cenários com um toque mais contemporâneo. Saiba mais a seguir.

A importância de acertar na escolha do design de torneira

Falando bem a verdade, é importante acertar em todos os elementos escolhidos para compor um projeto de arquitetura, design e decoração de lavabos e banheiros. Por quê? Porque qualquer erro pode comprometer – mais ou menos – o visual desse setor da casa e, consequentemente, o bem estar, conforto e saúde dos moradores. E a torneira é um complemento de um dos equipamentos mais importantes para o funcionamento desse tipo de ambiente, que é a pia.

E como escolher uma torneira? Bem, pensando só na questão visual do ambiente, precisa ser um modelo que combine com a decoração geral. As peças modernas apresentam traços mais retos. 

Já a tendência para os modelos mais contemporâneos é o cano mais arredondado, com curvas e giros arrojados. Existem até mesmo peças que mesclam partes em metal e vidro transparente. O ideal é que elas combinem com outros metais, formando um conjunto harmonioso.

Querendo ou não, a torneira sempre terá um importante protagonismo nas decorações de lavabos e banheiros. Junto dela, o primeiro elemento que geralmente nos chamará a atenção ao abrir a porta será a cuba. 

Só que a cuba é quase sempre um elemento com poucos detalhes, para facilitar a limpeza diária. Já a torneira é sua fiel companheira que ajudará a quebrar a monotonia estética do conjunto por meio de seu design.

Os modelos de torneiras para lavabos e banheiros modernos

Pode-se dizer que, basicamente, existem 6 tipos diferentes de torneiras que podem ser usadas em projetos de arquitetura de lavabos e banheiros. A principal diferença entre elas realmente está em algo muito além do que os nossos olhos poderiam saber, que é a funcionalidade; é nisso que se encontra a “magia” de sua tecnologia. 

De fato, evoluímos muito nesse quesito. Temos ainda, sim, as torneiras tradicionais à venda, com registro de controle de entrada e saída de água fria. 

Contudo, temos agora também estruturas para saída de água fria e quente, misturador – com dois registros, para um melhor controle de temperatura – ou monocomando – com opção de controle de vazão, mas com só um registro. Escolher entre um modelo ou outro vai depender também do espaço de bancada disponível.

Por exemplo, a torneira monocomando, com apenas um registro, só necessita de um furo de bancada ou cuba para a sua instalação, oferecendo melhor organização e aproveitamento de espaço. 

Sim, a bica ou “bocal de saída” desse acessório pode ser mais curto ou comprido, a depender do projeto de design em relação à própria cuba, que pode ser de apoio ou embutida. Bem, independente disso, a torneira deve ficar mais alta que a cuba, cerca de 10 a 15 cm acima dela.

E não precisamos apenas instalar a torneira do lavabo e banheiro sobre bancada ou cuba, mas direto na parede atrás, contribuindo para a limpeza e o melhor aproveitamento do local. Para ambos, existe no mercado uma ampla variedade de peças em estilos, tamanhos, cores e acabamentos diferentes.

Claro que o modelo de torneira cromada ganha em disparada a preferência dos consumidores, por seu visual ultra brilhante que combina com vários estilos de decoração. 

Depois há o acabamento que se pode fazer sobre o metal cru – ou liga de cobre, material de alta resistência – em tonalidade rosê gold, que é mais brilhante ainda e dá um ar mais sofisticado para os ambientes, combinando bastante com decorações clássicas. Por fim, as torneiras pretas. E é sobre ela que falaremos no tópico seguinte.

As formas de combinar torneiras pretas nas decorações

Como dito antes, a torneira preta tem sido uma forte tendência nos últimos anos. Isso porque ela é a opção mais elegante e sofisticada do mercado, principalmente se tiver acabamento preto fosco. E, não, ela não é naturalmente feita assim, por baixo dessa película de cor está uma peça de liga de cobre também, assim como nas torneiras rosê gold. Mas os fabricantes preferiram produzir tal peça pensando em poder oferecer um produto que pudesse ter um visual ainda mais original. Deu certo.

As torneiras pretas deixam os lavabos e banheiros com um visual ainda mais elegante. Elas dão um toque muito diferente em suas decorações, criando um contraste muito interessante com os elementos ao redor. E, com certeza, passam longe de serem coadjuvantes. 

Por isso, embora combinem com muitos estilos de decoração, devem fazer o acompanhamento de pias de design mais discreto, para que possam estrelar ganhando toda a atenção que merecem.

Agora, quando investir em uma torneira preta? Bem, a primeira dica é quando a arquitetura ao redor é composta de uma mescla de elementos em branco e preto. O ideal é que o pano de fundo maior para esta torneira seja branco, a maneira mais simples de dar ainda mais visibilidade a esta peça. Um jeito diferente é usar a torneira preta em um lavabo ou banheiro com uma mistura de materiais, incluindo cerâmica, madeira e pedras coloridas.

Geralmente, torneiras pretas são usadas em decorações minimalistas, com detalhes apenas em cores neutras e design simples, sem muitos detalhes dramáticos. 

Elas também ficam lindas em decorações em estilo industrial ou decorações alternativas, que não seguem necessariamente um modismo – a exemplo dos ambientes que misturam detalhes retrô e vintage com modernos. 

Sim, uma torneira preta pode ser usada no caso de se querer dar um toque de cor, porém discreto, no ambiente. Só, atenção, pois não é aconselhável instalar uma torneira preta em um espaço escuro, com pouca iluminação, pois pode comprometer a própria utilização do aparelho – já que os usuários podem ter dificuldade de identificar sua localização. De resto, sim, pense nesse tipo de torneira como mais um item decorativo a ser explorado na proposta de arquitetura e design de interiores.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

Construir uma casa de madeira com alvenaria A madeira pode ser associada ao uso da alvenaria, dando um ar de modernidade à fachada do sobrado. Com o passar dos anos, a construção de sobrados de madeira com alvenaria tem se tornado muito popular, principalmente por quem tem sobrados à venda. O sobrado de madeira e […]

Continuar lendo
Dicas para construir um sobrado de madeira com alvenaria

5 Passos Essenciais na Decoração de um Apartamento Pequeno

As melhores dicas para decorar o seu pequeno doce lar! Aprender a viver em um pequeno espaço pode definitivamente ser um desafio. Contudo, você terá uma grande vantagem se não tiver problema em abrir mão de itens desnecessários e souber escolher móveis multiusos e uma decoração leve e clara. Assim você conseguirá aproveitar ao máximo […]

Continuar lendo
5 Passos Essenciais na Decoração de um Apartamento Pequeno

Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

Ah, as escadas de madeira! Mesmo que você seja um aficionado pela decoração industrial, é inevitável admirar as casas “decoradas” com esse item. Sim, decoradas! Apesar de serem fundamentais para a funcionalidade, garantindo acesso ao pavimento superior, o seu preço e a dificuldade de manuseio acabaram limitando as escadas de madeira a pouquíssimos projetos, que, em […]

Continuar lendo
Um toque rústico: 6 motivos para ter uma escada de madeira em casa

4 dicas para utilizar porta-retrato na decoração de forma impecável

Embora as fotos estejam mais nas redes sociais do que nas prateleiras, muitas pessoas ainda mantêm o hábito de colecionar retratos. Manter as fotos visíveis como parte da decoração do seu apartamento deixa o ambiente aconchegante, suscita conversas e faz relembrar tempos memoráveis da vida de uma família. Mas se você acha que a única […]

Continuar lendo
4 dicas para utilizar porta-retrato na decoração de forma impecável

5 tendências de decoração para 2019 que você precisa conhecer

A passagem do tempo marca a transição da personalidade de cada época, refletindo em novas expressões aos ambientes domésticos. Para atualizar nossos leitores, elaboramos este conteúdo, em que destacamos as principais tendências de decoração para 2019. Interessado em conhecer a estética do ano ímpar? Então mergulhe nesta leitura! As 5 tendências de decoração para 2019 […]

Continuar lendo
5 tendências de decoração para 2019 que você precisa conhecer

Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

Uma nova tendência tem se estabelecido em meio aos anseios mundiais. Estamos falando das condutas ambientalmente responsáveis. Essa preocupação tem se intensificado com a divulgação de mais fatos incontestáveis em relação às alterações climáticas. Geleiras monumentais desaparecendo, falhas geológicas gerando fendas e demais eventos climáticos igualmente catastróficos. Apesar de soarem como a sinopse de um blockbuster […]

Continuar lendo
Arquitetura sustentável: como aplicar na residência?

O uso de cobre em itens decorativos volta com tudo!

Descubra 12 maneiras de decorar sua casa com o cobre A decoração de casas em condomínio com o uso do cobre tem sido uma tendência entre designers e blogueiros desde 2012 e continua a ser ainda nos dias de hoje.  Usar acentos de cobre em casa é uma ótima maneira de adicionar calor instantâneo, elegância […]

Continuar lendo
O uso de cobre em itens decorativos volta com tudo!

Móveis Para Home Office — Dicas Para Otimizar A Decoração

Veja a lista de móveis para home office que não podem faltar em seu ambiente de trabalho em casa!

Continuar lendo
Móveis Para Home Office — Dicas Para Otimizar A Decoração

Home office organizado aumenta produtividade

Home office organizado Em tempos de trânsito intenso e transporte público lotado, cresce o número de profissionais que preferem trabalhar em casa, seja como funcionário terceirizado de alguma empresa, ou compro freelancer. Para não atrapalhar a produtividade do dia-a-dia, e até mesmo dinamizá-la, a decoração do seu home-office precisa ser planejada com bastante cuidado. Pensando […]

Continuar lendo
Home office organizado aumenta produtividade

Mesa de escritório para home office

Quer dar um up na decoração do seu cantinho home office? Saiba que a mesa de escritório pode ser o item chave para isso. Confira dicas! Com o objetivo de otimizar o seu rendimento no trabalho, é preciso ter atenção quando o assunto é a decoração do espaço. Para isso, é preciso fazer um bom […]

Continuar lendo
Mesa de escritório para home office

Dicas para um espaço gourmet decorado!

Espaço gourmet decorado O espaço gourmet pode ser decorado e instalado em vários ambientes, como na churrasqueira, por exemplo. Tudo depende do seu espaço disponível e a partir disso, só adaptar o projeto do espaço gourmet ao espaço. Um charme muito especial que você pode dar, é integrá-lo na cozinha, varanda, quintal e até na […]

Continuar lendo
Dicas para um espaço gourmet decorado!

12 Formas De Tirar O Mau Olhado Da Sua Casa

Descubra 12 maneiras de se livrar desse tipo de energia ruim do seu lar! Se sua casa não estiver tão boa ou positiva quanto deveria, pode ser um acúmulo de mau olhado. Os médiuns costumam dizer que o mau-olhado, em nossas casas, pode gerar sentimentos instáveis, fazendo você sentir frio ou tensão, ou ter uma […]

Continuar lendo
12 Formas De Tirar O Mau Olhado Da Sua Casa
Mais notícias de Ambientes